Pacotes de serviços são uma das novidades mais bem vindas para qualquer negócio. Ao agrupar uma série de serviços em algo único, você descobre um pouquinho mais sobre os seus clientes, além de garantir oportunidades interessantes de ganhos. Com o salão de beleza, que já oferece muitos serviços, há uma oportunidade bem interessante.
Podemos dizer que os pacotes de serviço são uma forma de garantir a fidelidade das suas clientes. Mas assim como qualquer outro tipo de abordagem em um negócio, existem prós e contras que os gestores precisam se atentar para que entreguem algo consistente para o negócio.
São eles que vamos listá-los para que implemente mais um ótimo recurso.
Como funcionam os pacotes de serviço?
Basicamente, os pacotes de serviço são uma forma de agregar diversas opções para um cliente em um único valor. Os tipos variam bastante, mas podemos citar um exemplo que já apareceu por aqui: o dia da noiva, por exemplo, pode ser considerado um tipo de pacote de serviço, direcionado para um momento específico.
Seja ele, seja outros que lhe vierem à cabeça, existem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta para fazer valer o momento.
Vantagens de usar pacotes de serviço
- São uma forma simples e direta de oferecer promoções a longo prazo.
- Podem atender uma demanda bem específica do público.
- Traz sobrevida a serviços que não tem alta demanda.
- Cria um serviço de fidelidade diferenciado.
Além dessas vantagens, os pacotes de serviço também garantem criatividade para os gestores. Com o intuito de atrair a atenção dos clientes, os pacotes de serviços também permitem possibilidades diferentes de uma promoção mais tradicional. Dessa forma, é mais fácil descobrir quais deles podem ser mantidos por mais tempo, quais precisam de ajustes, e por aí vai.
Desvantagens no uso
- Para salões pequenos, traz pouco retorno.
- A adesão pode não ser atrativa se os serviços não baterem com o valor do pacote.
Existem poucas desvantagens, na verdade. O que um gestor precisa analisar, de fato, é a maneira com que tais pacotes são aplicados. Preços que não justificam o conteúdo, ou uma má divulgação, podem queimar boas ideias.
Por isso, é muito importante analisar as respostas e desejos do público, dessa forma, o investimento valerá mais a pena.
Vale a pena?
No fim, é uma decisão válida apenas se houver demanda para tal. Um pacote de serviços pode adicionar variedade no salão de beleza, e pode atender uma demanda específica do seu público. Contudo, para uma clientela menor, que por consequência pede por algo mais específico, pode não ser uma grande ideia.
Analise o seu cenário com precisão antes de investir nos pacotes de serviço. Convém pensar em promoções específicas para testar as possibilidades, e a partir dos resultados seguir para algo elaborado.
O seu público pode oferecer um ótimo feedback, então analise com cuidado. Até a próxima!