Apesar de ser inicialmente profissional, a relação entre cliente e profissional pode ir muito além dessa simples troca comercial. No caso de profissionais e salões de beleza, essa lógica é ainda mais presente. Isso porque, entre outros fatores, o longo período de espera para finalizar um serviço é quase sempre preenchido por um papo informal entre os envolvidos, e a reincidência disso pode gerar um coleguismo ou até em uma amizade.
Esse tipo de relação está bem longe de ser ruim, mas é preciso tomar certos cuidados para que esse tipo de relação não prejudique o salão.
Uma das maneiras dessa “amizade” se transformar em um problema para o negócio é a execução dos serviços “por fora”. Pela vantagem financeira, o funcionário pode oferecer os serviços como um “freelancer” para esse cliente, o que seria completamente prejudicial ao negócio. Gerir essa fidelidade do cliente ao funcionário é algo muito delicado, mas possível de se fazer.
Agregando valor
Obviamente, um funcionário consegue a fidelidade do cliente por executar um bom serviço. Em um salão de qualidade, todos os profissionais devem ser competentes e preparados, e é essa a informação que deve ser reforçada para todos os clientes. Normalmente, clientes recorrentes têm preferência pelo serviço com algum funcionário específico.
Sem prejudicar o rendimento de ninguém, deve se encorajar uma espécie de rodízio do cliente entre os colaboradores. Dessa forma, a percepção de qualidade do serviço fica atrelada ao salão e não apenas ao funcionário.
Essa sugestão, no entanto, deve ser feita de maneira limpa e honesta, sem desmarcar horários previamente agendados e sem colocar em dúvida a honestidade do profissional. Deve ser desenvolvido o senso comum na equipe de que a competência de cada um ali presente colabora para a qualidade do salão como um todo, e por isso todos os clientes precisam conhecer as habilidades de cada um deles.
Suporte e atendimento
Em todo ramo de negócio, por mais eficiente que seja o funcionário, o ambiente e as pessoas em volta também favorecem e contribuem para o seu alto rendimento. Pensando nisso, oferecer um bom atendimento e suporte ao cliente antes, durante e depois do serviço é algo primordial, pois gera um senso de trabalho em equipe, mudando a percepção do cliente sobre as soluções do estabelecimento.
Uma vez que a noção do cliente está focada na equipe que o atende, a fidelidade dele ao salão é bem mais possível.
Nunca se esqueça: o salão é composto pelas pessoas que ali trabalham, e se todos estiverem em harmonia, todos saem ganhando.