Organizando estoque: O que é prioridade e o que é luxo?

Salões de beleza que já possuem um espaço expressivo para guardar seus produtos devem ter uma logística própria não apenas para manter tudo bem conservado, como também fácil de encontrar o que precisa. E tal como qualquer outro segmento, haverão produtos e itens de uma forma geral que serão mais procurados do que outros, especialmente se você também trabalha com o comércio de produtos no salão.

Logo, saber como organizar o estoque, e especialmente fazê-lo movimentar bastante é fundamental para a saúde financeira do seu negócio quando ele atinge patamares maiores. E não precisa ser necessariamente com a venda direta de produtos, mas com serviços também, já que a qualidade dos serviços depende também dos materiais certos.

Por isso, vamos mostrar como você pode organizar de acordo o seu estoque, priorizando alguns pontos básicos.

Como organizar um estoque adequado para o seu salão de beleza?

O salão de beleza tem muito a ganhar com uma logística bem organizada. Isso vai desde salões pequenos até grandes franquias – afinal, o que define uma boa organização é não apenas a facilidade para encontrar o que precisa, mas para manter tudo em funcionamento. Isso significa saber o que priorizar dentro do estoque.

Para conseguir o melhor para o seu estoque, existem algumas ações simples que podem ser feitas.

Estabeleça quais os produtos que precisam de giro

Um dos pontos mais importantes quando o assunto é trabalhar o estoque de um salão de beleza é definir quais são os produtos que precisam de maior giro. Na prática, isso significa saber dos produtos que devem ser usados com mais frequência, a quantidade ideal e o acesso a eles.

Esse ponto bem organizado é essencial por dois motivos. Primeiro, pois com os itens bem delimitados, você evita problemas como o vencimento dos produtos, e mantem o local sempre movimentado. E segundo, um estoque parado oferece dois tipos de prejuízos: ter produtos sem uso, e os custos para mantê-lo ativo.

Defina quais são os “produtos de luxo”

Os produtos de luxo são aqueles destinados a serviços específicos no salão de beleza, que precisam de cuidados mais precisos e, portanto, produtos mais particulares. Não é incomum que esses materiais precisem de condições apropriadas para serem usados com todo o potencial, fora o preço de investimento que não costuma ser baixo.

Por isso, dentro do estoque, separe espaços que sejam adequados para guardar esses produtos. Siga as todas as recomendações do fornecedor, e adeque em lugares acessíveis. Preservar os produtos, nesse caso, é garantir mais economia e mais organização no estoque.

Tenha profissionais responsáveis pelo estoque

Uma das maneiras mais simples e eficientes para garantir um estoque bem organizado e com giro é ter poucas pessoas entrando e saindo dele. Além do próprio gestor, é uma boa ideia ter um funcionário por turno de trabalho responsável pelo estoque.

Junto a ferramentas tecnológicas, como aplicativos ou um controle simples, você sabe como está o fluxo, além de atribuir uma tarefa de confiança para profissionais com o perfil adequado no salão de beleza.

Com essas dicas, organizar o estoque se torna menos uma tarefa entre prioridade e luxo, e passa a ser uma área que gera tantos lucros quanto os serviços do salão de beleza. Cuide bem dele!

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.