Qual melhor tipo de reunião com equipe?

Se você é gestor, proprietário de uma empresa do mercado da beleza, tenho certeza que tem pela frente um grande desafio: Gestão de Pessoas.

Salão de Beleza, Barbearia, Clínica Estética, Studio, Esmalteria – são empresas e toda empresa precisa de gestão!!!

Há 15 anos eu ministro aulas na graduação e pós graduação de diversos cursos na área de Gestão Empresarial. Um dos meus campos de estudo e atuação preferido sempre foi a Gestão de Pessoas. Eu eu te afirmo – muito do que eu ensino nos cursos de graduação e pós-graduação não se aplicam ao mercado da beleza.

Estamos rodeadas de profissionais com perfil e comportamento completamente diferente do mundo corporativo. Porém, isso não quer dizer que não precisamos fazer gestão!

Muito pelo contrário, nosso empenho como Empresárias da Beleza é ainda maior.

Precisamos desenvolver Inteligência Emocional para lidar com os desafios diários que é criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

E todo gestor que está envolvido com o desenvolvimento de uma equipe sabe que o momento de reunião é um momento delicado.

Quero nesse texto te ajudar para tornar esse momento mais leve e produtivo.

Conheço vários gestores que chegam a passar mal quando falamos de reunião de equipe e que todos – ou a grande maioria – já passaram por algum problema, algum desconforto em reuniões assim.

Eu mesma já passei por algumas “saias justas” com equipes e hoje posso compartilhar com você o que devemos e o que não devemos fazer.

Quando falamos em Gestão Empresarial, as reuniões de equipe são essenciais para alinhar diretrizes, comportamentos, planejar os objetivos e traçar as metas e celebrar as conquistas.

Mas….. no mercado da beleza – na grande maioria das vezes – uma reunião de equipe acaba virando um momento de “lavar roupa suja”.

A primeira dificuldade é para agendar essa reunião. Ninguém tem agenda, não querem vir em dias diferentes, não querem fechar agenda…..

Vamos primeiro entender o porquê:

Precisamos entender que no mercado da beleza não temos funcionários, temos parceiros! Assim, todo nosso relacionamento precisa ser diferente.

É claro que temos a opção de contratar pelas regras da CLT, registrando na carteira de trabalho nosso contrato com os profissionais. Mas já sabemos que não é a forma mais vantajosa nem para a empresa, nem para o profissional.

Então, a grande maioria das empresas, contrata pelo que rege a Lei do Salão Parceiro. Assim, não são funcionários – são parceiros.

E como parceiros, não tem subordinação – não tem que te obedecer!

Logo, se os profissionais não entendem o propósito da reunião, não vão mesmo querer participar.

Para que sua reunião seja produtiva, você precisa então de planejamento, precisa ter um objetivo para sua reunião, uma pauta e ela precisa ter começo, meio e fim!

Ao convidar seus parceiros para uma reunião, você precisa dizer o motivo da reunião, eles precisam entender qual o propósito, o porquê ela é importante.

Para que uma reunião em equipe seja eficaz, outro fator importante é a preparação, a maturidade dos profissionais.

Se você nunca fez uma reunião em equipe – não faça ainda.

COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Eu sempre indico para meus mentorados que primeiro façam reuniões individuais.

A reunião em grupo deve ser apenas para celebração! Sabe aquele mês que o faturamento subiu, que vocês conseguiram aumentar o número de clientes, então… esse é o momento de festejar, de celebrar e aí é momento de todos estarem juntos.

Mas, para feedback, para planejamento ou para alinhamento é mais aconselhável que a reunião seja individual.

Quando você faz reunião individual com cada profissional de sua equipe, você tem a oportunidade de se aproximar do profissional, estreitar os laços desse relacionamento, conquistar a confiança dele, conhecer mais de perto e ter resultados muito melhores.

Mesmo nas reuniões individuais, é necessário o planejamento, a preparação.

Eu sempre digo que qualquer profissional que busque realmente seu sucesso precisa de ajuda. Sozinho podemos andar mais rápido, mas acompanhados da pessoa certa, vamos muito mais longe!

Todo empresário precisa de mentores ao seu lado, para aprender e guiar pelo caminho correto.

Eu tenho alguns mentores que me ajudam e com os quais aprendo diariamente.

Vou contar aqui uma estratégia de reuniões com equipe que aprendi com um mentor.

Na verdade, é o maior mentor em gestão de pessoas que conheço. Ele viveu há muitos anos atrás, mas seu exemplo e seus ensinamentos são tão vivos até hoje.

A história conta que milhões de pessoas estavam sempre seguindo ele. A equipe principal que ele comandava era composta de doze pessoas e com esses ele sempre se reunia.

Vários são os ensinamentos sobre Gestão de Pessoas que podemos aprender com ele. Hoje quero te falar sobre a postura dele nas reuniões de equipe.

Todas as reuniões eram feitas em torno de uma mesa. Relatos falam que sempre havia pão e vinho.

E você sabe porquê?

A mesa traz união, aconchego, alegria. Em torno de uma mesa as pessoas ficam mais leves e abertas para a comunicação.

Tenho usado essa técnica com minha equipe e com muitos resultados. A cada quinze dias mais ou menos, eu levo um profissional por vez para um café próximo aqui do Studio. Lá nós conversamos, rimos, brincamos e principalmente – nos reunimos para planejamento e feedback.

Nesses momentos eu consigo me conectar com meus profissionais, entendo as necessidades, expectativas e dificuldades que eles enfrentam todos os dias e como posso ajudá-los a crescer cada vez mais.

Preciso sempre desse olhar, uma vez que são eles que trazem o faturamento para minha empresa.

Então você também – Empresária da Beleza – comece hoje mesmo a realizar reuniões periódicas com sua equipe. Leve cada profissional por vez para um café, um almoço, um lanche à tarde.

Eu gosto de tirar o profissional do ambiente do salão. Mas se não for possível, tudo bem, leve ele para uma sala sozinho contigo com um café, um pedaço de bolo e tenham também esse momento de alinhamento.

Com toda certeza você verá em pouco tempo que o respeito desses profissionais por você vai aumentar muito e você irá colher os resultados.

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.