Você também se sente travado? Quer aumentar o seu faturamento e não sabe como? Tem visto várias empresas do mercado da beleza cheias de clientes e a sua não anda?
Então leia esse texto até o fim que eu vim te ajudar….
Na coluna da semana passada, eu contei uma história sobre um salão que me chamou para fazer marketing pois queria conquistar mais clientes e aumentar o faturamento.
Se você não leu, corre lá….
No último dia 17/04, eu ministrei uma palestra em Mogi das Cruzes com esse título: “Cinco passos para aumentar o faturamento” e hoje quero te contar esse passo a passo….
Primeiro Passo – Arrume a Casa!
O que você geralmente faz quando vai receber alguém muito especial em sua casa? Desde pequena eu aprendi que quando vamos receber alguém especial, precisamos arrumar a casa. Geralmente começamos com uma faxina, depois arrumamos a mesa com aquela toalha linda que só se usa em dias de festas e as louças guardadas para momentos especiais como esse.
Eu tenho lá minha opinião sobre esse assunto agora. Acredito muito que devemos trabalhar o nosso merecimento e não deixar o melhor apenas para momentos ou pessoas especiais. Devemos sim, investir na melhor mesa para nossos momentos do dia a dia.
Mas o assunto hoje não é esse, mas é a preparação da casa para receber alguém especial. Pois assim como você arruma sua casa, você também precisa arrumar a sua empresa. De nada adianta você usar todos os recursos para buscar novos clientes se esses clientes ao chegarem encontrarem uma empresa desestruturada.
Então olhe para dentro primeiro e analise a estrutura que você tem. Por exemplo: se você quer atender um público de terceira idade, não pode ter em sua estrutura muitas escadas. Se você quer atender um público de cabelos cacheados, precisa de equipamentos e produtos adequados. A sua estrutura precisa estar preparada para receber o perfil de público que você quer atender.
Assim também a sua equipe precisa ser muito bem treinada. E não apenas nas técnicas que serão utilizadas, mas principalmente no atendimento ao cliente.
Ainda faz parte desse “olhar para dentro”, analisar o Clima Organizacional. Como as pessoas se sentem quando chegam em sua empresa? O Clima é leve, descontraído, feliz e acolhedor?
Segundo Passo – Cuide das Pessoas
E não quero falar aqui sobre cuidar bem do seu cliente e sim, cuidar dos profissionais. Se você quer realmente ter um faturamento alto, com clientes fiéis, você precisa criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva.
Para criar e desenvolver essa equipe você precisa, primeiro de tudo, contratar de forma correta. A contratação é o primeiro passo para o seu sucesso.
Quer aprender a contratar da forma correta? Tenho um curso rápido, prático e acessível que te ensina todo o passo a passo: “Como contratar bons profissionais”. Você encontra facilmente o link para conhecer e começar agora mesmo esse curso na bio do meu Instagram @giovanaquini.oficial ou do seu sistema Graces @sistemagraces.
Terceiro Passo – Busque Parcerias
“Ninguém cresce sozinho, bora crescer juntos?”
Já ouviu ou leu essa frase? Sim, eu repito essa frase há alguns anos pois realmente acredito que juntos somos mais fortes, juntos podemos sim crescer mais.
E como você, empresário da beleza pode buscar parcerias? Comece olhando ao seu redor. Quais as empresas ao seu redor que atendem ao mesmo perfil de público que você?
Quais empresas que tem em seu quadro de funcionários e profissionais o perfil de público que você quer atender?
Descubra, busque, proponha parcerias. É uma das formas mais rápidas e fáceis de alcançar esse público alvo.
Quarto Passo – Cuide da Sua Imagem
Seja sincero comigo: você iria à um endocrinologista obeso? E em uma dermatologista com a pele manchada, cheia de acnes? É claro que não!
Então porque você acredita que o seu cliente vai comprar beleza, autoestima e transformação de alguém que não se cuida?
Sim, estou falando de imagem e postura profissionais. Você precisa mostrar o que está vendendo. Se estamos vendendo beleza, precisamos cuidar de nossa aparência.
Historicamente sabemos que muitas empresas no mercado da beleza nasceram em “fundos de quintal”. E está tudo bem…
Na garagem de casa, em uma sala ou até mesmo literalmente no quintal, milhões de pessoas começaram a atender aos seus clientes. Muitas vezes presenciei a cena de uma dona de casa, de avental, chinelos havaiana e cabelo desarrumado, receberem suas clientes e atenderem.
Hoje não está tudo bem assim….
O cliente busca no profissional uma referência, uma imagem na qual quer se inspirar e confiar.
Você precisa cuidar da sua imagem, da sua postura profissional. Roupas sempre limpas e em ordem, cabelo arrumado, maquiagem leve e adequada.
Cuide também da sua imagem nas redes sociais. Preste atenção ao que você está postando e interagindo. Suas postagens dizem muito sobre você e isso reflete diretamente na sua conquista de novos clientes e fidelização dos atuais.
Quinto Passo – Faça Marketing
Tenho quase certeza que você começou a ler esse texto acreditando que o foco seria o marketing e está assustado de vê-lo apenas no quinto passo.
Sim, investir em Marketing é essencial, mas não é o primeiro passo. Você tem que olhar para dentro, cuidar da sua empresa, daquilo que o cliente vai perceber quando chegar, cuidar de sua imagem, preparar as pessoas que vão receber esse cliente e também buscar os parceiros certos que vão te acompanhar nesse crescimento.
E ao pensar no Marketing, não se prenda “apenas” no digital. Olhe primeiro para o perfil de público que você quer conquistar. Veja onde estão essas pessoas.
Analise o comportamento. Veja os lugares que frequentam, veja se aceitam panfletos, em quais redes sociais estão….
Para investir da melhor forma no marketing você precisa primeiro pesquisar, observar e estudar o seu público.
Você precisa estar no Google. Já cadastrou sua empresa? É gratuito! E apresenta sempre bons resultados. Mas não basta apenas se cadastrar, você precisa alimentar sempre com novas informações.
Em nosso próximo encontro, vamos falar um pouco mais em como fazer esse Marketing para você e para sua equipe. Não perca…
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza