Configuração - Vendas
Leitura - Vendas de Produtos e Serviços
Para configurar o item Vendas

- Somente o Usuário Master tem tem permissão de acesso
- No menu da janela de entrada do Sistema, selecione Configuração
- Clique no item Opções do Sistema
No menu Vendas:

- Permitir que os profissionais alterem os preços de vendas nos terminais: Os preços de serviços são definidos ao cadastrá-los. Estes preços podem ser alterados no caixa ou na recepção, mas não nos terminais. Para que os profissionais possam alterar os preços de serviços nos terminais marque esta opção. Se você não usa Terminal, desconsidere esta opção.
- Permitir alteração de preço de venda no caixa somente com senha de administrador: Marque esta opção se você permitir que sejam alterados os preços de venda no caixa somente com a senha do administrador, ou seja, somente o administrador poderá alterar o valor na hora do lançamento na comanda. Se a alteração do valor de venda do serviço ou produto for permitida, deixe esta opção desmarcada.
- Comandas:
Para abrir uma comanda no Graces você pode fazer de duas maneiras:
A - você pode pode digitar o numero (a maneira mais usada nos salões).
Normalmente ao abrir a primeira comanda do dia digita-se 1, 2, 3 e assim por diante. No dia seguinte inicia-se novamente pelo numero 1. Recomendamos esta maneira para trabalhar.
Neste caso você tambem pode usar código de barras. O Graces imprimi os códigos. O leitor de código de barras não é obrigatório, mas altamente recomendável principalmente no estoque.
OU
B - usar comandas de papel pré impressa, (aquela que talvez você tenha mandado fazer na grafica e tem um numero);
3.1. Utilizar comanda de papel com numeração impressa (item B acima):Recomendamos não marcar esta opção pois nela os numeros das comandas serão geradas automaticamente pelo sistema a partir do primeiro numero informado (item abaixo).
3.2. Primeira comanda a ser utilizada no sistema: Se você optou por utilizar comandas de papel com numeração impressa, informe o número da primeira comanda. O sistema utiliza uma numeração interna para controle e abrira automaticamente todas a apartir do numero informado.
3.3. Quantidade de comandas plásticas na recepção (item A acima): Informe um número que seja aproximadamente o dobro de clientes atendidos no dia de maior pico. Você pode imprimir as comandas provisórias com código de barras diretamente do Graces e plastifica-las.
Importante:
> Nenhuma comanda pode ser excluída do sistema quer seja em papel ou código de barras. Uma comanda pode ser corrigida ou cancelada.
- Alertar o operador de caixa quando o cliente estiver com saldo devedor maior que R$ x ou a mais de n dias: Quando o cliente fica devendo uma comanda parcial ou integralmente, dizemos que deixou pendente. O valor devedor é debitado na conta corrente dele. Quando este cliente volta ao salão para fazer outro serviço, assim que é identificado, o sistema mostra o saldo devedor (ou credor se for o caso) em azul. Se o valor estiver dentro dos parâmetros que for definido aqui, será mostrado em vermelho. Note que esta opção é apenas um parametro para um alerta maior, de qualquer forma o cliente estando com saldo devedor ou credor o sistema mostrará.
- Controlar a comissão dos auxiliares pelo sistema: Em alguns salões, o profissional paga um percentual (definido no cadastro de funcionário-auxiliar) para o auxiliar em certos serviços. Ocorre que um auxiliar pode atender vários profissionais e um profissional pode utilizar mais de um auxiliar para um único procedimento. Então como calcular a comissão do auxiliar? O Graces faz este controle automaticamente. Basta marcar esta opção, Controlar comissão dos auxiliares pelo sistema.
Exemplo de calculo da comissão com a Configuração marcada para descontar do profissional a comissão do auxiliar:
Uma tintura longa de R$ 100,00, o profissional ganha 50% de comissão, o auxiliar ganha 5% de comissão, o cliente paga à vista em dinheiro.
A comissão do auxiliar será de R$ 5,00 (R$ 100,00 x 5%), pois a comissão do auxiliar será calculada sobre o valor da venda. Logo a comissão do profissional será de R$ 45,00 (R$ 50,00 - R$ 5,00).
As regras de prazos e taxas de cartão de crédito valem também para os Auxiliares.
Marcar a opção Controlar pelo Sistema e veja no Cadastro dos profissionais/Colaboradores e Auxilares os descontos.
Importante: Cadastre a comissão do auxiliar na janela de cadastro do Profissional, no campo Funcional / Comissão Auxiliar.
- No campo Exigir senha para debitar a diferença na c/c quando maior que R$ X: Neste campo você define o valor limite que poderá ser vendido em conta corrente (fiado), pela recepção, sem a solicitação da senha do administrador. Esta permissão é definida dentro de Níveis de Permissões.
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