Melhores caminhos para recuperação financeira de seu salão

Quando se administra uma empresa, mesmo que pequena, é comum entrar em saldo negativo, principalmente em tempos de crise. Especificamente com salões de beleza, as coisas não são diferentes.

Por mais normais que crises financeiras possam ser, evidentemente elas devem ser evitadas ao máximo, contudo, caso aconteça, é tarefa do empresário se recuperar, a fim de manter a empresa o maior tempo que for possível.

Um novo planejamento financeiro

Apesar de estar relacionado com o início de um novo negócio, o fato é que o planejamento financeiro é recomendado até mesmo em negócios em regressão, ou mesmo falidos.

No caso do salões de beleza, um novo planejamento deve ser o primeiro passo dado para se enfrentar uma crise financeira. E deve ser refeito de tempos em tempos, seja em momentos de aumento de faturamento, como em momentos de prejuízo constante. Tudo isso pra ajudar na adaptação das mudanças ocasionadas pela nova situação, seja ela boa ou ruim.

O objetivo do planejamento é justamente revisar o ciclo de gastos e receitas, a fim de estabelecer um novo padrão de vida do proprietário e de rotina do salão.

Novas fontes de renda

Procurar fontes alternativas de renda é necessário não apenas para quem busca a recuperação financeira, mas também é útil durante a administração de qualquer negócio, mesmo um salão de beleza.

Ter uma ou mais fontes de renda alternativa serve justamente para evitar a dependência total do salário, que muitas vezes pode não dar conta da despesa do estabelecimento e da vida pessoal do proprietário.

Existem diferentes formas de se ganhar um dinheiro extra, principalmente com a popularização de aplicativos de delivery e motoristas particulares, contudo, no caso específico de cabeleireiros e salões de beleza, a venda de produtos e a possibilidade de investir em aulas e especializações sobre o mercado da beleza, podem ser uma ótima forma de ganhar um dinheiro a mais.

Investir nas novas fontes de renda é a melhor opção para sempre ter um dinheiro a mais, antes e durante a crise financeira.

Um novo padrão de vida

Situações drásticas de crise, por mais que sejam mais comum do que pareçam, não devem ser tratadas com descaso, pois as consequências posteriores podem ser bastante significativas, levando o salão e seu proprietário a falência.

Caso chegue nesse nível, ou mesmo próximo disso, é necessário mudanças na forma de administração e gestão financeira, como também nos padrões de vida, que devem ser restabelecidos.

É necessário cortar gastos, realizar economias e seguir fielmente o novo plano financeiro..

Um padrão de vida, tanto pessoal, quanto profissional, deve seguir a regra básica de nunca gastar mais do que se tem, portanto, para evitar mais gastos, ou mesmo diminuir os que já se tem, a melhor opção é estabelecer novos padrões de vida mais econômicos.

No caso de salões de beleza, cortar assinaturas de revistas e canais por assinatura, que são comuns em muitos estabelecimentos, já seria um primeiro passo. A compra e a manutenção de produtos e equipamentos pouco rentáveis, também é uma boa opção, assim como a redução do horário de funcionamento do estabelecimento em horários pouco rentáveis. A ideia é manter apenas o que for realmente necessário, sem luxos e extravagâncias.

A demissão de funcionários não seria recomendável em um primeiro momento, apenas em último caso, quando não houver mais opções. Contudo, muitas vezes, renegociar ou cancelar contratos podem ser mais caros do que manter o colaborador em atividade.

Quando um novo padrão mais económico de trabalho for estabelecido, o ideal é que ele seja mantido por um tempo, mesmo após a superação da crise, por garantia.

Leia mais sobre compra de produtos

Independência financeira

Com a crise superada, as finanças recuperadas e a reserva de caixa estabelecida, o salão aos poucos pode ir voltando aos padrões anteriores, e aos poucos ir crescendo, se tornando mais moderno e mais sofisticado. Um crescimento gradual, sem pressa e sem equívocos, é a marca para o sucesso de qualquer estabelecimento, de qualquer área.

O objetivo final é alcançar a independência financeira, fazendo com que o estabelecimento, além de não dar mais despesas, alcance um status de auto rentável, onde ele mesmo se pague, e posteriormente dê lucros suficiente para que o proprietário desfrute da vida e do próprio salão como um prazer, e não mais como um sustento obrigatório.

Mesmo que seja possível recuperar um salão em crise financeira, a principal arma pra isso continua sendo a precaução. E como nem todo cuidado é suficiente, o ideal é contar com a tecnologia para auxiliar no controle financeiro.

O sistema Graces é a melhor opção do mercado e oferece diversas funcionalidades como a possibilidade de acesso e gestão via desktop e smartphone, e demais recursos como agendamento de clientes e outras funcionalidades.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.