Influencer para o seu salão

Influencer para o seu salão – Veja como encontrar o melhor

Se você está em dúvida se vale a pena encontrar um influencer para o seu salão, saiba que 82% das pessoas confiam nas redes sociais para orientar as decisões de compra.

Seja familiares, amigos ou influenciadores, as opiniões dessas pessoas ajudam os consumidores a tomar a decisão certa sobre a compra de determinado serviço ou produto.

Isso cria grandes oportunidades para que você finalmente consiga guiar o seu público alvo em uma rede social para que se torne parte da sua rede de clientes.

Por que encontrar um influencer para o salão

Outro dado relevante é que 57% das empresas de moda e beleza se envolvem em marketing de influência.

Os setores de moda e beleza dependem fortemente deste tipo de marketing porque o crescimento orgânico se tornou mais desafiador sem publicidade.

Tendo isso em mente, 21% das empresas planejam adicionar isso à sua estratégia de marketing.

Ou seja, a maioria dos negócios que atuam na área da beleza já entendeu que é preciso investir no marketing de influência.

Assim, eles estão convertendo simples usuários de redes sociais em clientes para seus salões de beleza.

Chegou o momento de você fazer o mesmo, encontrando um influencer para o salão que de fato traga resultados e esteja alinhado aos valores que você preserva.

Dicas

A primeira grande dica é que você invista em micro influenciadores.

Quando falamos sobre marketing de influência é comum que muitos donos de negócio imaginem que a estratégia será efetiva somente se eles encontrarem influencers com milhões de seguidores para fazer parceria.

Mas, isso não é verdade.

É possível conferir grandes resultados com um micro influenciador porque embora não tenha muitos seguidores, esses influencers trabalham com um público específico e têm uma boa taxa de engajamento (dependendo do influencer para o salão que você escolher, é claro).

Em outras palavras, esses indivíduos ganharam a confiança de determinado público e exercem grande influência sobre este.

Aqui, vale esclarecer o seguinte: o engajamento está acima do número de seguidores.

Para entender maiores detalhes, precisamos falar que engajamento são as diferentes formas que o usuário interage com determinado conteúdo ou perfil.

E a taxa de engajamento é o número de interações em porcentagem que resume o conjunto de métricas com relação a algum parâmetro, como o número de seguidores.

Dentre as interações mais comuns no Instagram, por exemplo, podemos citar:

Clicar em link, responder story, enviar mensagem direta, mencionar, salvar, compartilhar, comentar e curtir.

Calculando a taxa de engajamento do influencer para o salão

Antes de fechar parceria com um micro influenciador, você pode calcular a taxa de engajamento dele.

Calcule o número de curtidas + comentários (+ outra métrica de interação que você acha relevante) ÷ número de seguidores x 100.

Assim, você terá a taxa de engajamento com base nos seguidores em forma de porcentagem.

Lembre-se de que também é possível utilizar outras métricas na conta como o número de compartilhamentos. 

Mas, é fundamental que você mantenha um padrão para que no momento da mensuração, os resultados sejam de fato relevantes e te ajudem em sua estratégia de marketing.

Ou seja, não adianta colocar comentários e curtidas no cálculo de um post e no mês seguinte querer considerar compartilhamentos e posts salvos.

Vamos ao exemplo de cálculo de taxa de engajamento para influencer para o salão:

800 curtidas + 50 comentários ÷ 5000 seguidores x 100 = 17.

Isso significa que a taxa de engajamento deste perfil é de 17%.

Ao nosso ver, esta taxa de engajamento pode parecer pouca, mas na verdade é excelente.

Especialistas com foco em redes sociais indicam que a taxa de engajamento boa está entre 1% e 5%.

Já quando o perfil não alcança nem 1%, o engajamento é baixo e a parceria não é indicada.

Como encontrar influencers 

No geral, você pode buscar por um influencer para o salão de duas formas:

A primeira é uma “busca orgânica”, em que você encontra o influenciador sem precisar buscar por nenhuma plataforma específica.

Na verdade, você usa a própria rede social para fazer a pesquisa.

Por exemplo, se você gostaria de fazer parceria com uma pessoa que trabalhe no Instagram, pode usar as hashtags.

Usando hashtags do tipo: #beleza, #salaodebeleza e #autocuidado, você pode encontrar diversas opções de influencer para o salão.

Aqui, você deve analisar os diferentes perfis e verificar se os seguidores têm interesse em algum produto ou serviço que você oferece.

Em segundo lugar, você pode usar plataformas para encontrar o profissional ideal.

A seguir, iremos citar 3 opções:

Influency.me é uma ferramenta para encontrar influenciadores de maneira prática.

Portanto, você tem acesso a um banco de dados completo com mais de 80 mil influencers.

É possível encontrar influenciadores conforme diferentes características, incluindo gênero, reputação nas redes sociais, faixa etária, entre outros.

Vale destacar que esta plataforma mostra o desempenho profissional ao longo do tempo, indicando os momentos em que o alcance do influenciador aumenta e diminui.

Também há o sistema, em que você negocia diretamente com o profissional como será o serviço e pagamento.

Demais plataformas para encontrar influencer para o salão

Portanto, também vale falar sobre a Airfluencers.

A empresa surgiu no ano de 2011 com a missão de facilitar a conexão entre marcas e criadores de conteúdos através de colaboradores engajados, dados, desempenho e tecnologia.

Portanto, dedica-se em antecipar as tendências, com o intuito de sempre estar um passo à frente.

Conforme o site, esta empresa pensa em todo o processo da jornada e desenvolve soluções para os momentos de busca, análise e contratação de influenciadores para que a parceria seja eficaz e rápida.

Enfim, a Cely, conhecida anteriormente como Celebryts era usada para encontrar criadores de conteúdo do Youtube, mas hoje identifica profissionais que trabalham no Instagram, Facebook e Twitter. 

Você pode usar para encontrar o influencer para o salão porque esta é uma startup especializada em Marketing de Influência que usa dados para criar, planejar e gerenciar campanhas publicitárias com transparência e foco em resultados.

Nesse sentido, são mais de 50 mil parceiros.

Analise antes de fechar parceria

Em primeiro lugar, busque por criadores de conteúdo locais.

Especialmente se o seu salão não vende produtos na internet, é fundamental que você encontre um influenciador local e que tenha um público local.

Assim, você evita que um usuário fique interessado pelos seus serviços, mas deixe de visitar o salão porque mora em outra cidade.

Além disso, analise a margem da pessoa e seus princípios.

Por exemplo, vamos supor que você venda em seu salão produtos veganos.

Neste caso, não basta simplesmente conferir na bio que a pessoa é vegana.

É preciso saber como ela se envolve na causa e se isso é feito de acordo com os princípios valorizados pela sua empresa.

Identificar a linguagem do influencer para o salão também é importante.

Isso deve ser considerado tanto para entender que você estará atraindo o público correto, quanto para confirmar os princípios da pessoa.

Por exemplo, se o influenciador tem uma linguagem mais infantilizada, isso significa que seu público é composto por crianças e se seu salão não oferece serviços para este público, a parceria não vale a pena.

Outro caso em que a parceria não é vantajosa é se o influenciador usar palavras que  contenham conteúdo impróprio ou ofensivo.

Isso porque você não quer que a imagem do seu salão de beleza esteja atrelada a algo negativo.

Ações de marketing de influência que podem ser usadas pelo influencer para o salão

Certo, depois de escolher e fazer parceria com um criador de conteúdo que trará resultados ao salão, ao mesmo tempo em que segue os mesmos princípios do seu negócio, como fazer propaganda?

Bom, isso pode ser feito de forma direta ou indireta.

Por exemplo, usar um código de desconto é uma estratégia direta.

Esta é uma abordagem comum e que gera excelentes resultados porque o influenciador trabalha como uma espécie de filiado da sua marca.

Assim, ele vai se esforçar para oferecer o cupom aos seus seguidores e ganhar comissão ou outro benefício pela venda de produtos e serviços que vieram do seu link, potencializando as vendas e aumentando a visibilidade do negócio.

Em segundo lugar, vale falar sobre o unboxing.

Muito famoso no Youtube, neste tipo de conteúdo, o influencer para o salão desembala o produto recebido e analisa suas características frente às câmeras.

Assim como os unboxing, as resenhas servem para que o cliente tenha certeza da compra de determinado produto.

Neste caso, ao invés de abrir o produto, o influencer compartilha informações e suas impressões em relação ao produto ou serviço.

Isso é feito de diversas formas, seja com postagens nas redes sociais, foto, vídeo, lives, entre outros.

Por fim, há a possibilidade de fazer parceria com o influencer para o salão para divulgá-lo usando conteúdos interativos.

Vamos supor que você venda escovas secadoras e envie uma para uma influencer.

Assim, ela faz um conteúdo de get ready with me mostrando a escova e indicando de qual marca ela recebeu.

O mesmo vale se o seu salão trabalhar com maquiagem ou outros produtos que permitam a criação de conteúdos interativos.

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