Mais uma data especial está chegando, talvez a data que mais movimente o comércio em todo o país: o Dia das Mães!
E para as empresas do Mercado da Beleza não é diferente.
Mas será mesmo que deve ser uma data só para vender?
Não vamos ser hipócritas e trazer à tona o discurso de que é apenas mais um dia, que dia das mães é todo dia, que é apenas uma artimanha do comércio para vender mais…
Queremos e vamos vender mais sim!
Sua empresa sobrevive de vendas e você não pode negligenciar isso. Temos que vender sim!
O que quero te fazer refletir nesse texto hoje é que essa data pode ser muito mais do que apenas vendas, pode ser um momento de envolvimento, de conquista, de fidelização com seus clientes.
Vejo todos os dias gestores e profissionais do Mercado da Beleza se preocuparem sempre em conquistar novos clientes, buscar mais atendimentos, encher a agenda de novos clientes…
E muitas vezes o maior erro é justamente não olhar com mais atenção para os clientes antigos, aqueles que já são fiéis, aqueles que não voltam.
Me surpreendi em uma das últimas pesquisas de mercado que realizei. Em São Bernardo do Campo, estou atuando na consultoria de abertura de um salão de beleza tradicional.
Na pesquisa de mercado, eu faço o levantamento e identificação dos principais concorrentes. Faço o mapeamento de todas as empresa do mercado da beleza, em um raio de 2km.
Nesse mapeamento, eu entro em contato com essas empresas buscando informações como preços e serviços prestados. Para isso, eu uso a ferramenta de cliente oculto.
Mando uma mensagem pelo whats ou ligo para cada salão, no papel de uma cliente e pergunto se tem dois ou três serviços que estou interessada e o preço desses serviços.
O que me surpreendeu – de forma negativa – é que em 27 salões que eu entrei em contato, apenas 1 entrou em contato dias depois buscando criar um relacionamento comigo, tentando agendar e falando mais dos serviços que oferecem.
É assustador como as empresas do mercado da beleza não estão preparadas para planejar e realizar o marketing de forma eficaz.
Cada pessoa que entra em contato com sua empresa, seja por whatsapp, ligação, mensagem nas redes sociais ou até presencialmente, é considerado um possível cliente. No marketing, chamamos isso de lead.
Você como gestor precisa ter um cadastro dos leads e criar um relacionamento com cada um. Quer clientes novos? Faça sempre contato com seus leads.
E quanto aos clientes inativos? Aqueles que vem em sua empresa, compram um produto ou serviço e não voltam mais? O que você tem feito em relação a isso?
Você precisa investir em construir relacionamentos!!!
Por isso que a reflexão hoje é sobre vender ou envolver. Você precisa constantemente envolver as pessoas, envolver o seu público para ter resultado.
Quer aumentar seu faturamento? Use e abuse do dia das mães para isso. Mas não fique preso apenas em aumentar os atendimentos com clientes novos ou clientes ativos.
Busque aumentar o relacionamento com os clientes inativos, busque envolver a todos.
Mas você sabe mesmo como fazer isso?
Para criar e desenvolver relacionamentos, você precisa investir tempo falando com as pessoas, enviando mensagens, respondendo mensagens, criando vínculos, entregando conteúdo…
Sim, dá trabalho!
E não se iluda que apenas postando um reels e impulsionando alguma postagem nas redes sociais você vai criar um público fiel.
O impulsionamento é válido sim, quando faz parte de uma estratégia de marketing, de um planejamento completo.
Mas é no relacionamento, no dia a dia, no envolvimento que você realmente conquista e faz com que o seu cliente volte e se torne fiel à sua empresa.
O que fazer então no dia das mães para isso?
Comece homenageando as mães! Isso parece óbvio não é?
Mas vejo inúmeros perfis nas redes sociais preocupados só com as promoções, com os combos, com as vendas de produtos ou serviços.
Quando chego em algumas empresas do mercado da beleza, a única preocupação é em vender. Mas e a emoção? E o acolhimento?
Quando uma cliente chega até você – seja pessoalmente ou por uma rede social – ela precisa ser bem recebida, ser acolhida.
Você precisa ouvir e entender qual é a necessidade dela. O que ela está sentindo, o que está buscando, o que ela realmente quer.
Entender o que realmente faz sua cliente buscar seu produto ou serviço, o que faz com que ela decida pela sua empresa e não pela concorrência vai fazer com que você possa fazer essa recepção, esse acolhimento bem mais eficaz.
Mas voltando ao dia das mães, como então aumentar o faturamento envolvendo seu público?
Conte histórias….
Todo mundo ama ouvir histórias e todo mundo ama se divertir com histórias engraçadas ou se comover com histórias emocionantes….
Então porque não contar histórias das mães de sua empresa?
Sim, suas profissionais devem ser mães, você como gestora também pode ser mãe, suas clientes podem ser mães, ou até contar a história das suas mães……
Faça eventos….
Você já realizou algum evento dentro da sua empresa?
Simplesmente para unir as pessoas, para celebrar algum momento especial, para conhecer melhor, conversar, passar um tempo gostoso juntos?
Se nunca fez, esse momento é ideal!
Que tal promover um café da manhã, café da tarde, festa, um evento especial comemorando o dia das mães?
E aí você pode até ir além…. comemorar o mês das mães, onde todos os sábados – por exemplo – todos serão recebidos com café, bolo, suco, decoração diferente, brindes – mesmo que não façam nenhum serviço em sua empresa!
Convide apenas para estar junto….
Não vincule o convite à algum serviço, convide apenas para estarem juntos, para comemorarem esse momento tão lindo e especial juntos!
Estenda o convite à mãe ou à filha de sua cliente ou profissional, promova momentos de alegria, emoção e descontração. Com a convivência, você melhora o relacionamento, envolve e torna seu público cada vez mais fiel.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza