Uma das coisas que mais pegam no salão para o final de ano é a demanda. O fluxo de clientes para serviços, e para produtos quando se vende no salão, é grande o suficiente para deixar qualquer gerente de cabelos em pé.
Por um lado, isso garante um faturamento ainda maior; por outro, as chances desses cabelos em pé voltarem brancos de tanta pressão é igualmente grande. Para evitar essa situação, tanto para gestores como profissionais, acompanhe as dicas a seguir.
Como preparar o salão para o final de ano?
Tanto antes da Black Friday, como após ela, não tem para onde fugir. As clientes aumentam as visitas para fazer o que ainda não era possível antes no salão, agora que estão com mais tempo e dinheiro na mão. Ou se antecipam nos cuidados para as festas de fim de ano, isso quando a procura não vem em cima da hora.
Tudo isso leva a um fluxo de procura bem maior no salão, o que de antemão, pede por sua atenção com o agendamento e horários disponíveis. Essa é a dica de ouro: garanta o máximo de horários possíveis para os clientes.
Dessa maneira, você não terá surpresas quanto a quantidade de clientes, além de passar muito mais credibilidade.
Considere mudar a configuração do salão
Com tantas clientes para atender, o salão de beleza pode não espaço físico viável para trabalhar. Se achar necessário, pense em ideias de como tornar o local mais fácil de se movimentar, sem perder a qualidade dos serviços.
O melhor lugar para pensar nessa configuração é justamente na recepção. É aqui onde os clientes vão esperar por mais tempo, então deixá-los confortáveis oferece uma experiência ainda melhor.
Mantenha o estoque pronto
Seja para uso dentro do salão, como para vendas diretas, você vai precisar de um estoque bem abastecido no salão de beleza. Para tanto, é legal ter uma relação dos produtos utilizados com frequência, quais serão necessários para a temporada de fim de ano, e como trabalhar a logística dos mesmos com fornecedores.
O segredo é sempre se antecipar para o volume de uso, tornando sua agenda mais livre para atendimentos, e a de fornecedores também.
Se possível, considere temporários para trabalhar
A demanda por atendimento pode não ser suficiente para o seu quadro de funcionários. Logo, além de trabalhar com profissionais por contrato temporário, uma outra ideia bacana no preparo do salão para o final de ano é o aluguel de cadeiras.
Dessa maneira, é possível não só garantir profissionais pontuais para o momento, como aumentar as possibilidades de contratações futuras. O intuito do salão de beleza é sempre crescer. Logo, nada mais natural que manter os profissionais mais capacitados por perto.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários o que espera no fim de ano para o salão de beleza, e mantenha o seu salão de beleza preparado para o final de ano, da forma mais tranquila possível. Até a próxima!