Não é comum no ramo dos salões de beleza ter uma preocupação específica com o estoque e toda a logística que isso envolve. Tal comportamento para o ramo é normal, e não é preciso ser um especialista no setor para trazer para o dia a dia hábitos que vão evitar que esse setor se torne uma dor de cabeça na hora de organizar suas ações comerciais.
Separamos então algumas dicas que poderão facilitar em muito a organização, sobrando mais tempo para atividades mais pertinentes ao mercado da beleza.
Disciplina e organização
É mais do que necessário ter a consciência de que as ações voltadas ao gerenciamento de estoque não devem ser feitas apenas uma vez. O trabalho, por mais simples que se torne, deve ser constante, pois as mercadorias não param de chegar e a rotatividade também continua.
Quanto menos organizado estiver o setor, mais informações serão perdidas e mais difícil vai se tornar conseguir criar ações estratégicas e até promoções relacionadas a produtos.
Por isso, é necessário separar as atividades em itens, como:
- Compra de produtos
- Entrada de mercadorias
- Organização das gôndolas e prateleiras
- Vendas
- Controle total de todos os processos do estoque
Outro ponto primordial é capacitar seus funcionários para que tenham uma facilidade e uma naturalidade ao lidar com as questões relativas à armazenagem e organização do estoque, para que haja uma maior sinergia nas ações.
Tenha controle sobre a demanda
Ninguém é melhor do que você para saber as necessidades de produtos a cada mês. Tenha uma análise completa sobre quando os produtos entraram no estoque, sua validade e a possibilidade de que eles se esgotem antes da próxima compra.
Com isso, haverá uma previsão mais exata de quando será a próxima reposição e o volume que o pedido terá. Junte isso tudo e haverá também uma noção facilitada de espaço necessário para o armazenamento.
Adote um modelo de reposição
Existem dois modelos principais de reposição de produtos:
Reposição contínua
Com esse modelo, os períodos de reposição têm intervalos mais curtos, mas com menos produtos, o que exige menos espaço no estoque. Apesar da vantagem, essa maneira de se organizar obriga a ter um acompanhamento quase que full time da entrada e saída de produtos, o que pode tirar sua atenção de outros pontos relevantes do negócio.
Reposição periódica
Essa é a maneira convencional de estocagem. Mensalmente, semanalmente, o critério para os intervalos dependem do perfil de consumo dos seus clientes e da rapidez em que o seu estoque se esvazia. O modelo exige mais espaço para armazenar as mercadorias, mas elimina a preocupação constante com o estoque.
As dicas acima podem e devem facilitar bastante o seu dia a dia, mas o principal responsável pelo sucesso no gerenciamento do estoque é você. Afinal, ninguém entende melhor do seu negócio do que o proprietário. Aja com sabedoria e equilíbrio nas escolhas de gerenciamento, e assim colherá resultados realmente relevantes ao final.