Empresária da Beleza – como me tornar uma?

Empresária da Beleza - como me tornar uma?

Durante os últimos 15 anos tenho me dedicado ao mercado da Beleza e cada vez mais me apaixono por esse mercado.

Tantas e tantas pessoas tem a oportunidade de realmente crescer e se destacar em pouco tempo. O mercado é o menos preconceituoso e mais acolhedor possível.

Porém isso também traz suas consequências…

Por não haver uma regulamentação da maioria das profissões do mercado da beleza, muitas pessoas acham que não precisam estudar, não precisam se preparar para essa atuação.

Em pouco tempo,  sem grande investimento em estudo, é possível ser manicure, cabeleireiro, depiladora, maquiadora e atingir um faturamento de R$6.000,00! Nada mal, não é mesmo?

Você pode até começar assim.

Mas se você realmente quer se destacar no mercado, crescer, se manter e alcançar grandes resultados, você precisa sim estudar e se preparar.

Nessa semana, mais já vez eu recebi uma mensagem bem mal educada de uma manicure que queria fazer parte de um processo seletivo que eu estou realizando, simplesmente porque eu pedi a ela um currículo!!!!

Ela ficou indignada por eu pedir algo que nunca pediram, que ela não tinha obrigação nenhuma de fazer currículo só porque eu queria.

Pois bem, essa atitude me fez refletir nos caminhos que os profissionais do mercado da beleza percorrem e knde estão chegando.

E nesse momento eu volto a te fazer uma pergunta: você quer ser um profissional do mercado da beleza ou uma Empresária da Beleza?

Pela nova Lei do Salão Parceiro, cada empresa pode contratar um profissional através de um CNPJ e isso transforma muitos em empresários no título mas não de fato!

Bom, seja qual for a sua escolha, você tem um caminho a trilhar…

Primeiro quero deixar bem claro que não vejo problema algum se você quer ser uma profissional do mercado da beleza. Conheço muitas profissionais felizes, realizadas e de sucesso!

E está tudo bem!

Para ter um faturamento maior, atingir mais pessoas, ampliar seu público, seu mercado porém, você precisa se transformar em Empresária da Beleza.

E para isso o primeiro passo sem dúvida alguma é: mudar sua cabeça!

Ter um mindset de Empresária da Beleza, ou seja, uma mentalidade de Empresária da Beleza. Isso significa que você deve ter uma forma se pensar como uma Empresária. Entender que você tem nas mãos um negócio, uma empresa e que toda empresa precisa de: Gestão!!!!!

Pensar como Empresária é pensar não apenas em você mesma ou na técnica que você vai usar no atendimento de determinada cliente, mas também no Planejamento do seu negócio, ou seja, olhar para onde você está e onde quer chegar.

Você precisa também pensar no marketing do seu negócio.  Isso mesmo, você precisa pensar em como vai conversar, se comunicar e alcançar seu público alvo. Aliás, você sabe mesma qual é o seu público alvo?

E preste atenção, você pode e deve pensar como Empresária da Beleza, mesmo se você for uma profissional atuando dentro de uma Empresa do Mercado da Beleza…

E pensando nisto te alerto que você precisa sim pensar no seu marketing! Profissional, pare de ficar esperando apenas que o “dono” da empresa faça marketing, pare de achar que o dono da empresa é que tem a obrigação de trazer o cliente para você.

COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Ser uma Empresária da Beleza é ter autorresponsabilidade sobre a sua atuação profissional, sobre seu crescimento e desenvolvimento.

Outro ponto importante nesse mindset, nessa forma de pensar da Empresária da Beleza é o olhar para a Gestão Financeira. Como andam suas finanças? Você sabe qual é o seu faturamento mensal? Quais são as suas despesas fixas, suas despesas variáveis e seu resultado nos últimos 6 meses?

Uma Empresária da Beleza recebe mensalmente o valor relativo ao seu trabalho, ou seja, ela só recebe a comissão sobre seu trabalho ou sua retirada pró-labore. Não recebe os encargos e benefícios comuns co mercado profissional celetista,  ou seja, funcionário com carteira assinada.

Um profissional dentro de uma empresa, recebe o salário todo mês, o 13o. uma vez ao ano, férias com adicional e FGTS quando sai da empresa. E isso muitas vezes traz uma suposta “segurança”.

A Empresária da Beleza não tem esses valores adicionais, apenas a comissão ou o pró-labore.  Assim, precisa de planejamento financeiro. Por exemplo: se for MEI, ao pagar seu imposto já estará pagando também seu INSS. Porém, irá se aposentar apenas com o salário mínimo.  Se realmente quiser ter uma aposentadoria tranquila, você precisa investir em uma previdência privada.

Você não terá, como Empresária da Beleza, um mês de férias, recebendo o salário e um terço a mais. Mas isso não significa que não vai descansar, que precisa trabalhar doze meses de ano sem parar!

Toda Empresária da Beleza pode e deve ter férias, tirar um tempo para descansar e voltar renovada e mais produtiva. Mas para isso, precisa de Planejamento Financeiro, precisa administrar seus recursos financeiros para ter uma reserva a ser utilizada nesses momentos.

Desenvolver essa mentalidade de Empresária da Beleza é o passo mais importante nesse caminho. É através dessa mentalidade que você irá trilhar seu caminho de forma segura.

Pensar em sua atividade como realmente um negócio ou até mesmo pensar em ampliar o seu negócio. Se você quer mesmo ir além, precisará buscar mais profissionais para aumentar a sua capacidade produtiva.

Você nunca conseguirá aumentar o número de horas que tem no seu dia para atender mais clientes, mas pode sim, ter mais profissionais em sua empresa, aumentando assim o número de horas disponíveis para atender mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Nesse momento, a Empresária da Beleza precisa também desenvolver seu perfil de gestora de pessoas. Sim a Empresária da Beleza também será uma líder, à frente de uma equipe, de um grupo de outros profissionais que irão crescer junto contigo!

Quer ir depressa? Vá sozinho…

Quer ir longe? Vá acompanhado!

Se você realmente quer ir além, precisa estar ao lado de pessoas que também queiram ir além…

Como eu sempre digo: Ninguém cresce sozinho, bora crescer juntos!

Estou aqui, como sua mentora para te guiar nesse caminho.

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

Preço Justo

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.