Clínicas de podologia, de estética, escolas de cabeleireiros, manicure, dentre outros tipos de empresas voltadas para o mercado da beleza, são as que disputam com você pelo mesmo cliente. Portanto, como estudar concorrentes do salão de beleza?
Se você acessou este conteúdo, sabe bem a importância em conhecer a concorrência a fim de se destacar e vender mais, por isso, veja as melhores dicas a seguir:
Visite conferências e exposições
É de extrema importância que você vá além de uma busca no Google porque não é o único: os concorrentes também estudam a sua empresa.
Nesse sentido, visite eventos de beleza para ver outras marcas em ação e obter informações valiosas.
Por exemplo, se houver mais de um concorrente, dá para entender sobre as diferenças entre o concorrente A e o concorrente B, e vice-versa.
Estudar concorrentes do salão de beleza por meio dos seus funcionários
É muito simples definir onde um negócio está focado somente observando os profissionais contratados.
Gerente para uma filial ou diretor de marketing para a mídia social? As listas de empregos estão repletas de informações sobre uma empresa.
Dessa forma, indicamos que você use as ferramentas digitais ao seu favor como, por exemplo, o LinkedIn.
Através desta rede social, você encontra anúncios de vagas de diversos concorrentes.
Por outro lado, você pode estudar concorrentes do salão de beleza contratando os antigos funcionários.
Ninguém sabe mais sobre o interior de cada marca do que os funcionários, por isso, use isso ao seu favor.
Pergunte aos clientes
Embora esta fonte de informação sobre a concorrência seja óbvia, ela não deve ser colocada de lado.
Esta é uma das formas mais baratas e simples de obter informações reais sobre concorrentes.
Nesse sentido, toda vez que você conquistar um novo consumidor, entenda qual salão ele visitou antes e por que ele mudou para o seu.
Da mesma forma, busque estudar concorrentes do salão de beleza através de clientes perdidos.
Ao entender o motivo pelo qual a pessoa deixou de ser um consumidor recorrente do seu salão, você evita fazer o mesmo com os demais e entende os pontos da sua marca que precisam de melhoria.
Verifique com os fornecedores
Provavelmente a mesma empresa que fornece os produtos para o seu salão, também oferece para outros.
Assim, é interessante fazer algumas perguntas simples ao seu fornecedor como a quantidade de determinados produtos que foi encomendada para o próximo mês.
Como resultado, você descobre o que seus concorrentes podem ter encomendado.
Estudar concorrentes do salão de beleza por meio das suas estratégias de marketing
Por fim, verifique em quais plataformas os seus concorrentes estão presentes, com que frequência eles postam nas redes sociais e quantidade de seguidores.
Veja também o conteúdo que é apresentado no blog e como está estruturado o site.
Além disso, entenda mais sobre a interação com a clientela, qual o tempo de resposta para as dúvidas e quais são as promoções aplicadas.