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5 hábitos que não cabem nas empresas no século 21.

A empresa do século 21 tem presença virtual e ares de expertise, vende produtos agregados, lança promoções que fazem sucesso no bairro, na cidade e até pelo mundo. Essas marcas estão o tempo todo mostrando movimento e evidenciando o próprio sucesso. E para o cliente faz bem entrar em um negócio de beleza que fala a linguagem atual.

Mas você já passou pela experiência de visitar um estabelecimento e se sentir voltando dez ou vinte anos no tempo? A menos que se esteja visitando um lugar propositalmente retrô, a sensação de estar nesse ambiente desatualizado pode causar ao cliente a impressão de que o gestor tem pouca habilidade, ou pior, não se importa com as novidades do mercado. Observe que os estabelecimentos que sofrem com a desatualização, frequentemente estão vazios, o que é péssimo para os negócios.

Por isso, separamos uma lista com os 5 hábitos que não cabem nas empresas no século 21, para que você possa eliminar de vez da sua rotina, essas condutas pouco produtivas.

  1. Pouca presença virtual

Um exemplo bastante comum é o cliente pedir o endereço virtual de determinado salão de beleza, isso porque ele quer saber mais sobre os seus serviços enquanto estiver navegando no Facebook ou no Instagram, mas o empreendedor responde: “Eu não uso essas coisas” ou “Não tenho tempo para isso.”

É verdade que gerir as redes sociais demanda tempo, coisa que o empreendedor nem sempre tem para oferecer. Mas dar uma resposta como essa mostra desinteresse em compartilhar sua rotina e promoções com os seus clientes que poderão se sentir abandonados, e em consequência correrão para as páginas dos seus concorrentes a fim de encontrar as novidades que procuram. Por isso, se o seu salão de beleza ainda não tiver um perfil em alguma rede social, responda que está providenciando esse serviço, e trate mesmo de criar um perfil profissional o quanto antes.

  1. Cadernetas e cadernos

A sua agenda de clientes é literalmente, um caderno? Cuidado, o comprometimento desse material pode trazer um prejuízo gigantesco. Imagine perder todos os telefones, registros de valores, informações pessoais e anotações? As empresas do século 21 cuidam de seus processos em plataformas digitais, porque facilitam a gestão, já que estas mostram dados atualizados automaticamente, permitindo a visualização clara dos eventos da agenda. E já é possível encontrar aplicativos que transformam a sua carteira de clientes em um documento muito mais seguro e fácil de transportar uma vez que se pode operá-lo em quaisquer dispositivos.

  1. Engajamento zero

Não se dispor é outra postura inadequada para empresas do século 21. Isso porque um aspecto importante das empresas que olham para o futuro é o comprometimento com causas sociais. Posicionar a sua empresa em favor de alguma causa, tanto através de doações ou campanhas de conscientização, é uma forma inteligente de mostrar aos seus clientes e parceiros que a sua marca oferece mais do que serviços, mostra que ela também se importa com a realidade que a cerca. Empresas desatualizadas possuem gestores que ainda não entendem a importância de demonstrar preocupação com as pessoas e suas causas.

  1. Lentidão

Filas, salas de espera com revistas velhas, o típico relógio de ponteiro indicando uma hora que não passa nunca. Este cenário é uma verdadeira tortura para qualquer cliente.

A agilidade da internet deixou as pessoas com mais pressa e o resultado disso é que empresas onde os processos não são otimizados acabam perdendo público e dinheiro. Para mostrar que a sua gestão está no ritmo do século 21, evite a lentidão nos seus processos organizando sua agenda de forma que os clientes não tenham que esperar muito tempo na fila. Demonstre agilidade na finalização dos serviços, e se for possível, disponibilize meios interessantes para que o seu cliente possa esperar de forma mais agradável, usando o seu wifi, por exemplo.

  1. O chefe carrancudo

O modelo autoritário de gestão não tem nada a ver com o que os clientes desejam encontrar quando procuram uma empresa com perfil moderno.  O ambiente descontraído e com profissionais que interagem livremente tem muito mais a ver com a proposta dos novos tempos. E mostrar disposição e maleabilidade é o mesmo que demonstrar segurança na própria qualidade.

Além dessas dicas, o empreendedor também pode vender outros serviços que tornem a ida ao salão mais prazerosa, como café, por exemplo, ou outros mimos sugeridos pela sua própria clientela.

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