Contabilidade: papel ou computador?

  • 10 de julho de 2019
  • Blog

Modernidade não é tratada como algo de outro mundo hoje em dia. Na verdade, ela avança de uma forma tão veloz que fica até difícil acompanhar, e por consequência se acostumar com ela. Com a gestão de salão de beleza, não é diferente, porém necessário para entender um processo tão importante como o da contabilidade.

Por um lado, tem quem faça toda a contabilidade das finanças no bom e velho papel. Por outro lado, tem que prefira o computador, e em ambos os casos pela praticidade de uso. No fim das contas, existe um melhor? Tecnicamente sim, porém depende da forma como usa de fato.

Como gerir a contabilidade do salão de beleza?

Por si só, a Contabilidade é um tópico que precisa de cuidados e atenções tanto quanto quaisquer outros do trabalho no salão de beleza. Sem dúvidas, a mais importante delas é ter ferramentas que facilitem a gestão. Dessa forma, você evita que haja falhas na interpretação das contas, e gerem buracos inesperados no orçamento depois.

Devido a isso, a discussão entre a ferramenta para ficar de olho nas contas às vezes é tão acirrada. Vamos entender as vantagens de uso para cada um, até pela necessidade de uso de cada um.

Caderninhos e cadernetas facilitam a gestão inicial

Para salões pequenos, que estão começando ainda, não é incomum ter mais cadernos e cadernetas de contabilidade para gerenciar as finanças. É bem clássico ter um controle dos ganhos no dia a dia, os gastos, se tem alguém com alguma dívida, entre outras informações, tudo no caderno.

Em um primeiro momento, isso pode parecer prático, até pela quantidade de clientes atendidas diariamente. Contudo, conforme o crescimento do salão, não demora muito para que os cadernos se tornem obsoletos e confusos.

Afinal, chega uma hora que começa a faltar espaço para tantos cadernos, e demora muito tempo para buscar tantas informações.

Contabilidade por computador funciona em altas gestões

São nessas horas que os computadores tornam a contabilidade do salão muito mais eficiente. Para tanto, existem métodos simples, com planilhas tanto no próprio aparelho como nas tecnologias de nuvem.

Outra alternativa interessante são aplicativos próprios para gestão das finanças. Além de planilhas e processos PDV, comuns nos comércios, existem opções de relatórios, análises, e direcionamentos dos recursos.

A escolha exata de cada método depende unicamente do tamanho do salão de beleza. Isso pois detalhes como o fluxo de clientes, a quantidade de serviços prestados, e a necessidade de uma administração mais adequada, se fazem necessárias.

E ainda nesses casos, é importante constar que, mesmo na escolha desses recursos, é preciso pesquisar bem. Caso contrário, as dificuldades por reunir todas as informações necessárias ficam mais complicadas no futuro, e a busca por uma nova custa em tempo, logística, e dinheiro.

No fim das contas, a contabilidade para o salão de beleza necessita apenas de um meio prático e organizado para os gestores não se perderem nas contas. Com isso, é possível facilitar novas oportunidades. Não deixe passar a organização do salão, e até a próxima!

TAGS: contabilidade | dicas para salão | papel ou computador | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *