precificação

Seja honesto na precificação do seu negócio de beleza

Como não é segredo para ninguém, os salões de beleza são um investimento praticamente certo no Brasil, tanto porque a economia é fortemente baseada em serviços quanto pelo apreço que homens e mulheres têm com a imagem estética.

No entanto, muitos salões com enorme potencial quebram devido à falta de experiência dos gestores, em especial quando o assunto é a precificação dos serviços.

Neste artigo você irá entender como montar a precificação dos serviços de seu salão e garantir a sobrevivência e crescimento de seu negócio no mercado, iniciando pela análise da concorrência.

A concorrência

Apesar de ser um fator ignorado por muitos gestores, ela é fundamental para garantir uma precificação justa e capaz de oferecer uma boa margem de lucro.

Analise qual o carro chefe dos salões na região em que atua e o preço cobrado pelos serviços. Tendo essas informações, você pode definir um preço próximo ao de seus concorrentes, estimulando os interessados a conhecerem e se tornarem clientes de seu salão.

Os gastos

A análise dos gastos é muito importante, pois são deles que sua margem de lucro é formada, por isso realizar essa análise é fundamental.

Avalie quais são os gastos fixos – aluguel, água, luz, telefone, internet, comissão de funcionários – e quais são os gastos variáveis, como uso de produtos, taxas de máquinas de cartão, promoção, frete de fornecedores, tributos e impostos cobrados, dentre outros.

Com esses dados em mão, você pode definir um porcentagem de gastos fixos e variáveis em todos os serviços que oferece, garantindo assim uma margem de lucro fixa por serviço.

O mercado

Muitas vezes, a localização do salão define o tipo de público que o frequenta, e como o cliente é o objetivo maior de qualquer negócio, isso deve ser levado em conta.

Se seu salão fica em um bairro de classe média, os preços não podem ser muito elevados, uma vez que altos preços não são compatíveis com a realidade financeira dos moradores.

Mas lembre-se que o preço deve ser compatível com o serviço, ou seja, de nada adianta ter um salão em uma área nobre e com altos preços se os serviços e a infraestrutura do salão não passa essa imagem.

Valor agregado

Quando falamos em valor agregado, estamos falando de algo que oferece uma experiência diferenciada para o consumidor, o que na prática significa que os preços podem ser mais altos, uma vez que não se estará comprando apenas um serviço, mas uma experiência completa.

Um exemplo de serviço com valor agregado é o atendimento residencial, que leva maior comodidade aos clientes. Serviços realizados com produtos premium também têm valor agregado.

Pagamento dos funcionários

Por fim, para montar os preços dos serviços ofertados em seu salão é necessário definir quanto os profissionais ganharão.

De praxe, quando os profissionais trabalham de maneira autônoma e com seus próprios produtos, utilizando apenas o espaço do salão, a comissão gira de 50% a 70%.

No entanto, esse valor pode ser reduzido em outros esquemas de trabalho, como por exemplo oferecer um salário mínimo, transporte e 30% de comissão.

O esquema de contratação e o valor da comissão afeta diretamente a precificação dos serviços, e por isso  você deve analisar qual a melhor opção para você.

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