Gestão de Pessoas também precisa de planejamento!

Gestão de Pessoas também precisa de planejamento

É chegada a hora da virada do ano!

 

Em poucos dias, deixaremos para trás o ano de 2022 e iniciaremos um novo ano, um caderno em branco para reescrevermos nossa história.

 

Sinceramente eu não sei o que tem de tão especial no dia 31 de dezembro, mas é um momento mágico, único! Pois parece que todos os problemas serão resolvidos à meia noite e a partir daquele instante, todos os nossos sonhos serão realizados.

 

Não é assim que você se sente?

 

Essa é a impressão que tenho ao ver tantas e tantas pessoas fazerem simpatias, listinhas de desejos e tantos outros recursos para serem felizes a partir daquele instante.

 

Bom, não vou aqui ser contra nenhum ritual que você tenha, nenhuma simpatia ou crença. Porém, preciso ser a portadora de uma triste notícia: a sua “listinha de desejos”, da maneira como você vem fazendo não é eficaz!

 

Mas……

 

Eu tenho também uma boa notícia: existe um jeito certo de fazer realmente sua vida se transformar a partir de um momento.

 

E esse momento é agora!

 

Aproveite toda essa atmosfera positiva de esperança e tome uma atitude em busca dos seus sonhos – faça seu planejamento.

 

Já falamos aqui nessa coluna que o sonho de qualquer gestor é ter uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva. E para isso, você também precisa de planejamento sim.

 

Mas como planejar então a realização de um sonho?

 

Vamos começar entendendo o que é sonho, objetivo e meta.

 

Sonho é algo que você deseja, quer, tem vontade de conquistar. Quando você começa a agir, começa a planejar, esse sonho se transforma em um objetivo.

 

Objetivo é a mola propulsora que te faz agir!

 

Mas para alcançar o objetivo, você precisa de metas. Elas são os passos que você dará todos os dias para conquistar seu objetivo e realizar enfim, o seu sonho.

 

Vamos imaginar um exemplo, para ficar mais fácil? Digamos que você tem um sonho de ter uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva. Uma equipe que chega no horário, atende bem os clientes, busca novos clientes, alcança e até ultrapassa as metas, trabalha feliz e alcança um bom faturamento. Você sonha em chegar no seu salão e sentir um ambiente leve.

 

Isso por enquanto é apenas um sonho!

Vamos transformar em um objetivo?

 

O objetivo agora é criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

 

E para isso você precisa estabelecer algumas metas. O que você precisa fazer para criar e desenvolver essa equipe MEP?

 

Vamos supor aqui que você já tenha a equipe, não precisa contratar ninguém. Afinal, sobre contratação já falamos em outros momentos e vamos voltar a falar no próximo ano…….

 


Você já tem uma equipe formada! Então eu vou te dar um sugestão de algo que você precisa para criar e desenvolver essa equipe MEP – desenvolver um relacionamento mais próximo com cada profissional.

 

Então, seu objetivo é desenvolver uma equipe MEP. Para isso, sua meta é desenvolver um relacionamento mais próximo com cada profissional. Pronto? É simples assim?

 

É claro que não!

 

Essa meta assim, solta, sem um método nunca será alcançada. Você precisa de uma ferramenta para desenhar melhor essa meta.

 

O grande problema ao escrever seus sonhos, seus objetivos e metas sem uma ferramenta, é que acabamos não alcançando o que queremos e nos frustramos. Se você sonha, você é capaz de realizar, basta fazer do jeito certo!

 

Então vamos lá, vou te mostrar aqui a ferramenta SMART, para que você escreva essa meta com critérios.

 

SMART é uma ferramenta muito utilizada na gestão empresarial e se adapta a qualquer meta que você queira descrever.

 

Cada uma das letras é um critério, tem um significado.

 

S – Specific – Específico – ou seja, sua meta precisa ser específica. Quando falamos que seu objetivo é desenvolver uma equipe MEP e para isso você tem a meta de desenvolver um relacionamento mais próximo com cada profissional, você não está sendo específico. Como você vai fazer isso? Percebe que ao dar essa informação para o seu cérebro, ele fica confuso? Então a meta deve ser escrita de forma mais específica – por exemplo: fazer reuniões individuais.

 

M – Mensurable – Mensurável – você precisa medir essa meta, precisa mensurar. Nosso cérebro precisa de certos limites para agir. Fazer reuniões individuais fica vago. Agora se você descrever essa meta como fazer reuniões individuais duas vezes ao mês, você mensurou, você deu limites para sua meta.

 

A – Achievable – Atingível – sua meta precisa ser humanamente possível. Não adianta dizer que você vai fazer reuniões individuais diárias pois isso é impossível.

 

R – Realistic – Relevante – ela precisa ter importância para alcançar o objetivo. Não adianta traçar uma meta de fazer campanha de marketing para ter uma equipe MEP. A campanha de marketing não tem relevância para o desenvolvimento da equipe MEP.

 

T – Timely – Temporal – você precisa determinar um tempo para essa meta. Por exemplo: fazer reuniões individuais duas vezes ao mês no primeiro semestre do ano. Após esse prazo, você fará uma avaliação do resultado e irá traçar uma nova meta.

 

Pronto, você definiu uma meta para alcançar o objetivo.

 

Problema resolvido? Tudo vai acontecer em um passe de mágica? É claro que não! Agora você precisa executar, e para isso é imprescindível que você faça a gestão do seu tempo.

 

Você precisa colocar essa meta na sua agenda e cumprir. Qual será o dia que você fará essas reuniões individuais? Qual o roteiro de cada reunião?

 

Se você não for o dono do seu tempo, alguém será! Se você não fizer a gestão do seu tempo, milhões de imprevistos e problemas irão surgir e você sempre irá deixar tudo para depois.

 

Determine agora mesmo quais são as suas prioridades e planeje seu tempo. Esse é o momento ideal.

 

Aproveite os próximos dias para “colocar a vida em ordem”

 

Avalie como foi seu ano de 2022, onde errou, onde acertou, quais foram os sonhos realizados e quais foram os sonhos frustrados.

 

E se precisar de ajuda, conte comigo! Em meus programas de mentoria, ajudo – há mais de 10 anos – várias pessoas a fazerem a gestão do seu tempo, cumprirem suas metas, alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos!

 

Você também pode e deve!

 

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.