Barbeiro, cabeleireiro, manicure… Quantas funções um único profissional pode exercer?

Salões de beleza possuem uma variedade de profissionais que atendem nos mais diversos serviços. Contudo, não é incomum, sobretudo em salões pequenos, que um mesmo funcionário realize várias funções. Não é um problema, na verdade, desde que se atenda dois princípios:

 

  • que o funcionário não fique sobrecarregado.
  • que a qualidade dos serviços não diminuam.

 

Logo, ter casos em que os profissionais podem não dar conta de tantas tarefas a fazer pode ser prejudicial para a imagem do salão. Então, qual o limite ideal de serviços que um único funcionário pode fazer no salão?

 

Considere as capacidades e horários que um profissional pode exercer suas funções

 

Não levem a mal: ter um profissional que possa fazer vários serviços pode ser de grande ajuda para o salão, sobretudo em caso de emergências e remanejo de clientes. Contudo, sem ter uma noção das reais capacidades dos profissionais, o que seria um enorme auxílio se torna uma situação ainda mais complicada.

 

Antes de atribuir várias funções a um único profissional no salão, considere os seguintes pontos.

 

Saiba com antecedência quais as qualificações dos profissionais

 

Saber o que seu funcionário pode fazer com excelência é uma das bases de qualquer negócio, e isso é indiscutível. Na entrevista, caso tenha essa necessidade de um profissional com múltiplas funções, pergunte se de fato eles podem assumir algumas dessas funções se for necessário.

O comprometimento dos colaboradores nesse caso é tão importante quanto suas qualificações. Dessa forma, não seria impossível ter um cabeleireiro que pudesse aprender o ofício de manicure, por exemplo, ou descobrir nenhuma possibilidade na barbearia.

Estabeleça horários bem definidos de trabalho e agenda

 

De nada adianta trabalhar em múltiplas funções se não há tempo hábil para atendê-las. Ao trazer novas funções para os profissionais, saiba quais horários eles podem atender aos clientes, sempre bem programados para que não haja conflitos de serviços e agendas.

 

Uma alternativa interessante para que torne os trabalhos possíveis é oferecer um pacote de serviços completos para um cliente. Com um único profissional, o cliente recebe o tratamento completo para unhas, pele, cabelos… Tudo o que este puder oferecer.

 

Além de aumentar a fidelidade dos clientes, o colaborador em si pode ganhar ainda mais respeito e procura de outros clientes. Ainda é possível completar essas possibilidades com um serviço único de assinaturas.

Estude a possibilidade de trazer novos funcionários

 

Embora consideremos todas as possibilidades, a realidade é que existe um limite para o que salão pode suportar em demandas para um único profissional. Quando o volume de procura é insustentável, considere trazer mais profissionais, tanto para a exclusividade de serviços, como tirar um pouco da responsabilidade de quem já faz muitas coisas.

 

O mais importante nas funções de um único profissional no salão de beleza é o quanto ele pode fazer sem prejudicar a qualidade. Por isso, busque por um equilíbrio de atividades e serviços que gere lucros sem exageros.

Não deixe de pensar e analisar também as implicações legais e trabalhistas que isto pode trazer ao seu negócio. Consulte sempre seu advogado ou contabilidade.

TAGS: barbeiro | cabeleireiro | manicure | profissionais | salões de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso ajudá-lo?