Para aumentar o faturamento, faça Gestão de Pessoas

Para aumentar o faturamento, faça Gestão de Pessoas

Há mais de 15 aos eu estudo o mercado da beleza. E durante todo esse tempo, várias são as dores, vários são os desafios que percebo esse mercado enfrentando!

 

Sendo uma estudiosa, com formação em Administração de Empresas e Pedagogia, tenho a tendência de já encontrar a solução para cada um dos desafios.

 

Porém, na maioria das vezes o que mais observo é que o foco dos gestores e profissionais é tão grande no problema que não aceitam a solução que lhes é apresentada.

 

Vamos entender juntos isso?

 

Uma das maiores dores, principalmente depois da pandemia, é o faturamento. Todos querem aumentar seu faturamento, todos querem e precisam ganhar mais, fazer mais renda.

 

E para isso, a primeira resposta lógica que encontram é: preciso de mais clientes. E para conquistar mais clientes, o gestor acha que precisa encontrar um profissional com uma grande carteira de clientes ou fazer mais propaganda.

 

Por outro lado, o profissional sempre cobrado o gestor, achando que é responsabilidade apenas da empresa buscar, atrair e conquistar novos clientes.

 

Mas para pensar um pouco nesse cenário, quero te contar uma história.

 

Sou sempre chamada para consultoria e mentoria em empresas do mercado da beleza. Certa vez, há uns 7 anos atrás, fui chamada em um Salão de Beleza no bairro de Moema, zona sul de São Paulo.

 

A proprietária do salão me chamou e disse que ela tinha que fazer marketing urgente, pois tinha que atrair clientes para aumentar o faturamento dela.

 

Senti naquele momento a tristeza dela em ter um negócio em um mercado tão lucrativo e com tanto crescimento e não ter sucesso.

 

O salão era lindo, aconchegante, muito bem localizado, mas com poucos clientes. A primeira reunião quando sou chamada por algum gestor geralmente é online ou em algum lugar fora do salão, e assim foi com ela também.

 

Como a equipe ainda não me conhecia, eu fiz uma proposta a ela: primeiro eu iria um dia no salão como cliente, pra entender como era o atendimento, o que estava errado que afastava o cliente.

 

Pelas palavras daquela proprietária, o salão era todo perfeito,  com excelentes profissionais , os melhores produtos, o melhor preço,  o melhor atendimento, tudo era o melhor daquela região….

 

Ela concordou, desde que eu fosse rápido, pois ela queria fazer “propaganda” urgente para trazer mais clientes ainda naquela semana.

 

Então no mesmo dia eu agendei um horário com a recepcionista e fui no dia seguinte “ser cliente”.

 

O agendamento já me mostrou problemas….

 

O WhatsApp do salão ficava na mão da dona, que ficava no salão muito pouco tempo durante o dia. Sabendo disso eu liguei e senti a falta de cordialidade já na primeira ligação.

 

Ao chegar no salão, havia outra cliente agendada no mesmo horário que eu, para a mesma profissional, uma vez que eu agendei pelo telefone e a cliente pelo WhatsApp.

 

Consegue perceber a importância de um treinamento da sua recepção e de um software de gestão, que controle a agenda?

 

Bom, ao ser atendida percebi vários pontos ruins, que afastavam o cliente. Os profissionais não tinham postura nem aparência correta para uma empresa do mercado da beleza.

 

Logo entendi que muito antes de fazer o marketing, era necessária uma reestruturação na equipe, afinal de contas, sem profissionais qualificados, você não consegue manter o cliente.

 

Para atrair, conquistar e fidelizar um cliente, é necessário ter bons profissionais, que tenham qualidade técnica, conhecimento das técnicas mais avançadas, mas que tenham também Inteligência Emocional para desenvolver empatia e um bom atendimento.

 

Para ter essa equipe, sabe k que você gestor, precisa fazer?

 

Gestão de Pessoas. Ou seja, precisa cuidar das pessoas que fazem parte da sua equipe.

COMO CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Não adianta apenas cuidar do cliente. Aliás, esse é um erro grave de um gestor – acreditar que o papel do marketing é apenas atrair clientes e que ao receber bem, já fez todo o trabalho!

 

Quando estudamos marketing com profundidade, percebemos que toda empresa precisa cuidar do endomarketing, ou seja, o marketing para dentro, para sua própria equipe.

 

A empresa precisa ter em seus profissionais os primeiros fãs! Só assim eles vão realmente vestir a camisa, atender bem, cuidar de seus clientes, buscar novos clientes e dessa maneira te ajudar a aumentar o faturamento.

 

Para ter clientes satisfeitos você precisa de bom atendimento, bons produtos, técnicas atualizadas…  tudo o que você já sabe é já faz em sua empresa. Mas, e para ter profissionais satisfeitos? Como torná-los fãs da sua empresa?

 

Fazendo a Gestão de Pessoas!

 

A sua equipe precisa do mesmo carinho e cuidado com que você cuida dos seus clientes. Atenção, respeito, investimento, transparência, comprometimento e várias outras coisas são necessárias.

 

Eu já sei que você deve estar achando tudo isso muito difícil, alguns até falando que não vale a pena, que os profissionais não correspondem, não se comprometem…

 

Mas eu te afirmo com toda minha experiência, que vale a pena sim!

 

É claro que ninguém vai mudar de um dia para o outro, mas é sim possível, você fazer com que seu profissional entenda que ele é valorizado e corresponda ao seu cuidado, sendo motivado, engajados e produtivo, ou seja, a equipe MEP.

 

Quer aprender um passo simples que você já pode começar hoje?

 

Eu tenho certeza de que, se você colocar isso em prática hoje mesmo, terá bons resultados já na próxima quinzena…

 

Faça reuniões individuais!

 

Isso mesmo, tire 15 minutos pra tomar um café e bater um papo com cada profissional. Relacionamentos são construídos com base em respeito, diálogo e tempo investido. Então, invista tempo em seus profissionais, ouça o que eles têm a falar, a contribuir, se aproxime e se torne acessível.

 

Com toda certeza, eles se sentirão valorizados, respeitados e vão produzir mais, o que trará um aumento em seu faturamento. Profissional feliz faz o cliente feliz!

 

E se você quer é precisa aprender mais sobre como criar e desenvolver uma equipe MEP – Motivada, Engajada e Produtiva, te convido a me seguir no Instagram hoje mesmo. Todos os dias eu entrego conteúdo sobre Gestão para o mercado da beleza pois minha missão é transformar vidas!

Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

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