Você já pensou em fazer amizade com o cliente? Caso não, saiba que esse aspecto pode ser muito bem integrado no seu salão de beleza. Na verdade, é bem comum que suas principais clientes sejam amigas de um bom tempo. Para quem frequenta locais do tipo, sabe que é um bom momento para colocar algumas conversas em dia.
Porém, partindo de um ponto de vista profissional, existem vantagens e desvantagens ao estabelecer uma amizade com cliente. Trata-se de uma situação que deve ser muito bem gerenciada pelos gestores. Para que dê certo, o discernimento é fundamental.
Para deixar essas questões mais claras, vamos listar quais são as vantagens e desvantagens de fazer amizade com cliente.
Vantagens de fazer amizade com cliente
Qualquer tipo de relação com o cliente é fundamental para um bom negócio, e no salão de beleza é quase um chavão. Mas para sermos mais específicos, sobretudo em termos de ganhos para o estabelecimento, podemos colocar os seguintes aspectos.
Aumento na confiança e satisfação
Clientes que se sintam bem acolhidos no seu salão de beleza saem mais satisfeitos, mais felizes, e certamente vão indicá-los para outras pessoas. Obviamente, você enquanto gestor não deve fazer amizades com esse intuito, pois ter um retorno maior em questão de quantidade de clientes é uma consequência natural.
Maior público
Positividade atrai positividade. Quando você tem amigos no salão de beleza, ele pode atrair outros, e isso pode levar não apenas ao aumento do ticket médio, como um giro regular de público. Quando é possível relacionar-se com um estabelecimento, tudo fica mais fácil.
Feedback mais preciso
Os melhores amigos são aqueles que dão os retornos mais sinceros a respeito do nosso trabalho. Ao fazer amizade com o cliente no salão de beleza, isso não é diferente: muitos deles, os melhores na verdade, oferecem opiniões diretas a respeito do feedback do trabalho. Com isso em mente, você pode melhorar ainda mais o salão de beleza.
Desvantagens importantes
O salão de beleza tem muito a ganhar ao fazer amizade com cliente, mas tem alguns riscos também. Não chegam a ser perigosos para a qualidade do negócio, mas o gestor precisa se atentar bem com tais pontos. Afinal, amigos, amigos, negócios à parte.
Busca por maiores facilidades
Tem amigos no salão de beleza que vão querer algum tipo de facilidade nos serviços. Uma vez, em ocasiões específicas, não é bem problemático, mas tornar isso constante e para todos os amigos vai causar uma péssima imagem para o salão de beleza. Afinal, “basta ser amigo do dono para conseguir aquele desconto”. Saiba diferenciar os tipos de abordagem, para garantir a saúde do negócio.
Diminuem o giro da loja
Por giro, falamos sobre a rotação de clientes ao longo do dia. Um giro faz com que mais pessoas visitem o salão, e mais receita gere para o mesmo. Mas quando os amigos passam muito tempo no salão, essa mesma possibilidade pode não vir. Por isso, saiba ser educado para mostrar o quanto podem ficar.
Sabemos que essas desvantagens são mais ocasionais. Por isso mesmo que, ao fazer amizade com cliente, estabeleça alguns pontos importantes, para que o negócio não fique comprometido. Sua clientela pode ser facilmente identificada, e tal como qualquer relação, deixe tudo bem estabelecido. Até a próxima!