A gestão financeira ganhou ainda mais importância nos últimos meses e tornou-se a obrigação de todos os donos de salões de beleza.
E isso ocorreu porque a crise ocasionada pelo novo Corona vírus (Covid-19) teve como resultado a queda de faturamento devido à redução de clientes.
Nesse sentido, hoje iremos falar sobre os benefícios em ter uma boa gestão e algumas dicas para enfrentar a crise.
Importância da gestão financeira
Quando observamos a administração de diversos empreendedores e donos de salões, podemos notar uma série de erros simples como a falta de planejamento.
O tema de planejamento e a confusão entre a renda pessoal e a renda do salão, são abordados no conteúdo “Falhas no financeiro do seu salão de beleza”.
Sendo assim, indicamos a leitura do artigo acima para entender detalhes.
E além das falhas no planejamento e renda, há outros problemas como a contratação de dívidas sem a previsão de receitas.
No que diz respeito às vantagens que comprovam a importância da gestão financeira, vale falar sobre a melhora nos resultados da empresa.
Isso ocorre principalmente porque a boa administração permite que se visualize a atual situação e sejam desenvolvidas novas técnicas que de fato auxiliam no crescimento do seu salão.
Como enfrentar esse momento de crise?
Há algumas orientações interessantes para ter uma boa gestão financeira, entenda:
Primeiro de tudo, você deve prever o cenário que o seu salão de beleza irá enfrentar.
Para isso, é importante fazer o levantamento de suas despesas para os próximos meses.
Assim, separe os valores conforme o tipo de despesa como os salários de funcionários, aluguel, contas de água, luz, telefone e internet, bem como materiais para produtos, limpeza e escritório.
Em segundo lugar, é importante que você analise as suas despesas.
Entenda quais são as que mais impactam o seu negócio, para que você seja capaz de definir as prioridades e identificar despesas que são passíveis de negociação.
O próximo passo para ter uma boa gestão financeira seria ajustar os gastos.
Como dito acima, há algumas despesas que são passíveis de negociação como, por exemplo, os produtos que são usados no salão de beleza.
Você pode fazer uma reunião com os seus fornecedores para entrar em um consenso como o aumento nos prazos de pagamento.
Para os salões que obtiveram um empréstimo para enfrentar a crise, também é interessante contar com alternativas como a renegociação.
E além da ideia de ajustar os seus gastos, busque por novos métodos para aumentar o faturamento.
Por exemplo, é interessante que você faça promoção de serviços de beleza que perderam a visibilidade por conta da crise.
Além disso, dá para investir na ampliação das formas de pagamento e nas estratégias de divulgação nas redes.
E como dica final, fique atento ao fluxo de caixa do seu salão.
Neste momento, a receita e todas as despesas previstas devem ser consideradas com o intuito de evitar problemas como a falta de dinheiro para pagar as contas.
Dessa forma, o Sebrae oferece um conteúdo com planilhas que auxiliam na gestão das finanças, clique aqui e saiba mais.