Um líder reverbera tudo em sua equipe!

Um líder reverbera tudo em sua equipe

Você sabe mesmo o poder que tem sobre a sua equipe?

E não estou falando de poder como uma autoridade imposta, mas o poder de persuasão, de influência e de construção.

Vou te explicar melhor…

Um líder reverbera tudo em sua equipe, logo, um líder tem o poder de passar para a sua equipe tudo o que está sentindo, vivendo e agindo.

Reverberar, segundo o dicionário é refletir, repercutir. Assim, você precisa entender que como líder, tudo o que você faz reverbera em sua equipe.

Tudo o que acontece com você reflete em sua equipe – tudo de bom ou ruim. E por que estou trazendo isso agora?

Porque suas emoções e suas atitudes vão refletir em cada profissional de sua equipe.

Você já percebeu que, em um ambiente onde o líder é mal-humorado, assim que ele chega, todos ficam mal-humorados também?

E quando um líder é ativo, motivado, com alto astral, sua energia contamina a todos ao seu redor?

É exatamente sobre isso que estou falando. De nada adianta você cobrar de sua equipe motivação, se você mesmo não está motivado. De nada adianta você cobrar de sua equipe determinada ação se você não faz primeiro.

Você quer que seus profissionais sejam comprometidos?

Mostre primeiro o seu comprometimento!

Você quer que seus profissionais vistam a camisa?

Vista você a camisa primeiro!

Você quer que seus profissionais sejam motivados?

Se motive primeiro!

Você quer que seus profissionais atendam bem, estejam presentes nas redes sociais e busquem novos clientes?

Dê o exemplo!

Um dos meus mentores – Gerônimo Theml, tem a seguinte frase: “As palavras podem até inspirar, mas o exemplo arrasta”.

E o que ele quer dizer com isso? Que se você quer ver em alguém algum comportamento – VOCÊ deve demonstrar esse comportamento primeiro.

Seu filho só vai pegar um livro para ler, se ver você lendo primeiro! Já tentou ensinar um adolescente a comer salada se ele só vê você comendo fritura e lanche?

É claro que não!

E assim também é com sua equipe. Você é o exemplo. Você deve ser o espelho deles.

E nesse sentido, você deve primeiro tomar muito cuidado com as suas emoções. Para exigir deles a maturidade emocional e o desenvolvimento da Inteligência Emocional, você deve dar o primeiro passo.

Você precisa ficar atento às suas emoções e suas reações. Como estão suas emoções nesse momento? Como já disse na última coluna, é um tempo difícil, com todas as emoções que o final de ano traz….

Então é momento de você olhar para dentro e se observar! Esse exercício é o início do autoconhecimento, que vem com o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Você quer mesmo uma equipe MEP (Motivada, Engajada e Produtiva)?

Então pare por alguns minutos todos os dias e observe as suas emoções, suas reações e principalmente, o quanto elas refletem em sua equipe.

Para cuidar do outro, você precisa se cuidar primeiro e é essa a mensagem principal que eu quero te deixar nesse texto.

Quando viajamos de avião, sempre ouvimos os comissários de bordo darem a instrução de que precisamos primeiro colocar a máscara em nós mesmos para só depois colocar a máscara em outra pessoa.

Você sabe por quê?

Porque você precisa estar vivo para cuidar do outro!

Assim, como líder você precisa ser a sua prioridade. Eu sei que nem sempre isso é fácil. Mas é necessário e possível.

Para isso, você precisa cuidar da sua saúde mental, desenvolver sua Inteligência Emocional.

Há algum tempo eu já venho aqui mostrando algumas ferramentas e falando de alguns passos importantes para que você desenvolva sua Inteligência Emocional e de sua equipe.

Hoje quero falar de um ponto importante que é a autorresponsabilidade.

Como diz o título dessa coluna, “Um líder reverbera tudo em sua equipe” e isso também se aplica à suas ações e não apenas em suas emoções.

Se você é um líder que realmente traz para si a responsabilidade, terá a mesma atitude de sua equipe.

Ter autorresponsabilidade é parar de culpar o outro por tudo o que acontece com você.

Eu sei que é natural para o ser humano e até para um gestor, buscar culpados por tudo o que acontece. Quando você está à frente de uma empresa, à frente de uma equipe e algo de errado acontece, você precisa identificar os culpados, quem errou até para acertar em uma próxima vez.

Mas, vejo que em muitas situações, a equipe erra por falta de orientação, por falta de apoio, por falta de liderança, por falta de clareza nas ordens – por falhas na gestão!

Esse é o momento em que um líder precisa ter autorresponsabilidade. Ele precisa ter o desenvolvimento de sua Inteligência Emocional que o levará à maturidade de assumir a sua parcela de culpa naquela situação.

Um líder precisa dar o exemplo também no momento de assumir sua falha, seu erro, sua ausência. Assumir para si a responsabilidade.

Se a sua equipe não veste a camisa – é porque você não apresenta a camisa.

Se a sua equipe não vai atrás de clientes, muitas vezes é porque não vê essa mesma atitude em você mesmo!

Eu sei que você deve estar pensando que estou sendo muito dura com os gestores, que não conheço sua equipe, que você só tem profissionais que não se comprometem e que eles não querem fazer nada, que no mercado da beleza, as pessoas estão acomodadas e não tem atitude profissional!

Então eu também digo que a responsabilidade é sua!

O seu sonho é ter uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva?

Então é responsabilidade sua construir e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.

Se você realmente quer mudar, precisa ter a consciência do seu papel, da sua responsabilidade e da importância de suas atitudes.

E para construir essa equipe dos seus sonhos, você pode contar comigo! Tenho palestras, cursos e mentorias específicas que vão te ajudar a desenvolver a Inteligência Emocional em você gestor e em sua equipe.

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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