Curso de salão de beleza, ou aprender na prática?

Você já pensou em fazer um curso de salão de beleza? Hoje em dia, existem cursos cada vez mais específicos na internet, de todos os tipos e tamanhos, e com o segmento de beleza não seria diferente. E por isso mesmo, a sensação de “falta de rumo” é bem grande para quem quer começar na área, ou quem busca por novidades.

Pelo mesmo motivo, novos profissionais tentam aprender por conta própria, na tentativa e erro, seguindo exemplos que de certa forma deram certo no mercado e hoje são referência. Antes de entrarmos um pouco mais a fundo no assunto, adiantamos: o ideal é fazer os dois.

Mesmo que você siga a regra de “na prática, a teoria é outra”, até para chegar nesse ponto, existe uma base fundamental para dar início a uma carreira de sucesso.

Qual o melhor curso de salão de beleza?

Essa é uma pergunta bastante subjetiva. Tal como qualquer curso, você precisa avaliar o custo benefício baseado nos seguintes aspectos:

  • Valor que você pode pagar
  • O tempo de duração em horas
  • Quais são os materiais oferecidos pelo curso e o que você precisa ter previamente
  • A profundidade dos assuntos abordados
  • Quem está ensinando, e quais são suas referências.
  • Peso em referências para uso no mercado

Pela variedade e quantidade de cursos encontrados dentro e fora da internet, esses fatores devem ser levados em conta para que o investimento valha a pena agora e no futuro.

Por outro lado, cursos pequenos, porém específicos, oferecem um diferencial que aceleram seus conhecimentos se você já tem alguma experiência no salão de beleza. E aí entra outra questão nessa história.

Aprender na prática é bom, mas sabendo o que está fazendo é melhor

Tem novos entusiastas e interessados na área do salão de beleza, contando com a possibilidade de aprender tudo que precisa no salão de beleza na prática, com quem já está lá dentro e pode ensinar. A ideia é ótima por um lado, por outro… você está se arriscando um pouco.

Primeiro, está a própria possibilidade de trabalhar em um salão de beleza sem nenhuma experiência ou referência. Além das chances serem pequenas, está um fato simples de que você mexe com produtos que podem colocar a vida do cliente em risco se forem mal manipulados. Por isso, a menos que o próprio salão ofereça treinamentos prévios para profissionais sem experiência, dificilmente ele será contratado.

A outra questão é a qualidade dos trabalhos. Quando se aprende na prática, muitas vezes se dá por tentativa e erro. E este último, em um salão de beleza, pode ser a ruína do negócio, especialmente hoje em dia quando a presença online pode acabar com a reputação de um negócio. Isso sem mencionar os próprios riscos à saúde.

Por isso, a dica final é: invista em um curso de salão de beleza dentro de suas condições financeiras, que ofereça exatamente aquilo que você precisa para se sair bem na empreitada. Ao praticar tudo aquilo que aprendeu, invista novamente em você, e assim por diante.

O melhor profissional de salão de beleza é aquele que equilibra teoria e prática de uma forma saudável. E como resultado, todos saem ganhando. Até a próxima!

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.