Parte do sucesso de qualquer negócio vem de uma boa gestão. Mas a outra parte também vem de bons funcionários, de uma equipe que consegue se engajar nas metas estabelecidas, e buscar uma boa melhora enquanto profissionais. Como bem se sabe, escolher bons profissionais nem sempre costuma ser uma tarefa tranquila, embora haja um esforço constante dos gestores.
Para ajudá-lo nessa busca de uma equipe ideal, especialmente para salões de beleza, cabeleireiros e barbearias, preparamos algumas dicas úteis que podem ajudá-lo a montar uma ótima equipe.
Dicas para escolher bons profissionais
Em primeiro lugar, defina com precisão quantos profissionais serão necessários para o seu negócio de beleza. Geralmente, para salões pequenos, costumam ser no máximo 3 profissionais, sendo um deles o dono, seguido de dois assistentes ou mesmo outros profissionais. A quantidade deve ser de acordo com seus ganhos e expectativas de crescimento, então defina bem.
1 – Credenciais ajudam
As experiências prévias de possíveis contratados facilitam a escolha de novos profissionais. Mas fica um alerta: tanto quanto boas credenciais, é preciso saber o que fazem dessas experiências tão importantes para o currículo.
Um profissional que tenha passado por vários locais com antecedência, mas com pouco tempo de casa, pode sugerir uma produtividade aquém. Já alguém com muito conhecimento teórico, mas nenhuma experiência de casa, pode indicar alguém que se preparou muito, mas ainda não tem as manhas do segmento.
Para esses e outros casos, a dica a seguir vai ajudá-lo.
2 – Analise bem as entrevistas
Entrevistas presenciais ajudam a dar o feeling que o entrevistador precisa para contratar ou não um novo profissional. Através dela, é possível identificar mais traços do colaborador, o que ele deseja ao entrar para o salão, como ele enxerga o negócio como um todo, entre outros detalhes.
É a combinação da postura diante da empresa em si com suas credenciais que a escolha pode ser bem feita. Nesse meio tempo, considere fatores como a postura do profissional, se ele está dentro do perfil do local de trabalho, mas sem pressioná-los com tanta intensidade.
Sob pressão, podemos descobrir mais um pouco sobre a personalidade dos envolvidos, mas ao fazê-lo demais pode gerar uma imagem negativa sobre o negócio, e isso é ruim a longo prazo, pois afasta possíveis bons profissionais. Seja equilibrado, em todos os sentidos.
3 – Considere o quanto pode pagar pelos serviços
A experiência do profissional também conta para outro objetivo. Aqueles que possuem mais tempo de trabalho, e um bom conhecimento do assunto, tendem a cobrar mais pelos serviços, o que é perfeitamente aceitável por sua capacidade e qualidade nos serviços.
Ao pensar no novo profissional, pense na relação de valores a serem pagos com o quanto eles podem contribuir para o crescimento do salão. Por vezes, eles podem oferecer novas possibilidades que possuem uma demanda urgente, ou então ensinar novos profissionais. Ou, caso eles sejam pouco experientes, ter a chance de treinar um novo profissional com um custo menor.
4 – Pense como o profissional pode se encaixar na equipe
Uma boa equipe é feita pelas individualidades de cada membro, mas principalmente pela forma como agem em conjunto. Para salões e barbearias, isso é importante especialmente nas relações entre eles, e nas trocas de conhecimento. Por isso, considere a equipe na qual pretende montar, pois é a boa interação entre cada membro que ajudará a crescer o seu negócio.
Buscar bons funcionários pode ser um processo um pouco mais complexo do que se imagina. Porém, isso só depende de um bom equilíbrio entre a percepção dos gestores com a necessidade dos profissionais em alavancar suas carreiras. Não deixe nenhuma opção de lado, e até a próxima!