Como preparar seu salão para o final de ano

Como preparar seu salão para o final de ano

O mês de novembro já está começando!

 

Isso significa que o final de ano, a época de mais movimento e trabalho no mercado da beleza já está acontecendo!

 

E você precisa se preparar….

 

Historicamente sabemos que os últimos meses do ano são momentos de festas, celebrações, casamentos, formaturas… enfim, muitos momentos festivos onde nossas clientes precisam chegar lindas!!!

 

E é nosso papel, como profissionais do mercado da beleza, prepará-las para tantos momentos especiais!

 

E para isso, você também precisa se preparar, precisa planejar sua empresa para receber um número maior de clientes e entregar mais serviços do que outros meses.

 

Para isso, preparei um verdadeiro guia para te ajudar…..

 

O primeiro passo é entender o perfil de cliente que você tem, que você atendeu durante os últimos meses.

 

E não venha me dizer que são sempre as mesmas….. o mundo mudou e muda a cada instante! O público do mercado da beleza também mudou. 

 

Muitas clientes passaram a fazer alguns serviços em casa, trocaram de salão, de comportamentos e até de preferências e você precisa estar alinhado com essas mudanças.

 

Então, vá agora mesmo lá no seu Sistema Graces e analise as métricas, os números…. quantos serviços foram feitos nos últimos 6 meses, quais os serviços mais procurados, quais os tratamentos mais vendidos, quais os tons de coloração que mais foram usados…

 

Sim, no seu Sistema Graces você tem todas essas e muitas outras informações para te ajudar e direcionar na gestão do seu negócio.

 

O segundo passo é olhar um pouco mais para o seu passado e analisar o comportamento do seu consumidor nesse período. Mais uma vez, você vai acessar as informações do seu Sistema Graces e comparar: Qual foi o faturamento mensal e quantidade de cada serviço de janeiro a outubro e quanto aumentou nos meses de novembro e dezembro do ano passado.

 

Você vai observar um aumento de 10%, 20%, 30% ou até mais…….

 

Então, você precisa fazer a mesma projeção para esse ano. Vamos supor que você viu um aumento no faturamento nos últimos dois meses do ano de 2022 de 20%.

 

Então, você irá olhar para a média de atendimentos de janeiro até outubro de 2023 e aplicar esses mesmos 20%.

 

Pronto, você já tem uma projeção de aumento de faturamento para esse final de ano.

 

Porém, não adianta apenas projetar esse aumento, você precisa trabalhar para que ele ocorra de verdade. Então, o terceiro passo é trabalhar o seu marketing para isso.

 

Mas vamos deixar para falar desse marketing na próxima semana?

 

O quarto passo é ter uma equipe. Você precisa entender se tem a capacidade produtiva para atender ao movimento que está projetando….

 

Por exemplo: pelo seu planejamento você terá um aumento de 20% nos atendimentos de manicure. Digamos que isso significa atender mais 5 clientes por dia. A sua equipe de manicures hoje consegue atender essa demanda? Você tem profissionais suficientes para isso?

COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Se não tem, esse é o momento para buscar profissionais no mercado. Aliás, isso já deveria ser feito em setembro, outubro…. para que você tivesse tempo de treinar. Mas… tudo bem, ainda é possível.

 

Contrate profissionais e treine para que todos possam atender com a mesma qualidade que sua cliente já conhece e confia.

 

Com a equipe completa, é o momento de treinar, preparar esses profissionais e esse é o quinto passo.

 

Você precisa treinar toda a equipe para que “falem a mesma linguagem”.

 

Durante esse ano eu já falei algumas vezes aqui da importância de ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, com todo o passo a passo de como as coisas devem acontecer dentro se sua empresa.

 

Esse é o momento de alinhar, lembrar sua equipe de tudo que está descrito lá e deve ser seguido por todos.

 

Faz parte também dessa preparação, um treinamento motivacional, para animar sua equipe, elevar o nível de energia para que estejam prontos para as muitas e muitas horas de atendimento que terão pela frente.

 

Se precisar de ajuda, me chame! Estou rodando o Brasil com meu treinamento: “Trilha do Sucesso”, elaborado especificamente para motivação, mudança de mentalidade e alinhamento da postura de profissionais do mercado da beleza.

 

Vamos ao sexto passo? Agora é a hora de você olhar para a sua estrutura física – isso mesmo, você precisa olhar para sua estrutura e preparar o que é preciso para atender ao aumento de faturamento.

 

Quando falamos em estrutura física, quero falar sobre manutenção de equipamentos, estoque de produtos e suprimentos necessários.

 

Vamos lá, mais uma vez você precisa olhar para o seu Sistema Graces. E aqui vai um recadinho pra você que não alimenta o seu sistema de forma correta… Você precisa urgentemente olhar essa ferramenta incrível que você tem nas mãos e usá-la da forma correta. Percebeu aqui quanta informação pode ter acesso?

 

Vamos lá, no seu Sistema Graces, você encontrará por exemplo a quantidade de produtos que você utilizou nos últimos dois meses do ano passado, em relação à média mensal dos outros meses. Com essa informação em mãos, você pode planejar as compras de produtos necessários para atender essa nova demanda.

 

Você sabia que as distribuidoras estão com descontos e promoções Black Friday? Lá no meu Studio eu já fiz o pedido me preparando para o final do ano e foi maravilhoso o desconto que consegui.

 

Mas além da quantidade de produtos, você também precisa ter em mente quais os produtos? Por exemplo: quais são as colorações que mais tem saída? Quais são os tratamentos que suas clientes mais procuram? Quais são as cores de esmalte do momento que as clientes mais pedem?

 

E sabe como você consegue essas informações?

 

Além da consulta ao Sistema Graces, você também precisa consultar uma peça essencial da engrenagem da sua empresa: os seus profissionais!

 

Sim, é muito importante que você consulte seus profissionais, eles estão diretamente ligados à sua cliente, eles atendem, conversam e sabem as preferências de suas clientes.

 

Na semana passada eu reuni a equipe de cabeleireiros e depois reuni a equipe de manicures para juntos fazermos os pedidos. Não só para entender o que eles precisam de estrutura e material para trabalhar e fazer o melhor, mas principalmente para reconhecer e valorizar o trabalho deles, sem os quais – não somos nada!

 

Semana que vem vamos voltar ao terceiro passo e falar sobre como preparar o marketing para essa época tão importante do ano para nós.

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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