Que tal abrir uma franquia de beleza?

franquia de beleza

Se deseja abrir um salão, mas não quer ter todo o trabalho que isso demanda? Uma alternativa é abrir uma franquia.

“Franquia é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi exclusiva de produtos ou serviços”.

O setor de beleza no Brasil só vem crescendo todos os anos e quando tratamos de franquias no setor da beleza não é diferente. Este crescimento é nítido e se observar o leque de opções de serviços de beleza em seu bairro ou cidade, cada vez cresce mais, e uma parte dela é de franquia. Muitas pessoas preferem abrir este modelo de negócio pela praticidade que vem junto, pois já existe um modelo de negócio, não é preciso pensá-lo, apenas implementá-lo.

Por se tratar de um modelo já existente e pronto, muitas vezes o investimento acaba sendo menor, do que se for abrir o seu salão de beleza do zero.

Como todo negócio, abrir uma franquia tem seus lado positivo e seu lado negativo que se deve ser pensado e colocado na balança do que é melhor para você. Veja algumas delas a seguir:

Vantagens

Ter a credibilidade da marca

Por se tratar de uma marca que já está no mercado e tem seu espaço e credibilidade, o caminho a ser percorrido será menor, usufrua deste benefício.

Existência de um plano de negócio

Já existem passos que você tem que seguir para o seu negócio, de como contratar um profissional, quem contratar, como deve ser a rotina de trabalho, além de outras coisas que facilitarão o seu trabalho e eliminarão as chances de erros.

Independência jurídica e financeira

Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.

Desvantagens

Pouca flexibilidade

Como já é uma empresa “pronta”, não se pode fazer muitas mudanças, ou nenhuma, dependendo da franquia que deseja abrir, isso pode ser uma desvantagem se desejar alterar alguma coisa que ache que dará mais certo.

Localização forçada

Apesar da possibilidade do franqueado dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o franqueador que tem a responsabilidade final de determinar a localização.

Além de analisar as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia, é muito importante que analise cada uma e veja se ela tem o perfil que deseja, analise qual é o perfil do público desta franquia, todos os valores, o investimento total e se ele está dentro do seu orçamento, Que tal abrir uma franquia de beleza?
analisar muito bem o contrato e todas as exigências e também analisar o retorno financeiro dessa franquia, pois ela deve se encaixar com suas expectativas.

Você pode encontrar diversos tipos de franquias, algumas no ramo de salão de beleza, ou esmalterias ou ainda barbearias.

Você deve analisar:

  • Investimento total;
  • Taxa da Franquia;
  • Faturamento médio mensal;
  • Royalties que será cobrado;
  • Prazo de retorno do investimento.

Quer receber mais dicas de como melhorar a gestão do seu salão? Inscreva-se em nosso blog e fique sempre bem informado.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.