Solução de gestão para organizar o estoque do salão

estoque salao

Quando falamos sobre solução de gestão para organizar o estoque do salão de beleza, é interessante que você tenha em mente que essa ferramenta terá a função de ajudar a organizar além dos produtos, diversas atividades e até os documentos da sua empresa.

Sendo assim, é importante destacar que a utilidade dessa ferramenta vai além do simples controle de estoque. Ela facilita todas as operações, proporcionando uma gestão mais eficiente em diversos aspectos. 

Ou seja, todas as informações referentes às atividades do seu negócio estão concentradas em um único local facilitando a gestão e organização das operações, pois todos os dados essenciais são acessados de maneira unificada.

Dessa forma, você poderá consultar informações e dados a qualquer momento que preferir, tomando decisões baseados em indicadores.

Assim, o gestor tem uma boa visibilidade dos resultados, podendo antecipar potenciais desafios, identificar oportunidades e aprimorar a efetividade da gestão administrativa.

Outro benefício interessante seria a otimização dos processos.Isso significa que erros manuais serão evitados, pois a ferramenta possibilita que os processos sejam realizados com facilidade e agilidade de forma integrada.

Além disso, também vale citar a segurança no armazenamento de dados, contribuindo para a melhora na comunicação e integração entre pessoas, setores e processos.

Compreendendo que uma solução tecnológica desempenhará um papel importante em sua gestão como um todo, vamos focar em como usar a solução para organizar o estoque no salão de beleza.

Por que devo realizar o controle de estoque no meu salão de beleza?

Provavelmente, você compreende a importância do controle de estoque no salão de beleza que está diretamente ligado à prática de monitorar a quantidade de produtos disponíveis para uso interno e para venda.

Controlar o estoque periodicamente, garante que os clientes sejam atendidos diariamente, sem interrupções devido à falta de material necessário no salão de beleza. 

Além disso, ao gerenciar o estoque, é possível assegurar a previsibilidade relacionada compras, fornecedores, marcas, quantidades, dentre outros dados. Permite maior controle e uma gestão eficiente, facilitando a organização e otimizando o fluxo de trabalho.  

Aspectos gerais para manter os produtos sob controle

Antes de falarmos sobre uma solução de gestão para organizar o estoque do salão de beleza, é primordial falar sobre a importância de categorizar e rotular os produtos.

Categorizar significa criar categorias para diferentes tipos de produtos.

Por exemplo, é possível separar produtos de cuidados com a pele, cuidados com cabelo, coloração, alisamento, entre outros.

Dessa forma, facilita a identificação e localização dos produtos quando necessário.

Além da categorização, também é fundamental rotular cada produto contendo informações como nome, marca e qualquer outra informação relevante.

Nesse sentido, os funcionários podem localizar itens específicos com grande precisão e rapidez.

No que diz respeito à organização física, é interessante ter caixas de armazenamento ou prateleiras específicas para cada categoria de produtos.

Esse tipo de organização também torna fácil a localização e evita confusão ou extravio de itens.

Inclusive, quando falamos em venda de produtos, se eles estiverem distribuídos pelo salão de forma estratégica, o cliente pode navegar com facilidade entre as diversas opções disponíveis.

Se o seu salão enfrenta dificuldade com relação à organização, é provável que esteja perdendo oportunidades de vendas potenciais antes mesmo de contratar a solução de gestão para organizar o estoque do salão.

Isso ocorre porque simplesmente não nos atentamos a alguns produtos, tanto no que se refere ao uso interno quanto às vendas.

Níveis de estoque

Além de categorizar, rotular e providenciar um local adequado para armazenamento, devemos falar sobre a necessidade de estabelecer uma quantidade mínima para cada produto que deve estar em estoque.

Faz-se principalmente para evitar a falta de itens essenciais.

Mas, você pode se perguntar: como determinar uma quantidade exata?

O ideal é que você analise as tendências de vendas e a demanda dos clientes visando definir os níveis de estoque mínimos adequados.

E claro, tenha em mente que você não deve determinar somente valores mínimos de estoque, mas também a quantidade máxima com o intuito de evitar excessos e usar o capital de forma desnecessária.

Use o método FIFO quando tiver uma ferramenta de gestão para organizar o estoque do salão.

FIFO é uma sigla para “First-In, First-Out”, que significa “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”.

O método resume-se à ideia de que os itens armazenados devem ser utilizados, consumidos ou vendidos na ordem em que foram recebidos.

Assim, evita-se que os produtos fiquem obsoletos ou se deteriorem no estoque.

É interessante observar que FIFO é um termo aplicável a diversos setores e certamente você pode implementá-lo em seu salão de beleza para evitar o acúmulo de produtos por longos períodos.

Em outras palavras, damos sempre preferência aos itens mais antigos, especialmente os itens que têm prazo de validade.

Dessa forma, você automaticamente passa a organizar o estoque conforme as datas de vencimento.

Mas, para que isso seja possível, é fundamental que você treine seus funcionários para que aprendam a usar o método FIFO, evitando o desperdício de produtos e seguindo um processo definido.

Ao revisar periodicamente o estoque e remover itens vencidos ou danificados, você pode garantir que os clientes recebam apenas produtos de alta qualidade durante suas visitas ao salão de beleza. Essas práticas contribuem para manter a reputação e a satisfação do cliente.

O que considerar ao escolher uma solução de gestão para organizar o estoque do salão

Certamente, o primeiro passo é considerar se a ferramenta de gestão facilita os aspectos mencionados acima.

Por exemplo, ao analisar as opções de ferramentas que você pesquisou, certifique-se de que atendem às suas necessidades. Contudo, é importante avaliar se o seu objetivo é aderir a uma solução mais completa ou que resolvam suas necessidades de forma parcial.

A maioria das opções do mercado garante funcionalidades para gerenciar todos os aspectos da administração do seu salão, indo além do simples gerenciamento do estoque.

Isso é ótimo, pois abrange todos os recursos em uma única ferramenta de gestão para organizar o estoque e acaba suprindo mais necessidades na gestão do seu salão de beleza.  

Sugerimos a escolha de uma alternativa que ofereça recursos robustos, incluindo rastreamento de estoque, funcionalidade de gerenciamento de pedidos de compra e capacidades avançadas de relatórios.

Por meio desses recursos, você poderá monitorar os níveis de estoque, otimizar os processos de compra e tomar decisões assertivas, pois serão baseadas em dados.

Demais recursos

Outro ponto fundamental é garantir que a solução de gestão para organizar o estoque do salão tenha uma interface amigável, permitindo que toda a equipe acesse e assegure que a administração seja feita corretamente.

Nesse sentido, a facilidade de navegação é um requisito indispensável. 

E embora seja simples, isso não te isenta da necessidade de realizar treinamentos periódicos com os membros da equipe que estarão envolvidos no uso da plataforma.

Também esteja atento às avaliações e depoimentos de clientes que utilizam a plataforma que você deseja contratar.

Qualquer empresa de gestão respeitável terá uma forte presença on-line, portanto, procure uma que tenha críticas boas, principalmente de outros proprietários de salões que usam as soluções de gestão. 

Dicas para usar uma solução de gestão para organizar o estoque do salão

Inicialmente, é importante manter-se atento ao inserir e atualizar os dados de inventário.

De nada adianta você encontrar o melhor sistema de gestão se não tiver a disponibilidade de inserir informações precisas e detalhadas dos produtos, porque neste caso, nenhum recurso da ferramenta será eficaz.

Certo, mas quais seriam essas informações?

Basicamente, incluem preços, quantidades, nomes e fornecedores dos produtos.

Atualizar esses dados de forma regular é indispensável para refletir alterações nos níveis de estoque, seja por vendas, novas compras ou uso interno.

Em segundo lugar, considere acompanhar as vendas e a movimentação do estoque periodicamente.

Esse acompanhamento permite a identificação de produtos populares, indicando a necessidade de manter os níveis de estoque mais elevados.

Como resultado, evita-se rupturas de estoque garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis para a satisfação da clientela.

Ao realizar este tipo de rastreamento, também é possível identificar qualquer discrepância ou possíveis furtos no estoque.

A solução de gestão para organizar o estoque do salão de beleza pode gerar relatórios sobre padrões de movimentação de estoque, permitindo investigar prontamente quaisquer irregularidades.

Utilize os recursos de relatórios da ferramenta para obter insights sobre o desempenho do produto e tomar decisões baseadas em dados sobre compras ou reabastecimento.

Auditoria de estoque

A auditoria é um processo que verifica tanto a quantidade quanto a qualidade do estoque de uma empresa.

O intuito é garantir que os registros sejam precisos e as quantidades físicas correspondem aos registros contábeis, assegurando a integridade e confiabilidade de dados.
Para realizar essa contagem de maneira eficiente, recomenda-se estabelecer uma data específica com o auxílio da ferramenta de gestão destinada a organizar o estoque no salão de beleza.

Essa contagem pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo do tamanho e da complexidade do estoque do seu salão.

Para que o gestor se sobrecarregue, é ideal que ele delegue essa tarefa para funcionários treinados e 100% confiáveis.

Selecione colaboradores que sempre estejam atentos aos detalhes e estejam familiarizados com os processos de gerenciamento de estoque do salão.

No geral, os profissionais designados a essas funções deverão comparar as contagens físicas com os registros do inventário a fim de identificar discrepâncias que podem identificar furtos, erros de entrada de dados ou extravios.

Caso o número não seja o esperado e falte alguns itens, é importante investigar para definir se a quantidade diferente de itens se deu devido a furto, erro humano ou outros fatores.

Como medida preventiva, implemente medidas de segurança reforçadas ou garanta que os profissionais que gerenciam o estoque, estejam adequadamente preparados. 

Além da auditoria, também indicamos analisar os resultados usando a ferramenta de gestão para organizar o estoque do salão.

Todas essas informações coletadas devem ser utilizadas para melhorar os processos de gerenciamento e diminuir os erros.

E claro, compartilhe o que for necessário com a equipe do salão para criar consciência sobre a importância de uma boa gestão de estoque e desenvolver responsabilidade dentro da equipe.

Dicas finais

Considere a ideia de usar um local específico para estoque no salão de beleza.

Seja uma área ou sala dentro do seu salão, é fundamental ter este espaço a fim de armazenar todos os itens do inventário.

Para garantir a eficiência, garanta que seja de fácil acesso, organizado e seguro. 

Além disso, implementar controles de acessos rigorosos pode ajudar a evitar o manuseios não autorizados de estoque e reduzir o risco de roubo ou perda.

Uma prática interessante é utilizar a solução de gestão para organizar o estoque do salão para identificar produtos com movimentação lenta.

Isso geralmente acontece porque as vendas do produto foram baixas ou a proximidade do prazo de validade.

Ao identificar esse tipo de produto, você deve ajustar a quantidade de pedidos para o próximo mês ou planejar ações para minimizar perdas financeiras.

Essas ações podem incluir a aplicação de descontos e promoções em produtos de baixa movimentação, estimulando as vendas e reduzindo os excessos de estoque.

E claro, em casos de desempenho persistentemente inferiores, mesmo com descontos, pode ser necessário interromper a venda desses itens. 

Assim, terá recursos e espaço suficiente para trabalhar com produtos mais lucrativos e populares.

A solução de gestão para organizar o estoque do salão também auxilia no planejamento de compras.

Além de indicar a quantidade necessária para o próximo mês, a ferramenta ajuda a determinar as quantidades ideais para datas sazonais.

Meses como dezembro, em que as festas de final de ano aumentam, é essencial ajustar as compras para atender um maior número de clientes.

Por outro lado, em meses como janeiro, quando há menor movimento, é aconselhável reduzir as quantidades de produtos comprados.

Utilize a plataforma para identificar e se preparar para essas variações sazonais, garantindo níveis ideais de estoque e otimizando a gestão do salão de beleza.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.