Como fazer seu planejamento de negócio

planejamento

Estudar o seu horário de funcionamento, a gestão de pessoal, gerir o estoque, a carteira de clientes, o capital da empresa e ainda fazer a projeção de todos esses processos, pode ser um desafio quase tão grande quanto transformar uma ideia empreendedora em algo concreto.

Isso significa que quem está prestes a realizar o sonho de ser dono da própria empresa, logo se depara com o planejamento de negócio, que é o primeiro desafio da mente empreendedora.

Cuidar de uma empresa quase parece fácil quando se ignora que por trás dessa ideia, há muitas outras etapas. E é essencial cuidar de cada uma delas para manter a saúde do negócio e evitar complicações não só de lucratividade, como também de origem burocrática, como a obtenção de licenças, por exemplo.

Mas mesmo com todos os resultados e facilidades que o planejamento de negócio tem a oferecer, ele ainda continua sendo deixado de lado por boa parte das empresas que, por falta de experiência no assunto,  preferem lidar com as questões de gestão de forma quase improvisada, o que claro, representa um sério risco.

A importância do planejamento de negócios para a saúde da sua empresa:

Com o planejamento de negócios é possível observar detalhes da sua gestão empresarial de um panorama muito mais amplo, saber o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado, de modo a economizar capital e direcionar recursos de maneira mais objetiva, erradicando os possíveis riscos antes que eles causem prejuízo real.

Só o empresário que usa os dados do seu planejamento de negócios consegue se antecipar ás situações adversas e sanar os problemas com mais tranquilidade.

Também é interessante pensar no planejamento como um perfil da sua empresa e, já que esse documento relata como ela se posiciona no mercado, fica mais fácil mostrá-lo á investidores com a finalidade de estabelecer parcerias ou captar recursos, se for o caso.   Dessa maneira o planejamento detalhado de uma empresa também acaba funcionamento como ferramenta de financiamento, já que apresenta uma projeção dos gráficos de desenvolvimento e transmite segurança aos investidores.

Como facilitar a elaboração do planejamento de negócios?

Encontrar informações sobre o assunto pode ser mais complicado do que parece, já que para o setor de beleza e estética algumas oscilações naturais desse mercado podem interferir drasticamente na organização do documento.

Essas variações são quase sempre sazonais, como datas comemorativas e tendências de moda em alta. Esses fatores exigem que o empresário do segmento estabeleça um planejamento de negócio que leve em consideração o período específico de cada evento.

Por isso, para facilitar a elaboração do documento, pense em cada aspecto da gestão de forma segmentada, separando as funções para realizar os registros de maneira detalhada, da seguinte forma:

  • Especifique quem são e como rendem os colaboradores.
  • Fale sobre o horário de funcionamento normal e sobre as diferenças desses dias para os que antecedem as datas comemorativas.
  • Realce questões como aproveitamento de tempo.
  • Especifique a frequência com que a empresa repõe os estoques e anexe informações minuciosas e gráficos, para tornar as futuras avaliações mais ágeis.

Os estudiosos do assunto afirmam que, para facilitar a captação de recursos usando  o plano de negócios, também é importante que o documento seja elaborado seguindo essas três regras:

  • Que tenha escrita objetiva, para que não gere dúvidas de interpretação.
  • Não possua mais de três páginas, possibilitando a leitura rápida.
  • Que tenha dados reais, se possível acompanhado de alguns comprovantes, como certificados e recibos.

Para obter gráficos atualizados dos diferentes aspectos da sua gestão, o empresário pode contar com as tecnologias disponíveis como as da plataforma Graces, que permite acesso fácil á todas as funções da empresa, bastando para isso pouco mais que alguns cliques.

E para receber mais dicas como essas, mantenha-se conectado ás novas tecnologias cadastrando-se na nossa plataforma.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.