“Como ter uma equipe e não enlouquecer” é o tema do meu primeiro livro. E esse é um assunto que continuo falando há diversos anos.
Sabe porquê?
Lidar com pessoas é sempre um desafio e liderar pessoas, um desafio maior ainda. Em todos os mercados.
Porém, observei nos últimos 15 anos atuando no mercado da beleza que por aqui é mais difícil ainda!
Você concorda comigo?
Você que atua com a gestão do seu negócio também não sente uma dificuldade ainda maior em liderar sua equipe que os gestores de outras empresas, em outros mercados?
E percebo que no período em que estamos vivendo, pós-pandemia essa relação está ainda mais desafiadora? Todos os dias recebo mensagem em meu Instagram e em meu WhatsApp de gestores de empresas do mercado da beleza buscando profissionais e de profissionais buscando empresas para atuar.
O grande problema é que além de não se encontrarem, eles tem exigências cada vez mais absurdas!
Os gestores querem profissionais que tenham carteira de clientes, só aceitam contratar quem já venha com faturamento.
E os profissionais só querem trabalhar em empresas que já tenham clientes, que tenham estrutura, paguem fixo e sempre mais….
Bom, você sabe porque isso acontece?
Eu tenho a visão de dois pontos muitos importantes:
Estamos em um mercado onde a vaidade pessoal é nociva
Não há preparação profissional em nosso mercado.
Mas vamos falar um pouco mais sobre cada um deles:
A vaidade pessoal em nosso mercado é nociva quando os profissionais colocam as suas vontades acima de todos, não tem nenhuma vontade de trabalhar em equipe e sempre veem o outro profissional como um inimigo e não como um parceiro.
Durante muitos anos houve sim um abuso dos donos de empresas do mercado da beleza e isso levou muitos profissionais a se revoltarem e hoje exigem muito mais do que a lei determina.
Porém, vejo que ao invés de buscar uma alternativa e buscar desenvolver um trabalho em conjunto, as pessoas estão cada vez mais voltadas a si próprias e isso eleva a vaidade pessoal e a torna nociva, destruindo relacionamentos que deveriam ser saudáveis.
Quanto à preparação, vejo o problema dos dois lados:
- O mercado da beleza é cada vez mais democrático, permitindo que qualquer pessoa, a qualquer momento da vida, apenas com um curso livre de poucas horas se torne um profissional. Isso facilita a entrada de pessoas no mercado da beleza, mas também tem seu lado negativo, pois temos cada vez mais pessoas despreparadas tanto no quesito técnico quanto no comportamental.
- Os líderes – gestores e proprietários da empresas no mercado da beleza também estão despreparados para liderar suas equipes. Vejo muitos ainda com mindset de profissional, ou seja, pensam, tem a mentalidade de um profissional apenas e não de uma Empresária da Beleza.
Eu sei que em nosso país fomos educados para sermos funcionários, profissionais, recebendo ordens e metas a cumprir.
Mas para atuar no mercado da beleza e ter sucesso precisamos de mais, precisamos ir além, precisamos desenvolver a mentalidade de Empresária da Beleza.
Então como uma Empresária da Beleza pode ter uma equipe e não ficar louca????
Primeiro desenvolvendo sua própria mentalidade de Empresária, olhando para sua empresa como uma empresa com potencial para o sucesso. Para desenvolver essa mentalidade é preciso autoconhecimento, você precisa entender seu perfil comportamental e saber onde realmente é boa e o que precisa melhorar.
Para ser uma Empresária da Beleza de sucesso, você vai precisar de uma equipe, de profissionais parceiros que queiram crescer junto de você e para isso, precisa desenvolver sua Inteligência Emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer e lidar com as suas emoções e as emoções do outro.
E claro que você precisa também desenvolver suas habilidades como líder. Saber liderar uma equipe não é mandar, não é dar ordens e sim, levar as pessoas a um outro patamar, a buscarem o próprio crescimento.
Um bom líder é aquele que sabe apresentar os limites também. Qualquer equipe, para ter um bom direcionamento precisa saber os limites, o que pode e o que não pode fazer. O que é esperado dos seus profissionais?
Lá no livro eu conto diversas histórias, situações que passei nos últimos anos à frente de diversas equipes no mercado da beleza e mostro como colocar esses limites.
Você já tem um Manual de Rotinas e Procedimentos?
Pois além do livro, eu também tenho um curso, onde te ensino como fazer e principalmente como implementar em sua empresa.
Uma equipe para andar em harmonia e alcançar o sucesso precisa estar alinhada e para isso você precisa ter cuidado já na contratação.
Como anda o seu processo seletivo?
Você tem um processo pré-definido? Como você faz as entrevistas? Você conhece o perfil comportamental das pessoas que está contratando?
Tá vendo como você precisa se preparar para ser uma Empresária da Beleza?
Eu sei que estar à frente de uma equipe no mercado da beleza não é fácil, mas é possível! E ainda mais, é possível ter sucesso.
Basta você acompanhar o processo da maneira correta.
Ainda conheço nesse mercado excelentes profissionais que vestem a camisa e são comprometidos e também vejo gestores que se comprometem, vestem a camisa e sabem liderar.
Sabe qual é a grande diferença?
Acima de tudo, elas tem Mindset de Empresárias da Beleza.
Sim, você gestora precisa se enxergar e se posicionar como uma Empresária da Beleza e sua profissional também precisa se enxergar e se posicionar como uma Empresária da Beleza.
Só com essa visão e posicionamento, vocês conseguem juntas o crescimento e o faturamento que também buscam.
Para isso existe um processo e eu estou aqui para te ajudar nele.
Durante algum tempo as pessoas tem me procurado pedindo para que eu ensine esse processo. Então resolvi abrir a primeira turma de mentoria em grupo: Empresárias da Beleza. Acompanhe as lives de esquenta e as mentorias de lançamento no meu Instagram.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza