Dicas para abrir uma esmalteria

Esmalteria é um ramo de negócio diferenciado e lucrativo para quem deseja investir no segmento de cuidados femininos, mas ainda não tem todo o necessário para abrir um salão completo. Também é uma ótima oportunidade para ganhar a confiança de novos clientes, e quem sabe expandir para novos horizontes. Logo, para quem quer entrar no mercado, abrir uma esmalteria é um bom jeito de começar.

Para quem está um pouco perdido, uma esmalteria é focada exclusivamente em manicure e pedicure. Não costuma oferecer outros serviços relacionados aos salões de beleza, embora possa adquirir suas particularidades, como o comércio de esmaltes e outros produtos relacionados às mãos e pés.

É um investimento baixo se comparado a outros tipos de comércios relacionados a beleza e cuidados. Ainda assim, tem alguns detalhes que não podem ser deixados de lado, e por isso vamos dar algumas dicas para abrir uma esmalteria com tranquilidade. Veja a seguir.

Como abrir uma esmalteria?

Esmalterias são ambientes um pouco mais tranquilos em relação aos salões de beleza quanto a organização e prestação de serviços, mas que ainda assim possuem suas peculiaridades e desafios. Para facilitar essa questão, veja algumas questões importantes aqui.

Cuidado com a rotatividade

Manicures e pedicures, de maneira geral, são uma das categorias de profissionais que mais giram profissionais em salões e esmalterias. Embora por um lado isso possa abrir possibilidades constantemente, por outro pode diminuir a retenção de novos clientes, uma vez que parte do que os mantém na loja são as profissionais disponíveis no local.

Por isso, sempre procure manter a mesma equipe pelo máximo de tempo possível. Uma boa dica é investir em profissionais que estão no início de carreira, ou buscam uma nova possibilidade de focar em seus trabalhos. Isso vai garantir uma sobrevida a mais para sua loja.

Explore as regiões com alta demanda

Uma das vantagens ao abrir uma esmalteria é possibilidade de crescimento sem se preocupar tanto com a alta concorrência. Em outras palavras, embora haja sim uma disputa por preferências, sobretudo com grandes salões, a alta demanda destes pode-se converter em mais clientes para você.

Ao definir a localização, considere não apenas as referências de esmalteria na região, mas também possíveis clientes locais. Assim poderá montar sua estratégia com mais facilidade e melhor direcionamento.

Expanda os negócios, mas sem perder a especialidade.

Uma das maiores possibilidades de expansão para esmalterias é transformá-las em um salão de beleza completo. Ou é assim na maior parte de seus idealizadores. Contudo, qual seria a real necessidade disso?  Não seria melhor ser uma referência no próprio nicho?

Uma boa alternativa para quem deseja uma esmalteria de ainda maior qualidade é ir a fundo neste nicho. Por incrível que pareça, manicure e pedicure são segmentos que não possuem tantas especialidades, que são encontradas justamente em grandes salões, com suas longas filas de espera.

Para quem deseja se destacar de maneira única no mercado, uma boa saída é justamente ir a fundo à área. Treine profissionais que possam oferecer opções mais originais e diferenciadas, bem como serviços que só seriam possíveis em grandes salões.

E porque não investir em comércios especializados? Esmaltes únicos e de várias marcas, inclusive importadas, bem como acessórios que podem fazer do seu local uma referência… Todas são possibilidades plausíveis.

Abrir uma esmalteria exige tantos cuidados e atenções como qualquer negócio. Fazendo do jeito certo, e atentando-se aos detalhes, a possibilidade de ter algo único na região é garantida. Não deixe de investir bem, e até a próxima!

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