Quando o aluguel pesa na conta, renegociar ou trocar o ponto?

aluguel

O ponto comercial é a base do sucesso do seu estabelecimento, por isso é importante que essa base seja sólida e que facilite suas operações. Mas e quando acontece exatamente o contrário?

Em algumas situações, como baixa no fluxo de clientes ou renovações de contrato, o preço do aluguel começa a incomodar o orçamento da empresa, a ponto de fazer empreendedor cogitar medidas drásticas para conter gastos e conseguir lidar melhor com o problema. Mas se você já pensou em todas essas possibilidades e ainda assim não encontrou uma solução suficiente, como reagir?

Mudar é uma alternativa que costuma causar frio na barriga de qualquer empresário, isso porque, além de ter de encontrar e preparar as novas instalações, o temor maior é o de perder parte da carteira de clientes, ou não conseguir o mesmo fluxo de agenda de antes.

A renegociação é também uma possibilidade, e poderia vir como uma solução realmente eficaz, capaz de sanar o problema reduzindo ou até mesmo congelando o aumento de custos do aluguel. Mas veja bem, para conseguir esta vantagem, o empresário que deseja negociar a renovação desse contrato precisa se antecipar ao prazo de vencimento, do contrário, terá de encarar a elaboração de um novo documento, com valores que quase sempre são muito maiores do que os anteriormente praticados.

A busca por um novo espaço.

Se o proprietário não está aberto a negociação, ou se o empresário prefere optar por se mudar,  é interessante perceber que essa mudança pode ser muito útil do ponto de vista comercial, principalmente se for pensada com cautela.

Reveja a postura da sua empresa com relação à captação de clientes novos e entenda se a mudança de localização poderá auxiliar ou atrapalhar nesse aspecto.

O seu novo ponto comercial poderia trazer mais vendas dos seus serviços?  É possível estabelecer parcerias com outros estabelecimentos nessa nova região?

Também é interessante que o seu novo ponto comercial possa oferecer aluguel por uma quantia significativamente mais baixa do que o seu contrato anterior, do contrário, pode ser melhor tentar investir um pouco mais em tentativas de negociação, ou continuar procurando um espaço adequado.

Uma das maiores vantagens de procurar um novo espaço para a sua empresa é poder encontrar um lugar maior e mais confortável, por um preço mais baixo. Atente-se para pontos comerciais que já tenham abrigado empresas bem sucedidas.

A negociação

Entre as maiores causas da dificuldade dos empresários em conseguir uma negociação satisfatória está a ansiedade de alugar o imóvel para a inauguração rápida da sua empresa.

Esse sentimento é perfeitamente natural, afinal, trata-se da realização de um grande sonho, mas nessa situação, os empreendedores costumam deixar de lado questões como a durabilidade do contrato e ignoram totalmente as de renovação.

Mas apesar de tudo, negociar o valor do aluguel ainda é a opção mais interessante, não apenas para o comerciário, como também para o proprietário do imóvel, uma vez que a proposta possa ser lucrativa e segura para ambos os lados.

Como forma de conquistar confiança e simpatia, o inquilino pode oferecer, por exemplo, um acordo de reforma do ponto, ou reparos necessários, lembrando que a cobrança do IPTU, também precisa ser levada em conta.

Considere um ponto positivo em seu favor, caso o proprietário escolha arcar com esta responsabilidade, que neste caso, deve estar prevista em um contrato escrito.

Lembre-se de analisar cada passo para conseguir obter os melhores preços e faça projeções de aumento com cautela. É essencial ter todas as informações registradas, por isso abuse de tecnologias que facilitem esse processo.

E se você deseja receber mais dicas sobre como usar gráficos e análise em favor do sucesso da empresa, cadastre-se em nossa plataforma e não deixe de acompanhar todas as nossas atualizações sobre o mundo do empreendedorismo.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.