Como economizar espaço no estoque

Não é comum no ramo dos salões de beleza ter uma preocupação específica com o estoque e toda a logística que isso envolve. Tal comportamento para o ramo é normal, e não é preciso ser um especialista no setor para trazer para o dia a dia hábitos que vão evitar que esse setor se torne uma dor de cabeça na hora de organizar suas ações comerciais.

Separamos então algumas dicas que poderão facilitar em muito a organização, sobrando mais tempo para atividades mais pertinentes ao mercado da beleza.

Disciplina e organização

É mais do que necessário ter a consciência de que as ações voltadas ao gerenciamento de estoque não devem ser feitas apenas uma vez. O trabalho, por mais simples que se torne, deve ser constante, pois as mercadorias não param de chegar e a rotatividade também continua.

Quanto menos organizado estiver o setor, mais informações serão perdidas e mais difícil vai se tornar conseguir criar ações estratégicas e até promoções relacionadas a produtos.

Por isso, é necessário separar as atividades em itens, como:

  • Compra de produtos
  • Entrada de mercadorias
  • Organização das gôndolas e prateleiras
  • Vendas
  • Controle total de todos os processos do estoque

 

Outro ponto primordial é capacitar seus funcionários para que tenham uma facilidade e uma naturalidade ao lidar com as questões relativas à armazenagem e organização do estoque, para que haja uma maior sinergia nas ações.

Tenha controle sobre a demanda

Ninguém é melhor do que você para saber as necessidades de produtos a cada mês. Tenha uma análise completa sobre quando os produtos entraram no estoque, sua validade e a possibilidade de que eles se esgotem antes da próxima compra.

Com isso, haverá uma previsão mais exata de quando será a próxima reposição e o volume que o pedido terá. Junte isso tudo e haverá também uma noção facilitada de espaço necessário para o armazenamento.

Adote um modelo de reposição

Existem dois modelos principais de reposição de produtos:

Reposição contínua

Com esse modelo, os períodos de reposição têm intervalos mais curtos, mas com menos produtos, o que exige menos espaço no estoque. Apesar da vantagem, essa maneira de se organizar obriga a ter um acompanhamento quase que full time da entrada e saída de produtos, o que pode tirar sua atenção de outros pontos relevantes do negócio.

Reposição periódica

Essa é a maneira convencional de estocagem. Mensalmente, semanalmente, o critério para os intervalos dependem do perfil de consumo dos seus clientes e da rapidez em que o seu estoque se esvazia. O modelo exige mais espaço para armazenar as mercadorias, mas elimina a preocupação constante com o estoque.

As dicas acima podem e devem facilitar bastante o seu dia a dia, mas o principal responsável pelo sucesso no gerenciamento do estoque é você. Afinal, ninguém entende melhor do seu negócio do que o proprietário. Aja com sabedoria e equilíbrio nas escolhas de gerenciamento, e assim colherá resultados realmente relevantes ao final.

TAGS: armazenagem | comerciais | estoque | logística | mercadorias | organização | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *