Para atender melhor os seus clientes, você precisa entender quais as necessidades dele, como funciona a logística do seu dia, para assim poder adequar o seu funcionamento e atendimento à essas práticas. No entanto, não é só a sua forma de trabalhar que deve se adaptar a essa rotina, mas também os serviços que seu negócio oferece.
Muitas vezes, o cotidiano tira quase todo o tempo disponível das pessoas para cuidarem de sua estética e bem estar. E é aí que mora a importância de compreender quais os melhores momentos e cenários para favorecer o seu público. Sendo bem prático, o ideal é que nossos serviços e produtos estejam “pré-moldados” aos nossos clientes, dando certa autonomia e flexibilidade de horários a eles. Aliado a isso, um bom uso de ferramentas de gestão e agendamento pode ajudar e muito na manutenção da qualidade e rapidez do serviço.
Algumas dicas são importantes para montar um pacote de serviços útil e fácil. Listamos algumas delas abaixo.
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Datas Comemorativas
É comum em salões de beleza por aí afora que exista o clássico Dia da Noiva, onde se oferece um serviço, tudo voltado para a preparação da noiva para essa data tão importante. Manicure, pedicure, cabelo, maquiagem, em alguns casos até SPA, tudo para contribuir com o bem estar da noiva, num pacote preparado exclusivamente para essa ocasião.
Seguindo a mesma lógica, é possível criar pacotes específicos, considerando os serviços dos quais você dispõe. É interessante, por exemplo, oferecer um Pacote Verão, onde os clientes podem ter um tratamento de pele ou capilar voltado à proteção contra os danos causados pelo calor e pelos raios solares. O mesmo serve para o inverno, quando a pele tende a ficar mais ressecada por conta do frio, e tratamentos de pele podem ser mais procurados.
Alguns salões oferecem Dia da Debutante e pacotes voltados para esse tipo de comemoração. Na verdade, o que vai mandar na escolha do seu pacote é a análise do seu público e suas necessidades. Feito isso, considere fatores externos e enxergue a oportunidade de pacote.
Pacotes Personalizados
Pode ser interessante, também, dar um caráter mais personalizado aos seus pacotes, uma vez que isso dá ao seu cliente o poder da escolha, e também a sensação de um atendimento exclusivo.
Para montar esse tipo de pacote, é preciso um controle um pouco maior do seu planejamento, e também uma boa noção do preço de custo de cada serviço oferecido. Após isso, fica bem mais tranquilo montar a precificação de cada pacote. Tudo isso alinhando, é claro, os preços ao estudo dos perfis dos seus clientes.
Carros Chefe
Seja qual for o negócio, sempre existirá algum produto ou serviço mais procurado, com maior vendagem e fidelidade dos clientes. No ramo dos salões, não é diferente. E se você cruzar os dados dos serviços contratados pelos seus clientes, vai encontrar alguns padrões.
Você pode, por exemplo, descobrir que uma porcentagem alta do seu público faz, no mesmo dia, corte de cabelo, alisamento e manicure. Pronto, você já tem uma possibilidade de pacote.
Baseado em variações de comportamento, é possível montar vertentes para esses pacotes, ramificando e criando cada vez possibilidades mais diversas e adequadas aos muitos tipos de pessoas.
O segredo de tudo é entender que o cliente tem necessidades, e vai optar sempre por quem suprí-las da maneira mais eficaz, rápida e adequada. E para manter tudo sempre funcionando, não deixe de usar ferramentas de gestão, para facilitar ainda mais o seu serviço e otimizar todos os seus processos, do agendamento ao pagamento.