Como todo estabelecimento comercial, a gestão de estoque no salão é um dos fatores fundamentais para garantir a economia diária. Sem isso, a tendência é gastar mais do que precisa, e ter lucros muito menores do que esperado, mesmo que o faturamento esteja indo bem.
Só que existe um detalhe importante, que para muitos gestores passa despercebido. O estoque. Embora necessário, não tem um monitoramento constante. Isto é, você só entra no estoque para pegar o que precisa, ou guardar, e sai para continuar seu dia a dia, certo? Contudo, negligenciar essa parte por completo é garantir um salão mal organizado.
Para evitar que isso aconteça, vamos mostrar não só a importância na gestão de estoque no salão de beleza, como a melhor forma de investir nele de maneira apropriada.
A importância da gestão de estoque no salão de beleza
Conhecer o estoque do salão de beleza é saber o que de fato está dando certo ou não no negócio. Além dos produtos necessários para a manutenção do salão, também é no estoque que estão todos os materiais que vão fazer toda diferença no atendimento das clientes.
Logo, desde o espaço pensado para a armazenagem dos produtos, como a quantidade e organização, constituem todo equilíbrio na gestão do salão de beleza. Pense que, com a quantidade correta, e frequência de uso administradas, você sabe exatamente quando e como gastar.
Então, com essa consciência em mente, vamos trabalhar algumas ideias para que sua gestão seja ainda mais eficiente.
Saiba exatamente TUDO que está no seu estoque
Essa é a dica de ouro para uma gestão de estoque de eficiência. Quando você tem o controle de todos os produtos que entram e saem do estoque, em quantidades e direcionamentos, você sabe quando e quanto precisa investir novamente.
A tendência é que, conforme o salão de beleza cresça, os seus produtos aumentam em quantidade. Por isso, é interessante que tenha um meio de gerenciar tudo digitalmente, para que a consulta seja mais rápida, e o balanço de produtos também.
Mantenha organizado por seções
Outra forma de garantir uma gestão eficiente, agora não no sentido digital da coisa, é garantir um estoque funcional. Na prática, isso significa não apenas separar por seções, como limpeza interna, produtos para atendimento e produtos para vendas, entre outros tipos que preferir.
O ideal é que você tenha organizado em quantidades, anotando quando eles saem e entram, tanto em datas como em quantidade. Pode parecer um pouco exagerado a princípio, mas nos balanços mensais, significa garantir o mínimo de prejuízos. Treine sua equipe para isso.
Gostou das dicas? Então invista com consciência no gestão de estoque do salão de beleza, e acima de tudo na organização do seu estoque. O Graces oferece um software para gestão de salões de beleza completo em detalhes, com todas os recursos essenciais para que seu estoque, bem como todo o salão de beleza, esteja nas melhores condições. Invista com carinho, e até a próxima!