Como manter minha equipe motivada no final do ano?

Como manter minha equipe motivada no final do ano

Os últimos meses do ano são sempre os mais difíceis, você também sente isso?

Para o mercado da beleza mais ainda, pois é o mês de maior movimento, de agenda cheia e muito movimento.

E nesses momentos, os desafios são muitos…

  • Manter a qualidade no atendimento
  • Conquistar novos clientes
  • Lotar a agenda
  • Administrar o estoque
  • E…..
  • Manter a equipe motivada!!!

Toda a correria, a ansiedade, o stress, e principalmente as emoções que essa época do ano desperta podem sim alterar a motivação e a produtividade de qualquer pessoa.

E você como gestor, precisa estar atento pois uma equipe desmotivada vai atender mal, produzir menos e com toda certeza – afetar seu faturamento e a lucratividade da empresa. E o que você menos precisa nesse momento é de uma equipe desmotivada.

Você sabe identificar pessoas desmotivadas?

Vamos lá….

Quando um profissional está desmotivado, ele pode ficar de cara feia, se ausentar com frequência do seu espaço de trabalho, chegar atrasado constantemente, faltar, ter problemas de comunicação, problemas no relacionamento com clientes colegas.

Você pode imaginar o que tudo isso pode causar em sua empresa?

Então, mãos à obra!

Você precisa agir com rapidez para identificar os sinais, agir e manter sua equipe motivada.

No método de Gestão de Pessoas que criei – “Lapidando Pedras Preciosas” eu ensino gestores a criarem e desenvolverem equipes MEP – Motivadas, Engajadas e Produtivas. E explico aos meus aluno e mentorados que uma equipe motivada é composta de pessoas motivadas e que a motivação é pessoal e intransferível.

Você pode e deve ser um líder motivado, mas a sua motivação não vai manter a motivação de sua equipe. Sua motivação, animação e atitudes positivas podem até animar a equipe em algum momento.

Você pode e deve usar de todos gatilhos emocionais possíveis para animar sua equipe e trazer para a sua empresa um ambiente alegre, descontraído, leve e aconchegante. Afinal de contas, é exatamente isso que seus clientes buscam encontrar em uma empresa no mercado da beleza.

Como já falei em algum outro texto por aqui, gatilhos emocionais são aqueles que trazem à tona emoções, sejam elas positivas ou negativas.

Como aquela música que te lembra de alguém especial, uma foto que te leva à alegria da infância, um cheiro gostoso de comida bem temperada que te lembra da vovó….

De acordo coma Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, os gatilhos emocionais são uma resposta mental a uma situação ou estímulo que remete a algo vivido no passado.

Então, você precisa estar atento à quais gatilhos emocionais estão presentes em sua empresa e quais reações eles provocam.

Por exemplo: qual a playlist que toca diariamente?

Essas músicas provocam que emoções e reações?

Eu sei muito bem que esse é um assunto delicado em muitas empresas no mercado da beleza. Sei que a equipe é formada de pessoas diferentes, com preferências musicais diferentes. Porém, muito mais que curtir ou gostar da música, você deve observar o que ela provoca nas pessoas ao seu redor, para saber se essa música deve ou não fazer parte da playlist de sua empresa.

E sim, quem define o que será ou não tocado em sua empresa, como música ambiente é você – gestor!

No meu curso: “Como escrever seu Manual de Rotinas e Procedimentos” eu ensino que a playlist é definida pelo gestor e deve inclusive ser seguida com ou sema presença do gestor a empresa. Isso deve estar escrito no Manual, como uma orientação a ser seguida.

Outro gatilho emocional importante é a cor do ambiente. Você sabia que as cores também tem influência nas emoções?

Isso mesmo, a Psicologia das Cores estuda as reações e comportamentos provocados pelas cores. O amarelo é o vermelho, por exemplo estimulam a fome.

Em sua empresa quais são as cores predominantes na decoração? O que você quer provocar com elas? Em tudo você deve ter a intenção de oferecer aos seus profissionais e clientes um ambiente leve e aconchegante.

Já imaginou uma cliente passar 6 horas em sua empresa para fazer qualquer tratamento químico e ficar olhando para uma parede vermelha? Ela vai ficar com fome e ninguém com fome fica bem-humorado não é mesmo?

Percebeu como cada gatilho emocional pode provocar emoções positivas e negativas? Então você precisa ter atenção total ao que está estimulando dentro de sua empresa.

Porém, como disse anteriormente, esses gatilhos emocionais são importantes sim pois interferem na animação e até na motivação momentânea. Mas, se você realmente quer uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva, você precisa ir além, precisa buscar a motivação real de cada profissional.

A verdadeira motivação vem de dentro de cada um e é nutrida por motivos únicos, e pessoais. Motivação é o motivo para ação.

É aquilo que faz cada um de nós acordar todos os dias e levantar da cama!

E então eu te pergunto: você sabe o que mantém a sua equipe motivada? Você conhece a motivação de cada um de seus profissionais? Sabe realmente o que motiva cada um?

A sua motivação como gestor, como proprietário de uma empresa no mercado da beleza pode ser talvez manter as contas pagas e fazer seu negócio crescer.

A motivação de seu profissional pode ser fazer uma especialização em cortes na França – por exemplo!

Percebe como são motivações diferentes?

Então você precisa conhecer cada um de seus profissionais, descobrir quais são os seus sonhos, objetivos e motivações e mostrar a eles que é possível!

Isso mesmo, você como líder e gestor tem a responsabilidade de conhecer de perto cada integrante de sua equipe. Como ensino em meu método, você precisa fazer reuniões individuais para se aproximar.

A partir do momento que você conhecer a motivação de cada um e entender onde eles querem chegar, poderá criar um plano de crescimento com cada um. Aí sim, você estará motivando pessoalmente.

E é essa motivação que se manterá ao longo do tempo!

Nesse momento, comece se aproximando de cada um. Use todos os gatilhos emocionais para deixar o ambiente mais leve, mas comece a construir uma relação mais próxima que – com toda certeza – você logo verá os resultados.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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