Ter um planejamento para contratar bons profissionais é algo fundamental, tendo em vista que você deverá conferir centenas de currículos e não tem muito tempo para isso.
Basicamente, estes currículos possuem características similares, o que nos leva a seguinte questão:
Como decidir qual profissional contratar?
Hoje iremos tratar sobre algumas estratégias que facilitam a escolha.
O que você busca?
Para contratar bons profissionais tenha claro o tipo de profissional ideal para o salão.
Nesse sentido, defina o tipo de experiência ou certificado que o candidato precisa ter.
Outro ponto interessante seria priorizar as pessoas que contam com boas habilidades de comunicação e conseguem desenvolver um trabalho de qualidade com a equipe.
E logo após estabelecer o que você busca em um profissional, chegou o momento de escrever uma descrição.
A descrição precisa ser detalhada para garantir que os candidatos errados não enviem proposta, tendo por resultado, a otimização do seu tempo.
Por exemplo, além de colocar os principais requisitos, também é essencial adicionar o cargo e o valor do salário.
Onde contratar bons profissionais
Há diversas formas de encontrar bons profissionais, sendo a primeira uma recomendação de familiares, amigos ou clientes do seu salão.
Portanto, considere a estratégia de perguntar às pessoas que você conhece e que são de confiança, se elas sabem de alguém para ocupar o cargo.
E esta seria outra maneira de otimizar o seu tempo para contratar bons funcionários.
Em segundo lugar, procure por profissionais em feiras, workshops ou até mesmo em eventos de networking.
Nestes locais, é comum conhecer pessoas que estão à procura de novas oportunidades, sendo um ambiente excedente para encontrar novos talentos.
Como resultado, é possível pedir por recomendações de outros profissionais da área ou abordar cabeleireiros para perguntar se eles têm algum interesse em trabalhar com a sua marca.
Por fim, uma estratégia para contratar bons funcionários seria o uso das redes sociais.
Suponhamos que o seu salão de beleza tem uma boa presença no Facebook.
Basta que você publique a descrição com todos os critérios e peça aos seus funcionários que compartilhem, a fim de que os candidatos interessados lhe enviem um e-mail ou mensagem pelo chat.
Aliás, algumas empresas trabalham com anúncios pagos para ganhar maior visibilidade no ambiente digital.
Período experimental de contratação
Como processo final para contratar bons profissionais, não deixe de fazer o período experimental!
Este período pode ser feito de diversas formas, deixe-nos lhe oferecer um exemplo:
Você contratar três candidatos dos que mais se destacaram para que eles participem do período de teste de 1 semana.
Dê a eles as mesmas tarefas e observe para ver quem lida melhor.
Como exemplo, coloque os três para realizar procedimentos cosméticos em manequins antes de deixá-los trabalhar diretamente com os clientes.
Dessa forma, basta que você contrate o profissional que mais se destacou nos testes ao decorrer da semana.
Por esse motivo, sempre ofereça a ele todas as condições de trabalho possíveis para mantê-lo motivado a dedicar a sua energia e conhecimento em seu salão.
E assim você evita a repetição do processo de recrutamento.