Como manter vivo o seu salão de beleza

como manter vivo o seu salão de beleza

O Sebrae deu algumas dicas sobre como manter vivo o seu salão de beleza. Vamos conhecê-las?

O espaço físico deve ser bem planejado, a fim de otimizar a organização do salão. Recomenda-se ter uma recepção para receber pagamentos e fazer os agendamentos, além de contar sempre com funcionários uniformizados (que, assim, passam a imagem da profissionalização do negócio).

  1. Uma sala de espera com revistas, televisão, água e café tornam o aguardo muito mais agradável.
  2. Para garantir a saúde da sua empresa, é imprescindível ter uma boa gestão: antes de montar e abrir um salão de beleza, estude muito bem o mercado e saiba qual preço praticar. É fundamental calcular quantos serviços de manicure e cabelo serão necessários para não ter prejuízo no seu negócio.
  3. Evite qualquer tipo de desperdício: é muito importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionados, por exemplo. Usar quantidades adequadas para cada tipo de cabelo ajuda a reduzir o mau uso de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.
  4. Prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica, visto que isso vai influenciar e muito na redução da conta de luz e na diminuição do custo de operação do salão.

  1. O ambiente de um salão deve ser agradável, claro e limpo. Aposto em toques de leveza na decoração, como a colocação de plantas em lugares estratégicos.
  2. Os utensílios de manicure e pedicure (alicates e espátulas, por exemplo) devem ser esterilizados toda vez que forem usados. Aparelhos como a chamada autoclave são específicos para essa finalidade, e podem custar de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
  3. As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite – a Anvisa oferece instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.
  4. Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é muito importante para fidelizar o público e garantir a saúde e bem-estar das funcionários em seu local de trabalho.
  5. Tenha sempre em seu salão os produtos da moda e de qualidade, oferecendo diversas opções ao cliente. Acompanhe as tendências de cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.
  6. O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são fundamentais para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é essencial.
  7. Estruture seu salão com uma boa iluminação, ajudando assim o trabalho dos maquiadores e cabelereiros.
  8. Tenha no seu salão as ferramentas adequadas para o trabalho: para a maquiagem, por exemplo, é importante ter vários pincéis, todos devidamente higienizados.

Anotou tudo? Agora levante as mangas e mãos à obra!

Fonte: Sebrae

Lembre-se o Sistema Graces pode lhe ajudar na administração do seu Salão ou Clínica de Estética.

Atenciosamente,

Wellington Soares | Consultor

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.