A empresa do século 21 tem presença virtual e ares de expertise, vende produtos agregados, lança promoções que fazem sucesso no bairro, na cidade e até pelo mundo. Essas marcas estão o tempo todo mostrando movimento e evidenciando o próprio sucesso. E para o cliente faz bem entrar em um negócio de beleza que fala a linguagem atual.
Mas você já passou pela experiência de visitar um estabelecimento e se sentir voltando dez ou vinte anos no tempo? A menos que se esteja visitando um lugar propositalmente retrô, a sensação de estar nesse ambiente desatualizado pode causar ao cliente a impressão de que o gestor tem pouca habilidade, ou pior, não se importa com as novidades do mercado. Observe que os estabelecimentos que sofrem com a desatualização, frequentemente estão vazios, o que é péssimo para os negócios.
Por isso, separamos uma lista com os 5 hábitos que não cabem nas empresas no século 21, para que você possa eliminar de vez da sua rotina, essas condutas pouco produtivas.
Pouca presença virtual
Um exemplo bastante comum é o cliente pedir o endereço virtual de determinado salão de beleza, isso porque ele quer saber mais sobre os seus serviços enquanto estiver navegando no Facebook ou no Instagram, mas o empreendedor responde: “Eu não uso essas coisas” ou “Não tenho tempo para isso.”
É verdade que gerir as redes sociais demanda tempo, coisa que o empreendedor nem sempre tem para oferecer. Mas dar uma resposta como essa mostra desinteresse em compartilhar sua rotina e promoções com os seus clientes que poderão se sentir abandonados, e em consequência correrão para as páginas dos seus concorrentes a fim de encontrar as novidades que procuram. Por isso, se o seu salão de beleza ainda não tiver um perfil em alguma rede social, responda que está providenciando esse serviço, e trate mesmo de criar um perfil profissional o quanto antes.
Cadernetas e cadernos
A sua agenda de clientes é literalmente, um caderno? Cuidado, o comprometimento desse material pode trazer um prejuízo gigantesco. Imagine perder todos os telefones, registros de valores, informações pessoais e anotações? As empresas do século 21 cuidam de seus processos em plataformas digitais, porque facilitam a gestão, já que estas mostram dados atualizados automaticamente, permitindo a visualização clara dos eventos da agenda. E já é possível encontrar aplicativos que transformam a sua carteira de clientes em um documento muito mais seguro e fácil de transportar uma vez que se pode operá-lo em quaisquer dispositivos.
Engajamento zero
Não se dispor é outra postura inadequada para empresas do século 21. Isso porque um aspecto importante das empresas que olham para o futuro é o comprometimento com causas sociais. Posicionar a sua empresa em favor de alguma causa, tanto através de doações ou campanhas de conscientização, é uma forma inteligente de mostrar aos seus clientes e parceiros que a sua marca oferece mais do que serviços, mostra que ela também se importa com a realidade que a cerca. Empresas desatualizadas possuem gestores que ainda não entendem a importância de demonstrar preocupação com as pessoas e suas causas.
Lentidão
Filas, salas de espera com revistas velhas, o típico relógio de ponteiro indicando uma hora que não passa nunca. Este cenário é uma verdadeira tortura para qualquer cliente.
A agilidade da internet deixou as pessoas com mais pressa e o resultado disso é que empresas onde os processos não são otimizados acabam perdendo público e dinheiro. Para mostrar que a sua gestão está no ritmo do século 21, evite a lentidão nos seus processos organizando sua agenda de forma que os clientes não tenham que esperar muito tempo na fila. Demonstre agilidade na finalização dos serviços, e se for possível, disponibilize meios interessantes para que o seu cliente possa esperar de forma mais agradável, usando o seu wifi, por exemplo.
O chefe carrancudo
O modelo autoritário de gestão não tem nada a ver com o que os clientes desejam encontrar quando procuram uma empresa com perfil moderno. O ambiente descontraído e com profissionais que interagem livremente tem muito mais a ver com a proposta dos novos tempos. E mostrar disposição e maleabilidade é o mesmo que demonstrar segurança na própria qualidade.
Além dessas dicas, o empreendedor também pode vender outros serviços que tornem a ida ao salão mais prazerosa, como café, por exemplo, ou outros mimos sugeridos pela sua própria clientela.
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