Como elaborar uma tabela de preços? Ao montar um salão de beleza ou barbearia, existem realmente uma série de pontos a levar em consideração para garantir a saúde financeira do negócio. Isso vai desde a escolha do ponto comercial, até detalhes como a concorrência e o público atendido. Tudo isso conta para montar uma tabela de preços competitiva.
E nesse aspecto, não podemos deixar a “competição” de lado. De certa forma, estamos disputando a atenção do público com outros salões da região, e combinar esses valores com um bom atendimento e qualidade nos serviços fará com que os clientes voltem tanto quanto pelos valores. Não é raro que exista uma ou outra sugerindo que os preços aumentem diante da qualidade.
Mas este último ponto está mais relacionado com um possível futuro. Por hora, vamos focar no que de fato precisa ser trabalhado. Vamos listar quais são os pontos que devem ser levados em conta ao fazer uma tabela de preços no salão de beleza.
Fatores de importância na tabela de preços
A tabela de preços combina uma série de pontos que refletem tanto o investimento como a realidade de ganhos dos gestores. É bom pensar em cada um deles para que a análise fique mais adequada. Vamos a eles?
Concorrência
A concorrência é um dos fatores não para definir a tabela de preços, mas para montar uma base. Isso porque, além de trabalhar com valores que os concorrentes já oferecem para seu público, você pode trazer propostas de acordo com seus ganhos, ou até mesmo com promoções únicas.
Uma tabela de preços competitiva visa o equilíbrio entre chamar atenção com o público, oferecer serviços que desafiam os concorrentes, e de quebra garantir lucros a médio e longo prazo para o salão.
Valor agregado aos serviços
Por valor agregado, considere detalhes como a climatização do ambiente, decoração, materiais usados… Até mesmo pontos como programas de fidelização, atendimento, infraestrutura, etc. O valor agregado dos serviços influencia no preço, tanto pela qualidade do mesmo, como pelos recursos que são adicionados.
O segredo aqui é que esse valor agregado seja visto como justo para os clientes. De certa forma, mesmo que os custos possam trazer detalhes como os que mencionamos, e outros, ele precisa trazer um equilíbrio que, inclusive, seja ainda melhor que o da concorrência.
Tipos de serviços
Uma das formas mais simples de elaborar a tabela de preços é listar todos os serviços que o seu salão de beleza oferece para o público. Pode parecer simplista, mas saber tudo o que seu negócio tem a oferecer é uma das maneiras mais fáceis de visualizar quais serão os diferenciais, e quais garantias o seu público tem.
Além disso, com uma tabela bem separada, tanto você, como os clientes podem observar possibilidades únicas para o negócio, algumas até bem interessantes.
Ponto comercial
Por fim, o ponto comercial é muito importante para estabelecer a tabela de preços. O ponto comercial tem seu peso nos ganhos dos autores, o que também reflete no tipo de público, o acesso a ele… Por isso procurar o ponto comercial é tão importante: através dele, você também pode ter uma perspectiva de como o negócio pode crescer.
A tabela de preços também oferece um norte para o seu salão de beleza. Com tudo bem organizado, seus planos para o futuro ficam mais claros, e o negócio bem sucedido. Analise tudo com cuidado, e até a próxima!