Pedras brutas ou pedras preciosas?

Pedras brutas ou pedras preciosas?

Você sabe a diferença entre uma pedra bruta e uma pedra preciosa?

 

Podemos listar algumas diferenças:

A pedra preciosa geralmente é mais bonita aos olhos do que a pedra bruta;

A pedra preciosa brilha mais que a pedra bruta;

A pedra preciosa vale muito mais dinheiro que a pedra bruta.

 

E agora eu te pergunto: o que você prefere ter em suas mãos, uma pedra bruta ou uma pedra preciosa?

 

É claro que todos queremos uma pedra preciosa, por seu brilho, sua beleza e seu valor!

 

Mas você sabe o que separa uma pedra bruta de uma pedra preciosa?

 

Um processo, isso mesmo é um processo que transforma uma pedra bruta em uma pedra preciosa, um processo de lapidação.

 

Assim também é um profissional. Para chegar ao brilho de uma pedra preciosa, ele precisa passar por um processo de lapidação.

 

E esse é o conceito do método de Gestão de Pessoas para o Mercado da Beleza que eu criei.

 

Após vinte e cinco anos de experiência em Gestão Profissional, dos quais os últimos dez anos dedicados ao Mercado da Beleza, eu pude observar as necessidades, desafios e dificuldades que os Gestores desse mercado enfrentam em seu dia a dia.

 

Já estive à frente de diversas equipes no Mercado da Beleza. Seja treinando ou liderando e sei do desafio que é criar e desenvolver uma equipe MEP = Motivada, Engajada e Produtiva.

 

Com toda essa experiência profissional e com toda a teoria que estudei nas graduações, pós-graduações e mestrado, criei o método “Lapidando Pedras Preciosas”, onde ensino a recrutar, contratar e desenvolver os melhores profissionais.

 

Ou seja, buscar no mercado as pedras brutas e transformá-las em pedras preciosas.

 

Mas não vou aqui apenas te falar do método que criei ou dos cursos onde você pode aprender a fazer tudo isso.

 

O intuito desse texto é te dar dicas práticas para que você mesmo, Gestor do Mercado da Beleza, antes mesmo de fazer o meu curso, possa começar a criar e desenvolver a sua equipe MEP.

 

Como disse anteriormente, para criar transformar uma pedra bruta em pedra preciosa, precisa passar por um processo de lapidação.

 

E esse processo é conduzido por você gestor!

 

O primeiro passo é a contratação e para isso você precisa de um método de recrutamento e seleção muito bem definido.

 

Você sabe realmente recrutar e selecionar profissionais?

 

Não é tão simples como parece…..

 

Vejo diariamente gestores contratarem errado. Na pressa, contratam o primeiro profissional que aparece, sem nenhum critério, sem nenhum método e rapidamente se arrependem da contratação.

 

Quer realmente começar do jeito certo?

 

Comece criando a melhor vitrine para expor suas pedras preciosas! Isso mesmo, a sua empresa é uma vitrine que irá expor o melhor talento de seus profissionais.

COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

E para atrair os melhores profissionais, você precisa da melhor vitrine. Uma estrutura que dê ao profissional a segurança e as ferramentas que ele precisa para se desenvolver e brilhar!

Você tem um planejamento estratégico em sua empresa? Tem definida a missão, visão e valores?

Como anda seu planejamento de marketing? E qual é o plano de crescimento que você irá apresentar para os seus profissionais?

Quando falamos em contratação pela Lei do Salão Parceiro, não existe o vínculo trabalhista, os profissionais não são seus funcionários, logo não existe plano de carreira.

Porém, isso não significa que não deva existir um planejamento de crescimento desse profissional. Se você realmente quer uma empresa que cresça e te traga resultados, você precisa de profissionais que cresçam ao seu lado.

Então, você precisa sim elaborar um Plano de Crescimento para os seus profissionais, apresentando a eles quais são as oportunidades e níveis de crescimento que podem vislumbrar dentro de sua empresa.

Na relação de parceria, você tem um relacionamento com um profissional maduro e independente que deve ter autonomia sobre a sua carreira.

Bom, eu já sei que muitos irão falar aqui que os profissionais ainda não são maduros o suficiente para isso. Então, é hora de você gestor, desenvolver essa maturidade.

Pense comigo, é mais fácil você dar condições de crescimento e ajudar um profissional a amadurecer e crescer junto contigo ou contratar um profissional já maduro, com todas as manias e vícios e tentar mudar?

Pode até levar mais tempo, mas é muito mais fácil você desenvolver um profissional do jeito que você quer, adaptando ele aos moldes de sua empresa do que tentar mudar alguém….

Lembre-se que ninguém tem o poder de mudar o outro!

Quando você apresenta à um profissional, um Plano de Crescimento, dá a ele a visão do quanto pode crescer e apresenta o caminho, as oportunidades que ele terá dentro de sua empresa. Isso já irá promover nele uma sensação de pertencimento e isso leva ao engajamento!

Um profissional que se sente “parte” de algo maior, que visualiza o quanto pode e irá crescer ao seu lado, veste a camisa de forma muito mais fácil.

Outro ponto essencial que os bons profissionais estão buscando hoje é um Plano de Marketing. Me diz a verdade, você já viu alguma empresa que não tenha um Plano de Marketing?

Eu ainda não vi nenhuma! É claro que estamos falando de empresas sérias, que estão realmente trabalhando para o crescimento e desenvolvimento. Qualquer empresa fundo de quintal funciona sem um Plano de Marketing, mas se terão sucesso já é um outro assunto…..

Eu também já sei da briga que existe entre gestor e profissional. Um joga para o outro a responsabilidade de fazer o Marketing, de tirar fotos, de postar nas Redes Sociais….

Porém Marketing é muito mais do que isso. E, se a sua empresa não tem um Plano de Marketing, não adianta contratar o melhor profissional do mercado, que ela não vai alcançar o sucesso. Afinal de contas, como ela irá se comunicar com o público?

Então, mãos à obra!

É claro que o profissional também tem que fazer a parte dele, mas isso já é assunto para um outro momento….

Quer aprender mais sobre esse método? Vai agora mesmo lá no meu Instagram, clica na bio e conheça o curso: “Como contratar bons profissionais”.

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.