Organização financeira: sua vacina para crises

Em tempos de crise, muitos empresários lembram dos gastos e dos diferentes métodos para evitar despesas desnecessárias. Contudo, a melhor maneira de fugir do prejuízo, é se precaver dele o máximo possível.

No caso de salões de beleza e estética, a situação não é diferente. Existem algumas dicas de organização financeira bastante úteis para quem busca o máximo de precaução na hora de driblar possíveis crises financeiras das quais nem os salões de beleza estão livres de enfrentar.

Defina as metas

A principal regra na administração de um salão pode ser resumida em saber quanto é necessário ganhar para manter o estabelecimento funcionando, e ainda gerar lucro. Estabelecer essa meta é fundamental para ter sucesso com o empreendimento.

Contudo, para se alcançar uma meta principal, é preciso estabelecer metas primárias e métodos de como chegar lá. O primeiro passo é estabelecer um plano de negócios, que consiste em um documento que norteia toda a estratégia financeira do empreendimento.

Basicamente é necessário ter em mente os objetivos do negócio, traçar um plano para realizá-los e ter determinação para fazer com que o salão cresça e prospere.

Separe as contas

Um erro grave frequentemente cometidos por pequenos e médios empresários, inclusive proprietários de salões de beleza, é misturar as contas pessoais com as da empresa. Esse equívoco é terrível para crescimento e perenidade da empresa no mercado.

Para evitar esse tipo de problema, e manter a organização financeira do salão de beleza, é necessário primeiramente estabelecer um salário fixo inicial para os colaboradores. Esse pagamento deve ser realizado em dia, independente dos lucros ou prejuízos mensais do salão, ou seja, se o mês fechar no vermelho, a reserva deve ser destinada ao pagamento de salários. Caso o caixa feche com lucro, o valor de salário combinado não será alterado.

Outro ponto importante é deixar uma conta corrente destinada apenas para o negócio e suas movimentações, entradas e saídas financeiras. Tudo o que for destinado a essa conta será apenas para a empresa, evitando assim pagar contas pessoais com o dinheiro da empresa.

Reserva de recursos

Como citado anteriormente, honrar com os pagamentos dos colaboradores é essencial não apenas em um salão, mas em qualquer empresa. Contudo, para não se endividar nos pagamentos, é necessário ter uma reserva, para não depender apenas do lucro mensal do salão, que muitas vezes pode fechar no vermelho.

É evidente que manter uma reserva de dinheiro não é um trabalho tão simples, justamente por isso é necessário e importante ter uma conta própria para movimentação financeira do estabelecimento.

Manter essa reserva de recursos é necessário para conseguir passar por imprevistos de uma maneira mais tranquila, evitando também gastos com juros e empréstimos, que por mais que muitas vezes possam ser úteis, caso usados de maneira desregulada, podem trazer prejuízos à empresa.

Lucratividade

Para manter o estabelecimento, é necessário entender a sua lucratividade, ou seja, entender se ele está dando lucro, ou não. Não existe outra maneira de saber a lucratividade do estabelecimento além de acompanhar diariamente as entradas e saídas financeiras do caixa do salão de beleza.

Quando essa análise é feita diariamente, ou pelo menos frequentemente durante a semana, é possível também verificar quanto é necessário para bater uma determinada meta estipulada e até mesmo para tomar decisões estratégicas, como por exemplo a aquisição de novos produtos, contratação de profissionais e até mesmo a expansão do empreendimento.

Essa análise de lucratividade é importante também para que o empreendedor tenha a noção de que, mesmo que em dias ou semanas específicas, o lucro não tenha sido o esperado, não significa que o negócio vai mal, claro, desde que esses dias sejam compensados por outros de melhor desempenho.

Software de gestão

Leia mais sobre tecnologia em salões de beleza

Utilizar a tecnologia é essencial em qualquer empresa, mesmo as pequenas. Felizmente, a tecnologia também é uma forte aliada dos salões de beleza, que por mais tradicional que o serviço seja, já deixou para trás o velho controle de orçamento feito por meio de papel, caneta e planilhas. Administrar um salão de beleza por meio de métodos obsoletos e ultrapassados é arriscado, pois não torna a atividade produtiva, além de não permitir que o controle financeiro seja feito com precisão.

O melhor método para não errar na hora de organização financeira é contar sempre com o um software de gestão específico para salão de beleza.

O sistema Graces é a melhor opção do mercado e oferece diversas funcionalidades como a possibilidade de acesso e gestão via desktop e smartphone, e demais recursos como agendamento de clientes e outros.

Saiba como obter o sistema Graces no seu salão

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.