Você tem opção de não expandir seu salão de beleza? Entenda os riscos.

  • 1 de maio de 2019
  • Blog

Não tem nada que deixe um dono ou dona de salão mais feliz do que estar com a agenda cheia. É um bom sinal de que as coisas estão caminhando muito bem, e de que o negócio segue firme. Contudo, o tempo pode mostrar que essas conquistas se transformam em problemas quando não há capacidade para atender tanta gente. Logo a possibilidade de expandir seu salão de beleza se torna mais clara.

Mas será que é necessário mesmo? Sem dúvidas, expansão significa maiores oportunidades de lucro, um ambiente de trabalho mais confortável, entre tantas outras vantagens. Em compensação, os custos são igualmente maiores, os desafios também, e mesmo o processo de expansão não está livre de riscos.

Vale a pena ou não expandir seu salão de beleza?

Se você tem dúvidas se vale a pena ou não expandir seu salão de beleza, temos alguns pontos que pedimos para avaliar antes de tomar essa decisão.

Avalie a preferência dos clientes

Um dos motivos do salão estar tão bem ocupado assim é justamente a presença massiva dos clientes. Pode soar muito óbvio, nós sabemos. Mas tanto quanto a equipe de funcionários, os donos ou mesmo a própria estrutura, um local pode se tornar memorável muito por conta dos clientes.

Expandindo o salão, ainda que ofereça mais conforto para aos clientes antigos, é certo que parte dessa identidade seja perdida. Isso faz parte da vida quando entendemos que mudanças acontecem. Porém, se isso significar perder parte do que torna o seu trabalho especial, pense nesse caso com mais atenção.

Quais serão as mudanças nos custos dos serviços?

Outro fator que pode interferir bastante na escolha da expansão do seu local de trabalho ou não são os custos após o término das obras. Ou, sendo mais profundo ainda, analisar essa questão antes mesmo de começar as obras, mas disso falaremos adiante.

O fato é que, para custear o novo local, e possivelmente ter novas opções de serviços, é importante analisar o custo do que já oferece hoje. Detalhes como a adição de ar condicionado, opções para relaxar enquanto espera sua vez, entre tantas outras, devem ser levadas em conta para que o aumento do salão não acarrete em prejuízos a médio prazo.

Analise tudo com cuidado, e caso aumente o custo dos serviços, não tem problema explicar o porquê para os clientes mais antigos. A transparência é uma ótima maneira de gerar empatia e fidelidade ao seu negócio.

Você tem capital suficiente para a expansão do local?

Essa é uma das questões mais pertinentes ao pensar na expansão do seu local de trabalho. Qualquer obra, da mais simples a mais complexa e demorada, exigem custos. Isso vai da mão de obra qualificada, novos aparelhos, decoração, até aqueles imprevistos pouco aceitáveis.

Ao pensar na expansão do salão, é importante analisar quanto tempo ela vai levar, quanto custaria, e em quanto tempo o investimento será recuperado. Assim como a montagem do próprio negócio em si, o planejamento é fundamental para o sucesso. Afinal de contas, mesmo para chegar na possibilidade de expansão, houve um plano de metas anteriores, correto?

Por isso, considere cada ponto com cuidado. Longe de parecer pessimista, mas levar qualquer tipo de investimento com racionalidade é fundamental. É só observar em detalhes como outros salões, ou mesmo negócios de outros segmentos, como seus projetos foram feitos de maneira cuidadosa.

No fim, não expandir o seu salão de beleza pode ser uma boa decisão, ao menos no momento. Os riscos devem ser medidos de acordo com sua capacidade de lidar com eles, e se o negócio pode se sustentar de acordo. Com isso em mente, ficará mais fácil trazer a bem vinda novidade aos seus clientes mais antigos. Até a próxima!

TAGS: administração | dicas | expandir negócio | gestores salão de beleza | informatização | infraestrutura | investimento | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *