Muita gente gosta de combinar os termos empreendedorismo e inovação. Embora algumas vezes os dois estejam realmente próximos, a relação mais direta que ambos possuem é a iniciativa por trás deles. Quem busca empreender e inovar no mercado sempre parte de uma atitude simples para garantir o sucesso em sua empreitada.
E o que isso tem a ver, exatamente, com salões de beleza? Ora, com tudo! Afinal, sendo um segmento com amplo público e novidades, a busca por salões inovadores, com empreendedores ativos em trabalhar soluções para suas clientes, são tão comuns quanto em outros locais de trabalho.
Agora, como empreendedorismo e inovação podem combinar bem no salão de beleza? Temos algumas ideias diferentes que podem ajudá-lo… Confira!
Combinando Empreendedorismo e inovação no salão de beleza
Antes de falarmos de boas ideias para salões de beleza que se enquadram no tópico acima, cabe ressaltar um aspecto essencial: um ótimo empreendedor não significa necessariamente ser o mais inovador, mas pode ter a inovação entre suas principais características.
Para combinarmos ambos, primeiro é preciso entender suas funcionalidades. Um empreendedor tem como base não apenas uma ideia e vontade de aplicá-la, como conhecimentos de gestão que fazem esse projeto ser possível. Um dono de salão de beleza precisa saber um pouquinho mais do que apenas cortes e maquiagem, nesse caso.
Ter uma ideia inovadora, por outro lado, parte de uma criatividade e entendimento do meio em que vive, e de uma necessidade de resolvê-los. Nesse ponto, você pode ter conhecimento técnico aprofundado ou não, o que pede por sociedade com quem sabe melhor do assunto e fazer sua ideia acontecer.
Com isso em mente, existem iniciativas bacanas que os donos de salão de beleza podem combinar bem o empreendedorismo e inovação. Vamos em alguns pontos.
1 – Sistema de atendimento e agendamento
A recepção de um salão de beleza costuma ser mais trabalhada quando o empreendimento cresce de maneira expressiva. Especificamente, quando o salão, além de um grande espaço, engloba uma série de serviços que exigem uma melhor administração.
Inovar no sistema de atendimento pode ir além de facilitar a marcação de horários e ter uma agenda bem organizada. Pode ser, por exemplo, um sistema completo para triagem de clientes, apps que automatizam algumas dessas atividades, ou mesmo um espaço bem dedicado para as clientes.
2 – Propostas inovadoras
A melhor combinação entre empreendedorismo e inovação está nas propostas que o local oferece. As Fintechs são um dos exemplos mais conhecidos de empresas que inovam no segmento bancário ao facilitar processos de vários tipos, e a mesma mentalidade pode ser buscada no salão de beleza.
Que tipo de demanda é procurada pelo público desejado? Quais produtos podem ser usados para tornar o processo no salão mais seguro? E qual identidade tem pensado para o local de trabalho? Tudo isso demanda uma pesquisa prévia, e é possível que a inovação venha justamente desses questionamentos. Avalie bem o que pode vir.
3 – Serviços relacionados
Muitas vezes, ser inovador no empreendedorismo não é fazer algo muito fora da curva. Em algumas situações, pode ser a combinação de vários elementos, o que no caso dos salões de beleza, tem sido a inclusão de serviços próximos às áreas de beleza, como podologia, spas, ou mesmo mais diferenciado como uma lanchonete.
O segredo nesses casos é não exagerar. Serviços próximos ao salão de beleza podem ser um tipo de iniciativa interessante para trazer uma base variada de clientes, mas depende de uma gestão ainda mais apurada. Por isso, defina suas propostas de forma realista e organizada.
Gostou das possibilidades? Deixe nos comentários quais ideias para salões de beleza podem combinar perfeitamente empreendedorismo e inovação. O objetivo final é sempre trazer a melhor experiência para as clientes, então esteja aberto a possibilidades. Até a próxima!