Esse é um tópico um tanto polêmico, ao menos para os clientes e alguns donos de salão. Um dos chamarizes para novos clientes em um salão de beleza ou barbearia é o valor nos serviços de cabeleireiro. Isto é: seja pela qualidade de produtos, profissionais, ponto, e outros fatores, a disputa entre preços baixos e boa qualidade sempre é discutível.
De antemão, adiantamos: não busque por preços baixos, mas sim por preços justos. Enquanto valores muito baixos acabam com o negócio pela impossibilidade de lidar com os custos do negócio, os valores altos demais reduzem a quantidade de clientes.
Por isso, acrescentar valores nos serviços deve vir acompanhado de reeducação do público, e mais ainda de análises precisas do próprio salão. Vamos começar por esse ponto então.
Analise o local antes de acrescentar valor nos serviços
Aqui, é muito importante que se faça uma análise sincera. Isto é, em termos técnicos, saber o Product value do seu salão. Isso inclui ter noção dos serviços que são distribuídos, da estrutura do ambiente, quanto os profissionais recebem por cada atendimento… Tudo isso conta.
Por isso, ao definir os valores nos serviços do seu salão, analise em detalhes quais são suas possibilidades. Com um valor justo, mesmo que os clientes possam considerar alto, eles entenderão os benefícios.
Seja transparente com o público
Outro detalhe determinante para ter bons retornos com o aumento de valores é mostrar aos clientes o motivo para tal. Por exemplo: se o salão recebeu um “upgrade”, aumentando o espaço, tem maior capacidade de atendimento e equipamentos de última linha, o aumento se faz necessário.
Independente dos motivos do aumento, que não precisam ser necessariamente para todos os serviços e produtos do salão, seja claro com os clientes. Às vezes, a justificativa para isso está além das possibilidades, e o público vai entender.
Aplique testes se necessário
Em outras situações, acrescentar valor nos serviços de cabeleireiro está relacionado a um singelo aumento nos lucros, que por sua vez pode aumentar a versatilidade do salão. Para esses casos, é interessante considerar serviços específicos para o aumento, testando possibilidades.
Aqui, considere promoções, novas opções de serviços, produtos relacionados aos mesmos, e outras opções. Através dos resultados, será possível analisar qual a melhor forma de aumento nos serviços.
De qualquer forma, é essencial que essas mudanças nos preços sejam atribuídas com um período de antecedência, ou transição. Não tem nada mais frustrante para um cliente do que ser pego de surpresa com um aumento, sobretudo quando ele gosta dos seus trabalhos.
Então, como acrescentar valor?
Como vimos, existem diversos caminhos para fazer com que o aumento dos valores seja mais práticos e fáceis de serem aplicados. Pense que, assim como a diminuição dos preços, o objetivo é trazer o melhor serviço aos clientes, e garantir a saúde financeira do salão.
Ao garantir um bom equilíbrio entre valores e a qualidade nos trabalhos, seus clientes valorizarão ainda mais o local. Portanto, cuide bem do seu salão de beleza, e até a próxima!