Dicas valiosas

Dicas valiosas para aumentar a margem de lucro do salão

Para te explicar como aumentar a margem de lucro do salão, é importante que você descubra que margem de lucro é o cálculo da porcentagem que determina o valor que resta para o seu negócio depois que todos os custos com produção, venda e entrega do produto ou serviço, foram considerados. A seguir dicas valiosas para aumentar a margem de lucro do salão

Dentro da conta, é fundamental considerar não só os gastos com produção, como também os juros e impostos.

Prossiga a leitura e entenda com detalhes como realizar este cálculo, além de 3 dicas essenciais para que você ganhe mais dinheiro com sua empresa.

O que analisar para calcular a margem de lucro do salão

Como dito, custo é o valor gasto desde a produção, até a venda do seu produto ou serviço.

A partir dos custos, é interessante definir a precificação de cada produto.

Mas, o preço do seu produto não é definido somente de acordo com custos de produção e entrega, você deve considerar o tempo gasto na execução de tarefas, valor cobrado pela concorrência, entre outros fatores.

E claro que antes de definir o melhor preço para o seu produto ou serviço, é preciso considerar o lucro para que você tenha o retorno financeiro ideal.

Assim como falamos um pouco acima, a margem de lucro do salão representa quanto você irá ganhar a partir da venda.

Quando temos tudo isso em mente, o cliente paga tanto pelas despesas de produção, quanto pelo lucro que seu salão de beleza tem direito, por oferecer o produto ou serviço.

Caso você não esteja atento a essas informações e conceitos básicos, o resultado é simples:

O cliente não paga pelas despesas e você não tem o lucro esperado.

Vamos supor que você precisa investir R$100 para a produção de um produto a fim de vender em seu estabelecimento.

Tendo em mente que o consumidor deve pagar tanto as despesas de produção, quanto seu lucro, você decide vender o produto por R$150.

Isso significa que o lucro será de R$50 e através deste valor, há a possibilidade de calcular a margem de lucro, isto é, a lucratividade total para o seu negócio, a partir da quantidade que a empresa vende.

A margem de lucro do salão deve, necessariamente, gerar retorno financeiro, continuamente, de forma que você tenha um negócio rentável.

Dicas Valiosas

Quando falamos sobre aumentar a margem de lucro, pode ser que surja em sua mente:

Simples! Basta que eu aumente o preço dos meus produtos e serviços.

Esta pode sim ser uma dica interessante, especialmente se você notar que seu preço está muito abaixo do mercado.

Indica-se que a empresa acrescente de 80% a 120% sobre o valor de custo para chegar ao preço que será cobrado do cliente.

No exemplo em que demos acima, em que o lucro seria de R$50, repare que esse valor está abaixo do mercado.

O preço mínimo que você deveria cobrar é de R$180 e máximo de R$220.

Aqui, há um detalhe que deve ser esclarecido sobre a margem de lucro do salão:

Há grande variação de valores por conta de fatores como localização do salão, tipo de produto ou complexidade do serviço prestado.

Voltando ao exemplo, se fosse verdadeiro, você poderia sim atualizar os preços do produto em específico com o intuito de aumentar a margem de lucro.

Apesar disso, você pode afirmar que já alterou os preços, de forma que já estão adequados.

Portanto, qual seria o próximo passo?

Comercializar produtos para aumentar a margem de lucro do salão

A época em que o salão de beleza sobrevivia somente com o oferecimento de serviços para pele e cabelo, já se foi.

Hoje é preciso vender produtos.

Veja que não falamos “você pode vender produtos”, mas sim “é preciso vender”.

E para quem já atua neste tipo de mercado, é necessário ter diversidade.

Mais uma dica valiosa é que os clientes querem as melhores opções de produtos e procuram por novidades. É isso que deve ser oferecido em seu salão.

E caso ainda tenha dúvidas se de fato vale a pena vender produtos para aumentar a margem de lucro do salão, devemos te falar que os produtos de cuidados com os cabelos e pele estão sempre em alta.

Zimet, o executivo da L’Oréal no país, indicou que nos últimos 4 anos, a empresa cresceu na casa de dois dígitos por ano.

O aumento em vendas foi de 15% somente no ano de 2022.

Além disso, ele afirmou que tem percebido um movimento interessante no mercado doméstico, pois os brasileiros buscam por produtos mais sofisticados, com mais inovação e tecnologia.

“O Brasil está numa fase de premiunização e valorização. Os consumidores estão dispostos a pagar por isso.”

Quando há uma rotina de cuidados e tratamento tanto facial, quanto capilar, é imprescindível contar com a ajuda profissional, então essas pessoas estarão frequentemente em seu salão.

E certamente, elas irão investir em bons produtos para manter os fios em casa, assim como para cuidar do rosto.

Para isso, é necessário ter produtos certos que podem ser obtidos somente em seu salão.

Mais informações sobre comercialização de produtos

A exclusividade é possível quando você passa a comercializar produtos profissionais com o intuito de aumentar a margem de lucro do salão.

Isso porque os produtos não serão encontrados em lojas comuns de varejo, então o cliente terá de visitar seu site ou salão para adquiri-los.

Essa estratégia é interessante porque faz com que você esteja um passo à frente dos concorrentes.

Outro ponto positivo em vender produtos em seu salão seria a possibilidade de oferecer orientação especializada e tratamento VIP.

Pode ser que o cliente tenha comprado o produto no site, mas nunca tenha visitado o seu salão.

Esse cliente deseja aprender a usar o produto da melhor forma e ele entende que isso será descoberto ao visitar o seu estabelecimento.

Se o seu objetivo é de se tornar uma autoridade no mercado da beleza, seja no seu bairro ou país, esse é um dos passos principais porque você demonstra que é especialista no assunto e sabe como atender as necessidades dos consumidores.

Aumente o seu ticket médio

Em segundo lugar, uma dica essencial para aumentar a margem de lucro do salão seria aumentar o quanto sua clientela gasta por compra cada vez que visita seu estabelecimento.

Note que neste momento, você já conseguiu atrair o cliente para o salão, seja vendendo produto profissional ou de outra forma.

Portanto, o próximo passo é trabalhar com o público que já ama esses produtos e precisa conhecer mais dos seus serviços.

Para isso, use a estratégia de desconto progressivo.

Por exemplo, a pessoa ganha 10% off a partir da compra de 3 unidades.

Também é possível oferecer este desconto com o uso de um cartão fidelidade.

Ou seja, quando o cliente completar 10 visitas no salão, na 11º ela terá um produto gratuito ou serviço com 50% de desconto.

Outra estratégia simples para aumentar a margem de lucro do salão é oferecer o serviço ou produto ao cliente no momento do pagamento.

Se um indivíduo foi ao salão a fim de cuidar dos cabelos, o recepcionista pode oferecer os melhores produtos para que ele mantenha o resultado do salão em sua casa.

Também é uma oportunidade do seu profissional parceiro falar sobre outros serviços que são oferecidos para cuidar do rosto, se o cliente foi ao salão com esse intuito.

Porém, antes de exigir que seus colaboradores vendam determinada quantidade de produtos ou serviços, você deve oferecer treinamento.

Dessa forma, você garante que o funcionário saiba apresentar o produto/serviço adequado, tendo por resultado o aumento da margem de lucro.

Um colaborador bem treinado também saberá respeitar os clientes que não precisarem ou quiserem comprar mais.

Para essa estratégia, o respeito é indispensável.

Ou seja, não é preciso insistir exageradamente se a pessoa não se interessa em comprar.

Controle de gastos para aumentar a margem de lucro do salão

Certamente, o controle de custos do seu salão de beleza permite que você tenha mais dinheiro disponível para investir no que realmente importa.

Ao gerenciar seus gastos, você garante que sua empresa tenha o caixa necessário para operar com eficiência.

Por outro lado, se você deseja trabalhar com a venda de produtos, sem se preocupar com a produção, deve fazer parceria com empresas produtoras.

Essas empresas buscam por negócios que tenham controle de caixa, organização e acompanhamento de despesas.

Portanto, o controle de gastos também se mostra efetivo com relação ao aumento da margem de lucro do salão, tendo em vista que os investidores valorizam negócios organizados.

Como uma solução de gestão auxilia no aumento da margem de lucro?

Quando pensamos sobre a venda de produtos, uma ferramenta de gestão é valiosa porque seu negócio ganha mais controle e eficiência em todos os processos e estratégias.

Isso inclui todo o gerenciamento de vendas, desde o cadastro de leads e de clientes, até a parte de relatórios.

A solução de gestão te ajuda a enxergar os produtos que de fato valem a pena investir para aumentar grandemente os lucros.

Em outras palavras, este tipo de ferramenta garante que você tome decisões embasadas em dados do seu negócio.

Portanto, podemos analisar que a solução de gestão também é vantajosa para quem pretende aumentar a margem de lucro do salão através do ticket médio.

Ao monitorar corretamente os números do seu negócio, você tem condições de melhorá-los.

E quando nota que um produto é queridinho dos clientes, pode aplicar promoções para garantir que eles comprem mais.

Ferramenta de gestão e controle de gastos

Enfim, falando acerca do controle de gastos, entenda que este tipo de ferramenta tem um conjunto de comandos em linguagem de programação que te ajuda a controlar os processos gerenciais financeiros em torno de gastos corporativos.

Podemos até nos assustar quando ouvimos ou lemos “comandos em linguagem de programação”, porém é justamente por meio deste conjunto de comandos que a gestão de gastos se torna extremamente simples.

Você não precisa ser programador para usar este tipo de solução, tendo em vista que a interface é amigável.

Por isso, todo o controle é feito de forma rápida e fácil.

Dentre os recursos de uma ferramenta de gestão, podemos citar a aprovação e solicitação de gastos, dashboards e relatórios com informações de transações, além de análises de despesas, categorização e agendamento de pagamentos.

Somente uma das soluções já vale o investimento para aumentar a margem de lucro do salão.

Você já parou para pensar que é possível automatizar o pagamento de funcionários para evitar erros, atrasos e perda de tempo?

Seu tempo é valioso e deve ser investido na tomada de decisões estratégicas, não em processos que podem ser facilmente automatizados.

As organizações que adotam essas soluções digitais experimentam, no curtíssimo prazo, facilidade em todos os processos.

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