O Google Ads é um programa de publicidade desenvolvido pelo Google que permite que proprietários de negócios criem anúncios no ambiente digital a fim de alcançar pessoas no momento exato em que elas estiverem interessadas em determinados produtos e serviços.
Com uma ampla gama de ferramentas e recursos, o Ads é uma solução interessante para aqueles que desejam promover sua empresa, aumentar o reconhecimento e fazer com que o tráfego de um site cresça.
Com esta plataforma, você pode atingir um público-alvo específico, maximizar o ROI e obter insights valiosos sobre seus clientes.
Além disso, oferece suporte técnico e recursos educacionais para ajudar os usuários a tirar o máximo proveito da plataforma.
Por essas razões, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que pretenda se destacar no mercado digital.
Nos acompanhe para conhecer todas as informações necessárias para divulgar e promover o seu salão de beleza com sucesso.
Vantagens do Google Ads
Se você não acredita em uma estratégia, certamente ela não será efetiva.
Portanto, antes de começar a usar o Ads, é importante que você entenda como essa ferramenta pode ser útil para o seu negócio e quais são os seus principais benefícios.
Além de permitir que você atinja um público específico de maneira eficaz, o uso do Ads pode trazer uma série de vantagens para a sua empresa.
Uma delas é a possibilidade de segmentar os seus clientes de acordo com critérios específicos, como idade, localização, frequência, hora do dia, linguagem, tipo de dispositivo e muito mais.
Ao fazer isso, você garante que os seus anúncios sejam exibidos apenas para as pessoas que possuem interesse em seus produtos ou serviços, o que aumenta as chances de conversões e, consequentemente, de sucesso para o seu negócio.
Outra vantagem do Google Ads é a possibilidade de contar com a ajuda de especialistas.
Esses profissionais são capazes de planejar e executar campanhas de publicidade de forma assertiva, o que pode ser extremamente útil para empresas que ainda não possuem experiência na área.
Assim, ao trabalhar com um especialista, você pode economizar tempo e dinheiro, já que não precisa contratar um profissional em tempo integral.
Em vez disso, basta contar com a ajuda do seu consultor em momentos estratégicos.
Além disso, no Ads, você paga apenas pelo que usa e não há exigência de gasto mínimo.
Em outras palavras, você tem total liberdade para definir o seu orçamento, e pode interromper imediatamente o gasto com anúncios quando atingir o limite que estabeleceu.
Demais benefícios
Portanto, também devemos falar sobre o benefício de avaliação do sucesso.
De nada adianta você ter a economia por um lado e não ter bons resultados de outro.
É importante encontrar o equilíbrio e isso é possível com o Google Ads, pois dá para acompanhar as tendências e medir o sucesso das suas campanhas.
Você tem acesso a indicadores de desempenho, relatórios personalizados e gráficos para monitorar a eficácia das suas estratégias.
Inclusive, pode conferir as vantagens do Google Analytics que serve justamente para ficar de olho nos seus resultados.
O melhor de tudo é que isso permite a expansão de conhecimento sobre o seu público.
Ao monitorar o seu sucesso você tem acesso a diversos tipos de dados.
Por isso, pode encontrar informações valiosas sobre o seu público, inclusive os padrões de comportamento.
Essa base de conhecimento expandida é um bônus inestimável que pode ajudá-lo na tomada de decisões futuras e no planejamento estratégico.
Por outro lado, saiba que o Google Ads é interessante para donos de negócio que pretendem ver resultados rapidamente.
Quando falamos sobre marketing na Internet, é comum pensarmos nas estratégias de SEO, por exemplo.
Mas, esse tipo de técnica que gera um tráfego orgânico, costuma demorar.
Ou seja, você deve investir tempo para conhecer a melhor estratégia, aplicar, analisar os resultados, recomeçar e mudar a abordagem. Tudo isso pode levar meses.
No caso do Ads, o retorno sobre investimento ocorre em pouco tempo porque praticamente não há erros, já que você vai aplicar a técnica no público adequado.
Como funciona o Google Ads
Agora que você entende a importância em investir nessa plataforma porque conhece as vantagens, podemos mencionar alguns fatores que estão inseridos dentro da plataforma que você precisa entender.
Índice de qualidade
Esta é uma pontuação que indica a média de qualidade do seu anúncio com base em três métricas importantes.
A primeira é a taxa de clique, que mede a proporção de cliques em relação às visualizações do anúncio.
Em segundo lugar, há a relevância da página de destino para onde o anúncio leva o cliente em potencial.
Por último, mas não menos importante, existe a relevância das palavras-chave do seu anúncio para a intenção de pesquisa do usuário.
Essas três métricas são medidas em relação a outros anúncios dos últimos 90 dias que usam palavras-chave semelhantes.
O Google Ads usa uma escala de 1 a 10 para avaliar essas métricas e calcular a pontuação final de qualidade do seu anúncio.
Quanto maior a pontuação, maior será a qualidade do anúncio.
Porém, é importante lembrar que, embora a pontuação seja um bom indicador da qualidade do anúncio, ela não é a única métrica importante.
Outros fatores, como o orçamento do anúncio e a segmentação adequada, também podem afetar o desempenho.
Nesse sentido, é fundamental manter um acompanhamento constante e fazer ajustes necessários para garantir que o seu anúncio esteja sempre no melhor nível possível.
Opções de lance Google Ads
Lances inteligentes são estratégias que usam o aprendizado de máquina para te ajudar a maximizar o retorno sobre os gastos com divulgação.
Por meio do uso de algoritmos avançados, essas estratégias podem ajustar automaticamente o valor dos lances conforme o desempenho de suas campanhas publicitárias.
Para implementar essas estratégias, há diferentes estruturas de pagamentos disponíveis, partindo do CPC (custo por clique), que é uma das maneiras mais comuns de pagar por anúncios online.
Com o CPC, o anunciante paga por cada clique, independentemente do número de visualizações que ele teve.
Já no CPM, você paga a cada 1 mil visualizações ou impressões em seu anúncio no Google Ads. Isso significa que, com essa estrutura de pagamento, você está pagando por cada vez que o seu anúncio é exibido mil vezes para os usuários.
Por outro lado, caso opte pelo CPA, paga por ação.
Isto é, a cada conversão, deve pagar determinado valor.
Essa é uma ótima opção para quem deseja pagar apenas pelos resultados que a campanha publicitária trouxe, como as vendas feitas a partir dos anúncios.
Também há o CPV que é o custo por visualização. Essa estrutura de pagamento é comum nas campanhas com vídeos, e significa que você paga por cada visualização do seu vídeo.
Essa é uma ótima opção para quem deseja aumentar a visibilidade da marca ou produto através de vídeos publicitários.
Classificação do anúncio
O índice de qualidade é um fator importante para a classificação do seu anúncio na sua campanha no Google Ads.
Esse índice é combinado com o lance máximo que você está disposto a pagar por clique em seu anúncio, a fim de determinar a posição do anúncio em relação aos outros anúncios concorrentes em um leilão.
Mas, claro que há outros fatores que influenciam a classificação, sendo que o conjunto deles determina quando o anúncio é exibido e onde ele aparecerá.
Tipos de campanha
A grande variedade de campanha também pode ser apresentada como uma vantagem.
Por exemplo, há as campanhas de pesquisa que são anúncios apresentados nas páginas de resultados do mecanismo de busca do Google.
Este tipo de campanha aparece juntamente com os resultados orgânicos como uma resposta aos termos que os usuários pesquisam.
Neste caso, os anúncios do Google Ads são em forma de texto.
Por outro lado, podemos falar sobre as campanhas de exibição, anúncios que aparecem quando os usuários visitam sites na Rede de Display do Google.
Ou seja, os anúncios estão em formato de texto, vídeo ou imagem e aparecem em sites e artigos de blogs.
Também há as campanhas do Shopping mais usadas por empresas de varejo e comércio eletrônico.
Como o nome nos indica, o anúncio aparece na guia Google Shopping, sendo direcionados através de dados de produtos, ao invés de palavras-chave.
Assim, este tipo de campanha é administrada através do Google Merchant Center.
As campanhas de vídeo também são interessantes porque são feitas pelo YouTube.
Enfim, há as campanhas de aplicativos.
O interessante é que ao invés de exigir que você crie anúncios individuais, este tipo de campanha usa todos os recursos de marketing a fim de apresentar anúncios em diferentes plataformas.
Passo a passo de como usar o Google Ads
Acesse o site e defina o seu objetivo, tendo em vista que o anúncio é ajustado com base nos resultados desejados.
Seja para direcionar pessoas ao site, atrair mais visitantes para a loja física ou receber mais chamadas telefônicas,
Sendo assim, o próximo passo é definir onde anunciar.
Basicamente, o Ads permite que seu negócio tenha um alcance global ou local, sendo que você decide onde gostaria de exibir o anúncio.
Com isso, chegou o momento de criar a mensagem.
Aqui, é importante mostrar como o seu salão se diferencia dos demais em frases curtas ou com imagens exclusivas.
Por exemplo: Arte dos Fios – O salão para cuidar do seu cabelo crespo.
O ponto chave é mostrar que há algo exclusivo em sua oferta.
Inclusive, lembre-se de usar palavras-chave.
O intuito é escolher palavras que aparecem nas consultas de pesquisas de potenciais clientes.
O Google Ads tem um planejador de palavras-chave que ajuda a simplificar essa tarefa.
No entanto, sinta-se livre para usar outras ferramentas.
Outro dica essencial é que você seja direto sobre preços ou descontos.
Para garantir que o usuário tome uma decisão sobre o conteúdo do anúncio, você deve adicionar todas as informações relevantes possíveis e os valores são uma dessas informações.
Portanto, depois de definir a frase ou imagem que diferencia seu negócio, é importante escolher o limite de orçamento.
O Ads nunca exige que você pague mais do que o orçamento definido e caso precise, poderá ajustar a qualquer momento.
Dessa forma, a plataforma é capaz de apresentar resultados estimados conforme o orçamento definido.
Indicamos que você tenha cuidado ao fazer esta escolha porque o objetivo principal é que a campanha gere retorno sobre investimento e lucro, não prejuízo.
Demais informações sobre uso do Google Ads
Outra dica importante é a de otimizar o conteúdo do anúncio para visualizadores móveis.
Dificilmente as pessoas fazem buscas do dia a dia em um computador ou notebook.
Elas optam pela simplicidade, por isso preferem o celular.
Mas, se o anúncio não estiver no formato correto, algumas informações ficam perdidas e por não encontrar tudo o que precisa, o usuário busca por outra opção.
Sendo assim, garanta que as pessoas consigam visualizar o anúncio em um celular, computador, tablet ou notebook.
E claro, evite ao máximo erros ortográficos e gramaticais porque isso faz com que o anúncio perca a sua credibilidade.
Com tudo certo, chegará o momento de publicar o anúncio no Google Ads.
Por fim, você deve medir o desempenho do anúncio.
Para isso, você pode usar outra ferramenta do Google, o Analytics.
Como resultado, podemos rastrear conversões e outras métricas como as fontes de tráfego e dado demográficos.
Tudo isso permite que você consiga otimizar os seus anúncios a fim de obter melhores resultados.