Você sabia que as informações da sua empresa são consideradas bens de valor, assim como o seu estoque, equipamentos e capital humano, por exemplo?
Isso porque a informação é a base do planejamento empresarial. E a confiabilidade desses dados é importante para fazer projeções para os próximos meses, realizando bem ações essenciais, como comprar, contratar e investir sem correr o risco de fazer cálculos incorretos.
Assim, o bom aproveitamento das informações depende da capacidade de se fazer um levantamento completo e cuidadoso desses dados. De modo que se possa levar em consideração os detalhes sobre acompanhamento das vendas, monitoramento de estoque, pagamentos, produção por período e até a avaliação de desempenho em cada época do ano.
Como se pode ver, ter dados confiáveis sobre o seu salão é a melhor maneira de planejar as suas estratégias e obter resultados, economizando tempo e dinheiro. Por isso, as informações da sua empresa são consideradas valores reais, e como tal, precisam ser protegidas.
A segurança é um investimento
Imagine o caos que poderia causar a perda ou furto do seu computador? Pior que isso, caso uma pessoa mal intencionada tivesse acesso a essas informações, que prejuízos ela poderia causar em posse desses dados confidenciais?
Pode parecer difícil se prevenir contra esses transtornos, mas aqui vai uma boa notícia: A história de que com o avanço da internet ninguém mais está seguro, não passa de boato.
Na verdade a proteção existe, mas contratar um serviço específico de segurança da informação tem um custo, por isso é comum que empreendedores prefiram não investir no segmento, até porque, muitos não têm ideia do valor que essas informações podem ter. O que é um erro, claro. Mas você pode sair na frente, se prevenindo contra perdas e ataques, de um jeito fácil e a um custo mais baixo do que você imagina através do Backup.
Fazer um Backup ou usar a Nuvem, nada mais é do que subir arquivos em rede, com a finalidade de protegê-los contra influencias principalmente de hardware, mas também de software. Por exemplo, uma foto tirada de um celular, pode ser baixada em outro dispositivo, se antes tiver sido enviada para a nuvem, ao invés de somente estar salva no aparelho.
Já existem várias plataformas que funcionam como uma nuvem, e separamos a seguir algumas descrições das mais usadas pelos empreendedores:
Três plataformas de backup que podem salvar as suas informações
One Drive
A One Drive é a plataforma de dados em nuvem do Outlook, e disponibiliza espaço razoável de forma gratuita, além da possibilidade de compartilhamento desses dados por usuários autorizados, o que pode ser útil para fazer negociações, receber e enviar portfólios, permitindo edições online. A interface é bem simples de operar e por isso é a favorita de quem tem pouco tempo para assistir a tutoriais, por exemplo.
Drop box
O Drop Box é uma nuvem básica e fácil de operar, que recebe arquivos de diversas naturezas e para isso disponibiliza 2 gigas sob a forma de cadastro gratuito. O espaço disponível pode ser expandido mediante a contratação da plataforma.
Google Drive
Quem cria uma conta no Google, automaticamente ganha acesso gratuito ao Google Drive, uma plataforma que possibilita acesso e backup seguro onde quer que você esteja. São mais de 15 gigas disponíveis numa interface fácil de operar. Para acessar o seu drive, basta digitar o endereço: drive.google.com no seu navegador e começar a arrastar diversos arquivos de uma vez, ou um a um. Os uploads podem ser compartilhados com terceiros, tanto para visualização ou edição, de acordo com permissão prévia.
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