Cadastro de Funcionários: saiba como fazer!

Um cadastro de funcionários é fundamental não apenas para ter os melhores profissionais ativos com você, como garantir outras tantas opções para o futuro. Além disso, um registro organizado dos membros facilita o trabalho de diversos outros setores, como o RH, por exemplo. Para tanto, você precisa de um sistema que englobe essas funções administrativas, e que sejam devidamente trabalhadas.

Vamos mostrar como realizar um cadastro de funcionários eficiente, com todas as informações necessárias para manter tudo devidamente legal e conciso. Para um salão de beleza com profissionalismo, esses dados são fundamentais.

Vamos começar nosso passo a passo?

Como fazer um cadastro de funcionários eficiente?

Além de informações básicas e fundamentais, existe uma série de dados pertinentes que devem constar no cadastro de funcionários, e que posteriormente devem ser organizados e atualizados. Sabemos que, com o passar do tempo, esses dados podem ficar bagunçados e difíceis de encontrar.

Com isso em mente, vamos elaborar um cadastro de funcionários eficiente para qualquer tipo de salão de beleza. Lembrando que você pode começar todo o processo com uma planilha simples do excel.

Passo 1 – Defina o tipo de contrato

Para cada tipo de contrato, existem detalhes muito pertinentes que devem ser levados em conta para a aquisição de informações. Um contrato de prestação de serviços, por exemplo, exige maiores processos internos quanto a elaboração dos direitos e deveres da empresa e dos contratados, enquanto nas contratações de CLT os processos são um tanto diferentes.

Para salões de beleza, o cadastro de funcionários costuma ser para mais de um tipo de contrato, o que pede por um processo de organização adequado na sua planilha de cadastro. Se preferir, inclua segmentos para cada um.

Passo 2 – Reúna os dados obrigatórios

O segundo passo é fundamental. Existe uma série de informações obrigatórias que devem estar devidamente preenchidas, caso contrário o contrato simplesmente não pode ser concretizado. Como certos dados variam de acordo com o contrato relacionado, vamos incluir aqui alguns dos principais, que estão presentes em todos as modalidades de contratação.

Vejamos a lista a seguir.

Nome, CPF e RG;
Data de Nascimento, naturalidade e nacionalidade
Comprovante de Residência, Título de Reservista, Estado Civil;
Cargo e função.
CNPJ ou CTPS, dependendo do contrato.

Existem ainda outros dados importantes, como jornada de trabalho, férias, data de admissão, e outros, mas estes são responsabilidades do salão de beleza que não podem faltar no seu controle.

Passo 3 – Faça os procedimentos internos da empresa

A empresa deve oferecer todos os dados para realização dos procedimentos internos e finalizar o contrato.

Entre alguns dos processos internos que um salão de beleza precisa para contratar um profissional, pode-se incluir os seguintes, variando de acordo com o tamanho do salão.

Preenchimento no Livro de Registro de Empregado com todos os dados necessários, incluindo a carteira de trabalho.

Finalizar o Contrato de Trabalho com todas as condições, direitos e deveres do contratante e do contratado, para assinatura de ambas as partes.

Estabelecer o Acordo de Prorrogação e Compensação de Horas, com os detalhes acordados entre as partes.

Preencher todos os recursos benefícios que a empresa deve oferecer aos profissionais (plano de saúde, vale-transporte, cartão cidadão, entre outros).

Esses procedimentos internos são fundamentais para fechar o contrato de maneira correta, e futuramente registrar.

Passo 4 – Automatize os processos

Para salões de beleza com uma equipe expressiva, pode ser mais interessante automatizar esses processos. Além de diminuir muito a incidência de erros nas informações para o contrato, sistemas automatizados agilizam o processo, além de facilitar a procura de dados dos profissionais.

Por fim, se você deseja se planejar para o futuro, um sistema automatizado também permite criar um banco de talentos, com dados de profissionais que gostariam de trabalhar na sua empresa, mas que no momento não é possível. Assim, você também fica por dentro sobre como e quem poderia tornar seu trabalho ainda melhor.

Gostou do passo a passo? Então deixe nos comentários os pontos positivos, os pontos que poderia personalizar, e outras indicações. E para fazer uma gestão completa do seu salão de beleza, conte com a gente. Até a próxima!

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