Marketing de influência é uma estratégia que está presente dentro do marketing digital, por isso, é usada em mídias como o TikTok, YouTube e Instagram.
Tem uma abordagem diferenciada, pois os indivíduos que exercem influência e liderança sobre potenciais clientes da marca, auxiliam nas ações.
Isso porque os influencers interferem na decisão dos seus seguidores (os compradores) a favor do seu salão de beleza.
Mas, isso só é possível porque estes profissionais estabelecem uma relação de confiança com seu público.
Prossiga a leitura e conheça os demais benefícios e como trabalhar com o marketing de influência.
Por que investir na estratégia?
Conforme uma pesquisa feita pela IMS (Internet Media Services), 82% dos brasileiros consomem vídeos, ao mesmo tempo em que 73% assistem à TV aberta.
A pesquisa ainda aponta que as pessoas assistem TV por menos tempo, quando comparamos aos que assistem vídeos.
Em outras palavras, a internet passou a desbancar o maior meio de comunicação: a televisão.
Portanto, o primeiro grande benefício de investir em uma estratégia digital como o marketing de influência seria a de alcançar um público maior e por mais tempo.
Inclusive, o valor da estratégia é inferior e você conta com a possibilidade de atrair um público mais assertivo.
Ainda falando sobre a televisão, note que a propaganda é vista por diferentes tipos de públicos, algo que dificilmente ocorre no ambiente digital porque a propaganda é enviada para pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço.
Além disso, cerca de 80% do tráfego online está atrelado a algum tipo de influenciador.
Nesta estratégia, o influencer atua como a ponte entre seu salão e o cliente, sendo que a proximidade e confiança que o consumidor tem com o influenciador contribui para que ele esteja aberto à dicas e sugestões.
Dessa forma, a sua empresa é beneficiada porque além de obter novos clientes, a técnica também ajuda no processo de decisão de compra de produtos ou serviços.
Como trabalhar com o marketing de influência no salão de beleza
Há diversas dicas que podem ser seguidas para obter bons resultados com esta modalidade de marketing, algo que iremos abordar neste tópico.
Escolher o influenciador conforme seu nicho e público
O ponto mais importante para formar o público seria o conteúdo que o influenciador produz.
Por exemplo, há influencers de jogos que oferecem diversos tipos de conteúdos, seja as gameplays, avaliações, recomendações, novidades e curiosidades de jogos.
Contudo, note que o mais comum seria fazer parceria com uma pessoa que está inserida no nicho da moda e beleza.
Aqui, você pode optar por influenciadores que falam sobre maquiagem ou cuidado com os cabelos.
Apesar disso, não se limite!
Seu salão pode fazer parceria com uma pessoa que está no nicho fitness, tendo em vista que ela fala sobre a autoestima, algo que você também trabalha.
Ou caso pretenda atrair os jovens, talvez seja interessante fazer parceria com um influencer de entretenimento e humor.
Alcance, relevância e ressonância no marketing de influência
Porém, não basta que você escolha um influencer de beleza para fazer propaganda do seu salão.
É preciso avaliar uma série de requisitos técnicos, a começar por três itens básicos que iremos esclarecer a seguir:
O primeiro deles é o alcance que seria o tamanho da audiência do influenciador digital.
Por exemplo, quando falamos sobre o Youtube, o alcance seria a quantidade de inscritos, assim como no Instagram, a quantidade de seguidores.
Em segundo lugar, há a relevância.
Você deve considerar o quanto o influenciador digital se encaixa com o assunto da sua publicidade ou os valores da sua marca.
Note que não basta escolher uma pessoa que trabalha com a beleza porque este é um nicho amplo.
Quando falamos sobre marketing de influência, para afunilar ainda mais e fechar negócio com uma pessoa que seja adequada, entenda quais são as convicções do influencer.
Talvez não seja interessante fazer parceria com uma pessoa que tenha opiniões polêmicas na internet, pois é provável que isso respingue em sua empresa.
Enfim, a ressonância indica o poder de repercussão e capacidade de engajamento junto à audiência.
Voltando para o exemplo do Youtube e Insta, você pode analisar a quantidade de visualizações, curtidas e comentários em um vídeo ou post para determinar a ressonância.
Tipos de influenciadores
Dentro do assunto de alcance, relevância e ressonância, podemos falar sobre os tipos de influencers.
Inicialmente, existe o top celebridade dentro do marketing de influência que tem um poder de alcance e ressonância gigantesco, mas uma relevância baixa.
Isso ocorre porque os assuntos são variados e tratados de forma genérica com o objetivo de agradar diversos públicos.
Note que é interessante para tornar uma marca conhecida, mas não é um influenciador indicado para conversão em vendas.
Depois, vem a fit celebridade que tem alcance, relevância e ressonância excelentes.
Certamente é o sonho de todas as empresas porque tais influencers proporcionam engajamento, leads e vendas.
No entanto, o custo para uma publicidade deste tipo de influenciador costuma ser muito alto.
Portanto, podemos falar sobre o terceiro tipo de influencer do marketing de influência: autoridade.
Os pontos fortes são a relevância e a ressonância, mas o alcance é baixo.
Isso significa que o influenciador tem um público bem engajado e que se encaixa com a proposta do seu salão, mas este público não é grande.
Ou seja, é interessante para a conversão em vendas numa escala menor.
Demais tipos de influenciadores do marketing de influência
Assim, devemos tratar sobre o ecossistema que seria um conjunto de influencers que pertencem a determinado segmento e promovem a mesma marca.
São extremamente importantes para empresas que desejam onipresença em determinado nicho, já que o foco é construir um melhor posicionamento por meio de uma excelente relevância.
Porém, note que o alcance é pouco, seguido de uma ressonância média.
Em quinto lugar, podemos falar sobre o influenciador trendsetter que tem um nível alto de ressonância, porém o alcance e relevância baixos.
Por ter o foco na ressonância, este é um profissional expert em seu nicho de atuação, sendo respeitado por ser líder em um tema ou causa específica.
O que diferencia o trendsetter da autoridade dentro do marketing de influência são os temas e valores a serem trabalhados pela marca.
Isto é, o trendsetter se preocupa com o posicionamento social da marca diante do mercado, por isso, pode facilmente recusar parcerias com empresas que não tenham princípios iguais aos seus.
Como se conectar com os influenciadores
Os influenciadores podem optar por meios exclusivos para tratar de parcerias de marketing de influência.
Por exemplo, um número de telefone, e-mail ou direct.
Mas, também existem plataformas que atuam como uma ponte entre o influencer e seu salão para ações pontuais ou mesmo parcerias.
Bem como, há empresas que agenciam influenciadores digitais, como é o caso da Aloha Influencer ou CBB Digital, tal como as que intermediam campanhas como a Squid ou a Influu.
O mais interessante de optar por uma plataforma para encontrar o influenciador seria a possibilidade de avaliar diversos perfis e conferir as suas métricas e resultados.