O fim do ano é um dos momentos de maior movimento no mercado estético em geral, seja pela virada para um novo ano ou pela chegada do verão. Também é o momento de planejar promoções e formas de fazer o estoque girar, alavancando as vendas. Mas para planejar esse tipo de ação, é preciso um entendimento razoável sobre estratégias de compra e venda, para criar esse fluxo de maneira saudável e rentável.
Isso porque alguns produtos se desvalorizam com o tempo, e tê-los em grande quantidade estocados não é bom negócio em nenhuma época do ano. É necessária a compra e armazenamento desses materiais respeitando prazos e o espaço disponível para armazenamento. No caso de salões e barbearias, onde o espaço para estoque é geralmente reduzido, essa inteligência logística precisa ser ainda maior.
Planejando e organizando
Um planejamento de estoque envolve estimativas de consumo, e a melhor forma de fazer isso é se basear em fins de ano anteriores para ter uma média de saída de produtos e serviços mais vendidos, além do volume de vendas. Essa informação é importantíssima para entender qual dos serviços deve voltar a ser o foco principal em dezembro, e assim planejar o estoque deles adequado ao volume de vendas.
Mas existe outro ponto a ser considerado: novas tendências. Todos os anos, algo se torna febre, e isso pode ser um penteado, um novo tratamento estético, um acessório e etc. Nesses casos específicos, o mais importante é ter bom senso e feeling de mercado, para entender se essa febre gerará realmente um alto volume de vendas ou se terá um desempenho abaixo do especulado. O ideal nesses casos é manter um estoque mediano e uma boa relação com o fornecedor, para suprir com rapidez e sem alta de preço uma eventual baixa no estoque.
Há um exemplo inverso desse tipo de problema em outro setor do mercado nacional. Cerca de dois anos atrás, chegou ao Brasil a novidade das Paletas Mexicanas, picolés grandes e recheados com os mais variados sabores. Nesse período, houve um boom de investimento de empreendedores em Paleterias e estabelecimentos para venda do produto. Porém, a febre foi acabando, ao mesmo tempo em que padarias e barzinhos passaram a oferecer o mesmo produto, sem despender de grande investimento ou de um estoque muito vasto. O resultado foi a quebra do mercado de paleterias, entre outras coisas, em virtude do alto investimento feito sem retorno, que inclui o estoque de um produto que não teve a saída esperada.
É claro que o exemplo é uma extrapolação, mas ilustra de maneira eficiente os problemas que podem acontecer em decorrência de um mal planejamento de estoque.
Para ter maior facilidade na gestão é altamente recomendado o uso de um sistema que monitore todas as informações pertinentes a isso. O Sistema Graces oferece uma série de vantagens, incluindo uma solução de gestão para estoque. Controle o Estoque de produtos de revenda e de consumo evitando desperdícios! Faça inventários, venda vinculada de produtos em serviços, controle de produtos fracionados, níveis de estoque, ponto de reposição.
Com esse serviço totalmente automatizado, sobra mais tempo para dedicar à promoção e venda dos seus produtos, contribuindo para um fim de ano lucrativo.