corte de gastos

Reinvente sua empresa todos os dias

Além da atual crise financeira, outros fatores como a sazonalidade, podem diminuir a lucratividade de empresas do segmento de beleza, obrigando os administradores e proprietários começarem a pensar sobre a redução de custos.

Ao contrário do que se imagina, esta é uma medida não apenas de emergência, mas também de precaução, já que através do corte de gastos é possível dar mais fôlego a empresa, a fim de que as estratégias de marketing tenham tempo de apresentar resultado.

Mas cuidado para não cortar custos tirando da empresa algum fator que poderia ser essencial para a sua recuperação. Por exemplo, o corte de funcionários nem sempre significa economia, já que foi gasto tempo em treinamento do profissional para exercer a sua atividade de maneira plenamente satisfatória.

O mais sábio nessa situação, é desenhar um quadro fiel do aspecto financeiro da empresa, especificando todos os pontos de gastos e antes de cogitar cortá-los, estudar sobre como esta função auxiliaria na recuperação da empresa e se o seu corte, de fato, representaria economia significativa.

As ideias mais usadas pelos profissionais administradores do segmento:

  • Trabalhe com o objetivo de economizar material e tempo, de modo que consiga encaixar mais clientes na sua agenda semanal.
  • Reduza desperdício de energia elétrica, telefone e água.
  • Faça uma lista de custos para entender a crise de um panorama mais amplo.
  • Revise as suas contas de telefone e verifique se o plano contratado está dentro do que você de fato utiliza.
  • Repense os custos com o ponto comercial ou outras particularidades da instalação física. Se possível renegocie o valor do aluguel com o proprietário, e se sentir que é o caso, prefira um ponto comercial com o valor de locação mais adequado á situação financeira atual.

  • Faça uma reunião com todos os colabores e proponha a renegociação de salários, férias, horas extras, claro, dentro das normas trabalhistas e respeitando a disponibilidade desses colaboradores.
  • Corte investimentos que não visam o lucro imediato da empresa.
  • Invista mais em marketing virtual, que tem baixo custo e pode trazer excelentes resultados.
  • Se o seu estabelecimento de beleza trabalha com a venda de produtos de pronta entrega, tente optar por vendê-los apenas sob encomenda no seu estabelecimento, ou através das lojas virtuais, diminuindo a necessidade de manter grandes estoques.
  • Negocie descontos e alternativas de pagamento facilitado com fornecedores. Se necessário, cogite outras parcerias.

O corte de gastos é provisório

Cortar gastos é, acima de tudo, reinventar a forma de uma empresa lidar com seus processos, e por isso pode não ser uma saída muito confortável em curto prazo. Mesmo assim, não deixe de tratar das projeções de crescimento, investindo mais tempo em técnicas de divulgação de baixo custo.

Direcionando cada aspecto do procedimento com o objetivo de retomar os resultados crescentes, é possível aos poucos recuperar o ritmo de crescimento.

Comece se cadastrando na nossa plataforma e receba mais dicas úteis e práticas, que irão guiar você através do mundo dos negócios.

Quer receber mais novidades?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.